Alimentos Que Prendem o Intestino do Idoso

Os cuidados com a alimentação de idosos devem ser redobrados haja vista que a saúde deles é mais delicada e seu estômago também. Alguns alimentos devem ser deixados de fora da dieta para evitar que o intestino fique preso. A seguir vamos falar um pouco mais sobre quais são esses alimentos e porque eles podem ser tão prejudiciais. Confira ainda dicas de alimentos que atuam realizando o efeito oposto, isto é, soltando o intestino.

Atenção aos Alimentos que Prendem o Intestino do Idoso

Goiaba

Nem toda fruta oferece apenas benefícios para o organismo, no caso da goiaba há a presença de fitoquímicos que diminuem o ritmo dos movimentos do intestino de maneira a tornar mais lento o seu processo de esvaziamento. Basicamente esse tipo de fruta prende o intestino.

Frutas que Não Estão Maduras

As frutas que não estão maduras possuem uma grande concentração de uma substância chamada Tanino que atua prendendo o intestino. Observe com atenção as frutas antes de servi-las para idosos.

Macarrão

O macarrão é uma fonte de carboidratos de rápida absorção e baixo teor de fibras. A massa não oferece condições para que se forme o bolo fecal que depende das fibras. A dica é optar por macarrão integral.

Bolacha Água e Sal

Esse tipo de bolacha causa constipação por ter grande quantidade de farinha branca em sua formulação. A farinha absorve água do meio e isso faz com que o intestino fique preso. Sendo assim é melhor evitar essa bolacha ou então consumir numa quantidade pequena.

Carne Vermelha

Por ser um alimento composto por muitas proteínas a carne vermelha demanda um grande esforço do intestino para ser processada o que acarreta em constipação.

Maçã

Um alimento que pode tanto soltar quanto prender o intestino, tudo depende da parte da fruta que é consumida. No caso do consumo da casca se tem o efeito de soltar enquanto que a sua polpa cria constipação.

Dicas Para Soltar o Intestino do Idoso

O incômodo que o intestino preso pode causar é bastante significativo e por isso é interessante ter alguns truques na manga para resolver a questão. Dentre as opções de alimentos que podem contribuir para liberar o trânsito intestinal estão: lentilha, ervilha, feijão, frutas com casca e soja. Se a situação se prolongar pode ser interessante procurar um médico.

Atenção as Fibras Alimentares

Muito se fala a respeito de fibras para melhorar o trânsito intestinal, não é atoa que elas são tão relevantes, pois são responsáveis por dar base a matéria-prima das fezes e ajudar na eliminação das mesmas. As fibras se dividem em dois grandes grupos: solúveis e insolúveis.

As fibras insolúveis percorrem todo o sistema digestivo intactas chegando então ao intestino para dar estrutura a matéria-prima das fezes. Além disso, essas fibras também trabalham na movimentação do intestino para que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade pelo organismo.

O papel das fibras solúveis é diminuir a absorção de glicose e colesterol após passarem pelo processo de fermentação realizado por bactérias benéficas da flora intestinal. Os médicos aconselham que se deve ingerir cerca de 25 gramas de fibras todos os dias. Para ter uma ideia mais clara saiba que 2 colheres de sopa de linhaça equivalem a 10 gramas de fibras. Já uma concha de feijão carioca tem 7,3 gramas de fibras e 1 manga em torno de 9,6 gramas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *