Costela Assada

Essa parte deliciosa do boi que possui pouca carne e muito osso é muito saboreada em diversas regiões do Brasil assada ou cozida, sempre faz sucesso.
A costela assada pode ser preparada no bafo, na brasa, o forno a gás ou forno de chão. Não importa onde você asse, ela sempre fica irresistível.

Truques e Dicas

Quando for assar a costela inteira, deixe-a temperada e na geladeira de véspera, isso fará com que tome mais gosto de tempero;

Fazer

Não há problemas em comprar a ponta de agulha (ma parte da costela com mais carne) e temperá-la e em seguida levar ao congelador, ela poderá ficar congelado por até 15 dias sem ficar com gosto ruim, depois é só assar e degustar.

Receita de Costela Assada no Forno

1 ½ kg de costela com pouca gordura;
3 saches de Sazon® da embalagem vermelha;
6 dentes de alho amassados com sal;
1 Cebola grande picada;
Sal e pimenta do reino à gosto;
1 rolo de papel alumínio;

Modo de Preparo

Misture o Sazon® com a cebola, alho um pouco mais de sal e pimenta, amasse bem. Esfregue esse tempero na costela, e envolva-a no papel alumino, dê pelo menos três voltas de papel para que fique bem embrulhada. Coloque a costela em contato com o lado laminado (brilhante), aperte bem as bordas, para que o líquido que a carne irá soltar não escape.

Costela

Leve ao forno quente por aproximadamente 2 horas, retire o papel alumínio e deixe dourar por 15 minutos

Receita de Costeleta Assada

A costeleta nada mais que a costela cotada em tiras finas, de no máximo meio cetímetro.
Para um bom assado na brasa você irá precisar de:
1 peça de costela em tiras fina
1 vidro de molho Shoyu
Suco de 2 limões
3 dentes de alho bem amassados
Sal grosso à gosto

Preparando a Carne

Após acender as chamas da churrasqueira, misture em uma vasilha funda o molho shoyu, o suco de limão, o alho e tempere com o sal grosso, cuidado para não salgar muito.
Vá passando as tiras da costela nesse marinado, mas não as deixe de molho, e disponha na grelha da churrasqueira, elas ficam prontas em no máximo 20 minutos. O ponto delas é parecido com fatias de bacon assadas.

Carne

Sirva quente como tira gosto com limão e muita cerveja.

Dica

Vá ao açougue de véspera, escolha uma peça bem carnuda de costela, diga para o açougueiro congelá-la reta, não pode dobrar. No dia seguinte vá ao açougue e peça para fatiar a costela congelada em tiras (de modo que fiquem compridas) e de espessura fina no máximo 0,5 centímetro, estará pronta a sua costeleta para assar.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>