Torta Mexida

A culinária sempre foi muito importante para a história da humanidade. Isso porque, foi com ela que podemos estar aqui hoje lendo esse artigo. Obviamente que a prática foi sendo ressignificada a todo momento, com novas maneiras de se cozinhar e de chegar a novos pratos e sabores. E, a gastronomia oferecida pelo mundo atualmente só foi possível graças ao grande intercâmbio de conhecimentos, gostos e temperos, o que se fez ainda mais possível com o início da globalização, que se iniciou com a chegada dos navegadores europeus às novas terras descobertas à oeste, sendo que, posteriormente, viriam a ser chamadas de  “América”, um dos continentes mais poderosos do mundo atualmente.

Com essa globalização, o intercâmbio de culturas ficou ainda mais vivo, o que possibilitou o uso de diversos tipos de roupas, costumes, alimentos, temperos, enfim, uma grande gama cultural que transformou e ainda transforma a nossa vida. No Brasil, por exemplo, podemos vivenciar todas essas mudanças, começando, logicamente, pela culinária: Aqui no país, em todos os cantos do país, é comum encontrar peculiaridades em se tratando dos pratos principais, o que só mostra a riqueza cultural que o nosso país possuí.

E, como se trata de um artigo voltado para as delícias do nosso país, hoje você vai aprender a preparar uma deliciosa receita de “torta mexida”, cujo nome irá te deixar curioso tanto pela forma quanto pelo sabor.

As Tortas

É inegável dizer que os pratos de diversas partes do mundo possuem suas peculiaridades, sendo que tais peculiaridades ora agradam uns, ora agradam outros. Mas, não podemos negar que a culinária é, sim, uma das partes mais importantes de uma cultura, pois é impresso em cada prato feito um pouco sobre a história e a vida daquele povo onde o prato se originou. E porque não falar de um dos pratos mais deliciosos já criados pelos seres humanos?

A torta que conhecemos hoje nada mais é do que a junção de uma massa à base de farinha de trigo, um pouco de óleo, ovo e água, cuja a mistura pode ser acrescida de sal ou açúcar, em caso de massa e recheio doce ou salgado, e que comumente era levada ao forno para ser assada. Como já dito anteriormente, a massa envolve um recheio, recheio este que pode ser doce ou salgado, no qual a combinação da massa e do recheio, na maioria das vezes, é bastante surpreendente.

Muito se discute sobre qual lugar deu origem às nossas tortas de hoje, e, segundo historiadores, o local onde a sobremesa nasceu é a Grécia, mais precisamente, a Grécia antiga, já que, naquele tempo, os gregos faziam oferendas aos deuses do Olimpo, incluindo a deusa Ártemis, divindade que era intimamente ligada com as colheitas, com a caça, com a fertilidade, com a caça, e com outras atividades do cotidiano. A torta, daquela época, parecia mais com um doce que era enrolado por uma espécie de massa feita com farinha de trigo, cobrindo a parte “doce”.

No Brasil, é bastante notório como as tortas fazem sucesso entre as pessoas. Podendo ser doce ou salgada, as tortas ganharam espaço no coração do brasileiro, que, com um grande dom de inovação, atribuiu diversos tipos de recheios às suas criações: carne, frango, linguiça, camarão, peixe, chocolate, banana, mousse, maracujá, entre um grande universo de cores e sabores.

Mas as tortas têm outros nomes em outros locais do planeta. Em Portugal, por exemplo, quando pronunciamos a palavra “Torta”, logo os portugueses pensam em uma espécie de bolo enrolado, semelhante ao que existe aqui no Brasil, o qual conhecemos somente por “rocambole”.

Precisamos falar, também, sobre uma torta que é bastante querida pelas pessoas no Brasil: a torta holandesa. E, apesar do nome remeter ao país da Holanda, o doce não tem nenhum pé europeu. O doce foi uma criação de uma brasileira, chamada Sílvia Leite, no início dos anos 90, na cidade de Campinas, São Paulo. Silvia conta que o nome da receita foi apenas uma singela homenagem dada a ela em sua criação por conta dos ótimos momentos vivendo em solo europeu. Tamanho foi o sucesso de sua criação, que, até hoje, é hit em cafés e supermercados brasileiros, Leite virou uma grande empresária, sendo hoje uma das mais reconhecidas no campo das sobremesas.

Em 1994, por exemplo, Sílvia, vendo o sucesso de sua receita, tentou homologar e, em seguida, patentear a receita do doce, sob o nome de “Torta Holandesa”. Qual foi a surpresa quando o órgão regulador de propriedade intelectual do Brasil lhe informou que tal nome já estava em domínio público há muito tempo e que, por envolver um nome que remete a uma nação, o processo de obtenção de registro da patente seria praticamente impossível. Em tese, a “Torta Holandesa” é uma criação sem dono, mesmo com a autoria de Sílvia sendo reconhecida.

Torta Mexida

Para você poder preparar a receita da torta mexida, será necessário dispor, para poder fazer a massa, de três ovos, uma xicara  de chá de queijo parmesão ralado, uma xícara de chá de óleo, duas xícaras de chá de farinha de trigo, duas xícaras de chá de leite, uma colher de chá de sal, uma colher de sopa de fermento em pó, margarina para poder untar a forma.

Para o recheio, será preciso de uma colher de manteiga, três ovos, uma lata de ervilha (já com a água retirada), meia xicara de chá de queijo minas cortada em cubinhos.

Para fazer a receita, inicialmente aqueça o forno em temperatura média. Unte uma forma retangular com a margarina. Utilizando uma frigideira, derreta a manteiga, quebre os ovos e vá mexendo bem. Depois disso, junte a ervilha e continue misturando. Depois disso, desligue o fogo, misture o queijo minas e reserve. Os ingredientes da massa, agora, devem ser colocados no liquidificador e batidos bem. Depois de batidos, despeje metade da mistura na forma, coloque os recheios e, depois, coloque o restante da massa dentro da forma.  Depois disso, leve ao forno para assar por, aproximadamente, 40 minutos. Essa receita pode render até 15 porções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tortas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *