Pavê de Banana Caramelizada Com Chocolate

A banana é um alimento cujo consumo é popular em todas as partes do mundo. O cultivo e comercialização da banana se faz real em mais de 125 países, sendo que em alguns destes a atividade torna-se um dos principais setores que geram renda e emprego nas localidades. No Brasil, no ano de 2014 a produção chegou a mais de 106,5 milhões de toneladas dessa fruta tão popularizada.

Sabendo que seu consumo é alto e muito utilizado nas mais variadas cozinhas do mundo, antes de darmos dicas de receitas, vamos aqui elencar os benefícios que este alimento traz ao nosso corpo, modos mais destacados de se preparar este insumo e finalizaremos com duas receitas de banana caramelizada com chocolate sensacionais. Se lhe agradar, fique conosco e confira nossas receitinhas especiais ao final do post!

Principais Benefícios da Banana

A banana é uma fonte de amido, quando está em maturação (banana verde), a medida que esta amadurece, este amido transforma-se em açúcar, sendo que 90% deste insumo tropical compõe-se de carboidrato, apresentando assim baixas quantidades de proteína e gordura. É considerado um alimento altamente energético, já que é fundamentalmente glicose (frutose, sacarose e glicose), quando conciliado com a fibra torna-se um complemento energético ao corpo.

É rica em vitamina C, B6, B2 e B1, fibras, ferro, manganês, magnésio, cobre e ácido fólico. Também famosa por possuir ativos antioxidantes, a citar a catequina e dopamina, além de conter triptofano que incentiva ao corpo produzir hormônios ligados ao relaxamento corporal e também ao bom humor! Então a banana é sempre uma boa pedida divertida!

  • É um pequeno lanche ideal para saciar a fome da tarde ou da manhã, além de ativar hormônios ligados ao bem-estar do corpo e da mente.
  • A vitamina B, do qual a banana é rica auxilia no equilíbrio do sistema nervoso.
  • Suas propriedades calmantes auxilia na diminuição dos batimentos cardíacos e quando o corpo se estressa, auxilia no reequilíbrio de potássio no sistema corporal.
  • Acalma o estômago, auxilia na digestão, é estimulante intestinal (as fibras ajudam nos movimentos peristálticos do intestino) e ainda contribui para manter o nível correto no sangue e combate ao cansaço.
  • É importante na saúde dos olhos, já que possui muita vitamina A, betacaroteno e alfa caroteno assim ameniza a possibilidade de desenvolver cegueira noturna.
  • Evita o aparecimento de cãibras, por possuir grande quantidade de potássio, sendo muito indicado a ingestão deste insumo antes (de uma a duas horas antes da prática esportiva) da realização de exercícios.

Como Preparar Banana

No mercado podemos verificar uma grande variedade de tipos de banana, cada uma possui leves diferenciações em quesitos como textura, maciez, aroma, tamanhos e percentuais de nutrientes. Seguem algumas dicas de como preparar alguns tipos de banana.

  • Banana maçã – Muito deliciosa de se comer in natura ou mesmo fazer purês e misturar cereais. Ótima dica para um café da manhã nutritivo ou mesmo no lanche da tarde.
  • Banana ouro – Possui um tamanho menor e é um pouco mais adocicado, para quem evita a ingestão de açúcar refinado é uma ótima pedida para realizar bolos e conseguir adoçá-los sem ser necessário adicionar outro tipo de açúcar.
  • Banana Nanica –  A dica do uso da banana desta espécie é inseri-las em receitas de bolo.
  • Banana Prata – A banana prata é a mais comum em supermercados, utilizada amplamente na ingestão in natural e em preparações como vitaminas e batidas.
  • Banana da Terra – Esta possui uma consistência mais firme, sendo indicada seu uso em frituras, em assados e cozida.

Porque a Biomassa de Banana Verde é Tão Saudável? Como fazer?

Como já citamos no início deste artigo, quando a bana é verde, todo seu corpo é composto de amido, e este por sua vez não é digerível pelo corpo humano. Sua saudabilidade está nisso, ao ser ingerida esta não é absorvida pelo corpo, assim parte dos açúcares e da gordura são expulsos do corpo. Mas sua ingestão favorece a redução das gorduras ruins de nosso corpo como os triglicerídeos e o colesterol, já que instigam a excreção e diminuição de gorduras. Além de ser ótimo para a flora intestinal, em sua composição há muito probiótico e simbióticos que são nutrientes para a flora intestinal e potencializadores de lactobacilos.

Como Fazer Biomassa de Banana Verde

Ingredientes

  • 3 bananas do tipo de sua preferência MUITO verde
  • Água

Como Fazer

  1. Em uma panela de pressão coloque as bananas inteiras e cubra com água potável até que estejam cobertas.
  2. Após pegar pressão, deixe cozinhar por 8 minutos. Espere a panela esfriar sozinha, já que mesmo sem estar no fogo, o calor interno ainda continua a cozinhar a banana.
  3. Após cozinhá-las, coloque as bananas sem a casca no liquidificador e bata.
  4. Você pode fazer uma quantidade maior para guardar em geladeira ou mesmo congelar.

Receita de Sobremesa com Banana Caramelizada.

Agora chegou a hora das receitinhas de sobremesa a base desse ingrediente tão difundido e popular. Vamos lá!

Pavê de Banana Caramelizada com Doce de Leite e Ganache de Chocolate

Ingredientes

Para a Banana Caramelizada

  • 6 unidades de bananas se sua preferência
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • ½ xícara de açúcar

Para o Doce de Leite

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite

Para a Ganache de chocolate Meio Amargo

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite

Como Fazer

  1. Caramelize as bananas. Corte-as em rodelas.
  2. Em uma panela coloque a manteiga e açúcar e coloque as bananas e deixe até que fiquem caramelizadas. Reserve.
  3. Para o doce de leite, coloque o leite condensado em uma panela de pressão (em fogo alto). Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e comece a contar 40 minutos. Após passado esse período, espere a panela esfriar e resfrie o doce de leite. Importante lembrar que não pode abrir a lata de leite condensado enquanto estiver quente. Corre o risco dela expurgar no rosto quando abrir a lata.
  4. Resfriado o doce de leite misture com o creme de leite, bata na batedeira e reserve.
  5. Derreta o chocolate em banho maria e agregue o creme de leite para a ganache. Reserve.

Para a montagem, se preferir coloque em mini taças. Comece colocando na base as bananas caramelizadas, em seguida o doce de leite e assim sucessivamente até alcançar quase o topo do vasilhame. Finalize com a ganache de chocolate meio amargo. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Pavê de Banana Com Chocolate

Ingredientes

  • 6 unidades de banana nanica
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 caixinha de creme de leite
  • Gelatina sem sabor
  • ½ xícara de água
  • 300 ml de leite
  • 200 g de chocolate ao leite
  • 200 g de bolacha maisena
  • 1 colher de chocolate em pó

Como Fazer

  1. Pique as bananas e caramelize com o açúcar e a água. Coloque no microondas por aproximadamente 5 minutos ou se preferir dê uma caramelizada em panela no fogo. Reserve assim que estiver douradas.
  2. Em um recipiente, coloque 5 colheres de água fria e hidrate a folha de gelatina. Mecha bem e leve para o microondas por apenas 15 segundos. Reserve.
  3. Em um liquidificador adicione as bananas reservadas, uma caixinha de creme de leite, 150 ml de leite, leite condensado e bata até que vire uma mistura homogênea.
  4. Adicione a gelatina, já hidratada e reservada e dê uma rápida batida para que esta incorpore na mistura.
  5. Com as bolachas de maisena umedeça cada uma numa mistura de 150 ml de leite e o chocolate em pó.
  6. Vá montando uma camada de bolacha maisena e outra camada de creme de banana, e assim sucessivamente.
  7. Finalizado a montagem, coloque um papel de alumínio e leve a geladeira por aproximadamente meia hora.
  8. Derreta o chocolate em banho maria e acrescente a outra caixinha de creme de leite sem o soro.
  9. Para finalizar o pavê coloque a ganache de chocolate e volte a geladeira. Deixe resfriando pelo menos 1 hora antes de servir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *