O Valor Nutricional do Fígado de Porco

O Valor Nutricional do Fígado de Porco

O fígado de porco é bem saboroso. Combina bem em diversos pratos. Além de ser bem fácil de preparar. Grande parte dos benefícios do fígado de porco está no ferro e na vitamina A. Eles são responsáveis por ajudar em nosso desenvolvimento celular, na saúde ocular e em nossos níveis de energia.

O fígado de porco é excelente no tratamento de anemia. Rico em vitamina C, que age na absorção de minerais. É um alimento que possui elevados níveis de ferro quando comparado a outros alimentos.

O local onde ele encontra-se também é muito favorável. Fica localizado entre as vísceras, o local mais livre de gorduras. Conta com, em média, cinco gramas ou, talvez, menos ainda, de gordura por cada 100 gramas. Também é rico em proteínas, essenciais ao organismo. Também é rico em vitamina B.

Benefícios do Fígado de Porco

Rico em vitamina A: é mais rico em vitamina A do que muitos outros alimentos como o peixe, leite, ovos e o queijo, por exemplo. São muito importantes os benefícios que a vitamina A oferece como o fortalecimento dos ossos, cuidar da visão e da pele, proporcionar o crescimento e divisão corretos das células.

Rico em Vitaminas do Complexo B: as vitaminas do complexo B são importantes na síntese de novas proteínas, favorece a saúde dos sistemas muscular e neurológica, atua nos sistema digestivo e imunológico e também contribui no crescimento celular, na saúde dos cabelos, unhas e pele.

Vitamina C: são inúmeros os benefícios que a vitamina C oferece ao organismo. Dentre eles, podemos citar suas propriedades antioxidantes, responsável por reduzir ou, até mesmo, neutralizar os efeitos indesejáveis que os radicais livres causam no organismo. Outro benefício que a vitamina C com seus efeitos proporciona é a saúde ocular. Os radicais livres da vitamina C evitam a catarata. A vitamina C também age no trato com a pele, com o cabelo e com as unhas, protege contra doenças cardiovasculares, atua no combate aos efeitos do stress, fortalece o sistema imunológico, na queima de gordura, regulação do metabolismo e, ainda, no ganho de massa muscular.

Ferro: essencial para a saúde em geral, um dos nutrientes mais importantes para o nosso organismo. Sua falta no organismo causa anemia, que é quando os níveis de hemácias e hemoglobina no sangue estão muito baixos. A anemia é causada por uma alimentação deficiente em ferro, proteínas, zinco e vitamina B12. Suas principais contribuições são brilho na pele, acelera a cicatrização das feridas, contribui para uma boa gravidez, age na queda de cabelo, promove o aumento de apetite, alivia os sintomas pré-menstruais, age no desenvolvimento do cérebro, aumenta a imunidade, ajuda na função muscular, aumenta a energia do corpo e ainda age na melhoria da função muscular.

Fica evidente que o fígado de porco tem uma grande importância na saúde das pessoas de uma forma geral. É um alimento bem nutritivo e que deveria fazer parte do cardápio de todos. Seus benefícios são essenciais à saúde de nosso corpo.

Pode ser preparado numa sopa, em forma de bife acebolado, com molho para uma macarronada. O importante é comer com frequência, variando sempre para não ficar cansado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *