Recheio Fácil para Tortas

Nós sabemos muito bem que as tortas são um dos pratos preferidos das pessoas. Doce ou salgada, ela, com certeza, faz muito sucesso na mesa do brasileiro. Pode ser feita de uma forma bem prática, como a famosa torta de liquidificador, ou pode ser feito de uma forma mais elaborada. Enfim. Qualquer tipo de torta conquista os mais diversos corações e estômagos.

Mas, nós sabemos que, nos dias de hoje, é muito difícil estabelecermos um horário para podermos cozinhar. Lembrando que, para que possamos executar essa que é uma das ciências mais deliciosa do ser humano, é necessário um tempo ainda maior do que estamos realmente estamos pensando.

Onde é que foi que surgiram essas verdadeiras delícias do nosso cardápio? Pois é. É uma dúvida bastante pertinente. Buscaremos responde-la a seguir.

A Origem Das Deliciosas Tortas

Preparadas, adicionado o recheio e assando ou colocando na geladeira. Em qualquer desses tipos, a torta é uma delícia que não pode ser deixada passar em branco. Essa delícia surgiu, segundo historiadores, na Grécia Antiga, sendo oferecida como oferenda à deusa Ártemis, que tem ligação especial com colheitas, caça, natureza e fertilidade. O formato do alimento que era colocado para oferenda, em formato redondo, tinha como princípio maior fazer uma referência ao nosso astro satélite, a Lua.

Em diversos países, a torta se caracteriza como um bolo enrolado, que no Brasil, é conhecido por rocambole. O rocambole é inclusive, um dos bolos mais adorados pelos brasileiros, pois envolve uma massa fina com um recheio que pode ser de sua preferência, mas, o mais utilizado é o doce de leite.

Um outro tipo de torta que é bastante conhecida aqui no Brasil é a torta holandesa. Apesar desse nome sugerir que a receita da torta é proveniente da Holanda, a origem dela é paulista, mais precisamente, da cidade de Campinas. A culinarista Sílvia Leite criou, em 1991, a torta, sendo que, hoje, é uma empresária de sucesso no ramo de tortas, justamente por conta de sua criação que fez um grande sucesso.  Quando a torta foi criada, Silvia tinha uma pequena cafeteria no centro de Campinas, confeccionando o doce e dando o nome “holandesa” a ele por conta dos bons momentos que ela teve enquanto morou na Europa.  Depois do estrondoso sucesso do doce, ela começou a enxergar um nicho que ela poderia simplesmente adentrar e, assim, ela começou a contratar alguns funcionários e abriu uma pequena confeitaria em seu estabelecimento. Não demorou muito para crescer e, assim, ter sua própria fábrica de doces.

Com o tempo, Silvia foi percebendo que, realmente, o seu negócio estava crescendo e, assim, decidiu abrir uma fábrica maior para, de fato, começar a crescer. Abriu o espaço, contratou mais funcionários e assim inaugurou a Holandesa e Cia., empresa especializada em prover doces e tortas para restaurantes, inicialmente. Com o tempo, fora-se especulada a abertura de lojas próprias da doceria, como uma rede. Só que, nesse meio tempo, Sílvia e seu marido, que a ajudava a administrar o negócio, estava descontente com os rumos que o negócio estava tomando. Segundo ela, o marido aparentava estar “cansado” e “farto” de trabalhar, querendo se livrar de suas funções rapidamente. Surgiu, aí, uma oportunidade de venda da fábrica, e o interessado era Marcelo Beyruti, empresário que é casado com Daniela Beyruti, filha do maior comunicador brasileiro de todos os tempos: Sílvio Santos. Vivendo atritos no casamento, Sílvia decidiu vender a fábrica ao empresário, tendo assinado um contrato onde uma cláusula especificava que ela deveria se manter longe do comando de lojas de sobremesas e outros tipos de doces por pelo menos dez anos, para evitar concorrência direta com a Holandesa e Cia. Atualmente, Sílvia têm se concentrado em suas franquias da Kopenhagen que foram abertas em várias cidades paulistas, mas confessa que sente um pouco de saudade da Holandesa e Cia, dizendo que sente falta de criar e de comandar a empresa que ela criou. Mas, cética, não reclama do acordo que fora realizado, dizendo que “o que passou, passou”.

Recheio Fácil Para Tortas

Ao ler esse artigo, com certeza você ficou com fome, não é mesmo? Então, aprenda uma receita de recheio doce para torta que, com certeza, irá fazer um grande sucesso como sobremesa daquele almoço inesquecível com a família (depois de um belo debate político).

Para poder fazer o recheio, você vai precisar de duas latas de creme de leite, três gemas e duas latas de leite condensado. Feito isso, retire os ingredientes de suas embalagens, coloque em uma panela, misture-as e leve ao fogo, até que a mistura fique totalmente encorpada. Depois de esfriar, está pronta a receita de recheio para tortas doces.

Como você são fidedignos leitores, aqui vai um bônus: se você estiver a fim de fazer uma torta salgada, o recheio de frango é o mais indicado: desfie um peito de frango (ou compre já desfiado) e afogue o frango em uma panela, com óleo, caldo de galinha e alho. Feito isso, coloque uma pitada de coloral para poder dar uma cor mais legal ao frango. Depois disso, refogue mais um pouco, retire do fogo e reserve. Coloque requeijão para que possa dar “liga” no recheio e está pronto aí mais um ingrediente para aquela torta salgada que você estava com vontade de comer havia séculos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tortas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *