O Nhoque Assado
O prato brasileiro visto como o queridinho no almoço de domingo na casa da vovó, é pelo contrário de que muito pensam extremamente prático e rápido em seu preparo no dia a dia. O nhoque assado traz a mesma massa do nhoque tradicional, com a mesma feita a partir de batatas cozidas; e como lembrete a melhor dica: ao invés da farinha de trigo utiliza-se na massa o amido de milho para maior aceitabilidade, maciez e leveza da mesa.
Para o recheio os ingredientes mais utilizados são a perfeita combinação de presunto, mussarela, orégano e tomate, com sabor artificial de pizza, podendo ser usados também o frango com o requeijão cremoso. As combinações vão depender exclusivamente do gosto e preferência da pessoa, que segundo cozinheiros de todo mundo são sempre adeptas ao estilo tradicional.
Nhoque na medida certa
A preocupação de muitas pessoas ao preparar o nhoque assado gira-se em torno das dúvidas quanto à quantidade exata de ingredientes e medidas corretas. Assim a maioria das receitas disponíveis na internet ou mesmo em revistas comportam hoje quantidades práticas em torno de 5 porções, estando apta a servir toda a família, já que esse prato por ser principal pode vir acompanhado de arroz e salada.
Os ingredientes mais importantes para a medida são a batata e o leite, que devem ser em média de um quilo e um copo americano respectivamente. Já os ingredientes do recheio como o queijo mussarela e o presunto devem compor aproximadamente 500 gramas cada, sempre ralados.
O desperdício quase é impossível tratando-se de massas como o nhoque assado, contudo a medida certa é indispensável em toda apresentação de receita, já que a separação dos ingredientes deve ser feita de forma prática para a família brasileira.
Modo de preparo
O nhoque assado deve seguir instruções e meios adequados de preparo. O primeiro passo é a preparação da massa com a batata já amassada, acrescentando os demais ingredientes e mexendo devagar, ingrediente por ingrediente até obter uma massa homogênea. Em seguida coloque a mesma em uma forma untada pela metade,
colocando o recheio já pronto e depois a outra camada por cima, como uma torta.
A dica é em salpicar a cobertura com queijo ralado e um pouco de molho de tomate com carne moída, fato realmente tradicional do nhoque assado, que deve ser levado em fogo médio por aproximadamente 10 minutos, caso o forno já tiver aquecido.
O prato feito com todas as instruções devidamente corretas na ordem esbanja sabor, qualidade e segurança para servir-lo como principal em almoços no dia a dia familiar. Por se tratar de uma massa podem servir-lhe de acompanhamento uma boa taça de vinho, juntamente com água e porções de pães são as melhores opções conforme a culinária italiana, que deu origem ao nhoque assado.
Por: Patrícia Contiero