Codorna Recheada Com Farofa

Não é novidade para ninguém que uma das ciências mais deliciosas criadas pelo ser humano é, sem dúvida, a culinária. Por meio dela, nós conseguimos não somente atingir o objetivo final, que é nos alimentar corretamente e com prazer, mas, também, conhecer novas misturas e sabores, engrandecendo o nosso intelectual em receitas e modo de fazer pratos já consagrados.

Mas não é sempre que o ser humano foi assim, disposto a aprender técnicas para poder se alimentar de forma mais prazerosa: nossos ancestrais, que andaram por essa superfície milhares e milhares de anos atrás, não tinham toda a capacidade de raciocínio que possuímos hoje. Isso significa que, naquela época, o que era caçado para se transformar em comida, como pequenos roedores e a coleta de frutas era consumido quase que imediatamente, sem nenhuma cerimônia posterior para poder deixar o alimento mais palatável – ou seja, o comportamento humano era semelhante a de um animal, em palavras mais duras.

Mas, isso era bastante compreensível: naquela época, sequer cogitava a existência do fogo, que foi um ótimo aliado para os seres humanos que passaram a cozinhar as carnes que caçavam, facilitando, e muito, que nossos ancestrais pudessem sobreviver, já que, com o cozimento da carne, vários tipos de microrganismos deixavam de proliferar na carne, ajudando a manter a saúde e a perpetuação da vida humana por aqui.

Além disso, com o passar do tempo, nossos ancestrais começaram a perceber que era possível obter diversos outros tipos de sabores, tanto doces quanto salgados. E é a partir daí que a culinária apresenta um grande salto em qualidade e em variedade.

Como todo artigo de culinária o nosso apetite fala mais alto, não é mesmo? Então, que tal aprender a preparar uma deliciosa codorna recheada com farofa? No nosso artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre essa curiosa ave que, apesar de não ser tão importante quanto o frango, tem o seu valor e é bastante conhecida no nosso país. Confira:

A Codorna

A codorna nada mais é do que uma ave de pequeno porte, que é bastante comum em várias partes de todo o Brasil. Com um tamanho menor que o do frango ou da galinha convencional, a codorna pode ser criada em gaiolas, podendo pesar, no máximo, 100 gramas. É de se imaginar, também, que os ovos que a codorna posta também seja bem pequena, tal como o tamanho de sua progenitora. No geral, a Codorna é uma ave majoritariamente encontrada na América do Sul, mas que pode ser criada em vários outros locais do planeta.

Valor Proteico

Apesar do seu tamanho diminuto, o valor proteico tanto do ovo da codorna quanto da sua carne é de dar inveja, pois ela pode ser incorporada normalmente em uma dieta tal como a de uma pessoa que preza fazer exercícios físicos para poder manter a saúde em dia. Para animar ainda mais esse público, pesquisas recentes mostraram que o ovo e a carne da codorna são mais saudáveis que a da galinha, por conterem um nível de colesterol ruim menor do que os ovos convencionais, perfeito para aquelas pessoas que buscam maiores resultados para os seus treinos.

Só que, em termos proteicos, não se pode comparar o ovo de codorna com o de galinha: para você obter os ganhos que, normalmente, conseguiria com o ovo de galinha, seriam necessários, pelo menos, 10 ovinhos de codorna.

Ovo de Codorna no Mercado

Ele é um tipo de mantimento que pode ser encontrado de forma muito barata nos mercados e supermercados das cidades, já que a postura de ovos por parte da ave é bastante regular. Além de servir como refeição saudável, o ovo de codorna também é encontrado sendo servido, normalmente, como um tira gosto, principalmente em bares e restaurantes que tem a cerveja como carro chefe de vendas.

Mas, acredite! Os ovos de codorna também são excelentes para ajudar os seres humanos a manterem a sua atividade cerebral em alta, evitando que doenças que acometem a mente e a memória, como é o caso do mal de Parkinson e o mal de Alzheimer possam se desenvolver nessas pessoas que consomem, regularmente, os ovinhos de codorna. Isso é um grande passo para a medicina neurológica, que tenta, há tempos, achar soluções para poder fazer com que essas doenças neurológicas possam ter um fim.

Codorna Recheada Com Farofa

Para poder preparar uma deliciosa receita de codorna recheada com farofa, você vai precisar dos seguintes ingredientes: quarenta gramas de cebola picada, setenta gramas de farofa de pão de forma, quarenta gramas de manteiga sem sal, pitada de alho picado, quinze gramas de passas pretas, pitada de coentro picado, sal e pimenta a gosto. Lembrando que esses são os ingredientes de preparação do recheio de farofa da codorna.

Para o preparo do recheio, você deve derreter a manteiga e, em seguida, refogar a cebola e o alho, sem deixar que estes se queimem. Logo depois, acrescente o pão de forma e as passas, temperando com sal e pimenta à gosto. No final, junte o coentro e faça com que a mistura esfrie.

Para poder proceder no preparo da codorna, você vai precisar de três codornas desossadas, três “bolas” do recheio (que você pode fazer assim que terminar o seu preparo), três fatias de bacon, três ameixas e três palitos de dente.

Assim, pegue as fatias de bacon e estique na tábua de corte de carne. Pegue as bolas de recheio que você fez antes e recheie as codornas. Coloque as codornas em cima do bacon, com a ameixa enfeitando o peito da codorna. Pegue os palitos e passem pela coxa da codorna, fazendo com que o bacon fique preso firmemente na codorna. Em forno pré-aquecido a 180 graus, asse as codornas por até 15 minutos, ou até que o bacon por cima comece a dourar. Sirva com maionese e arroz.

É um prato bastante requintado, podendo ser utilizado em uma confraternização entre amigos. Então, se você quiser impressionar algum amigo ou pretendente, com certeza a receita de codorna recheada irá fazer a diferença em sua vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *