A História do Chopp

Apesar de a palavra chopp ser de origem alemã, pois lá “schopp” é uma forma de medir o volume, ele foi criado há mais de cinco mil anos pelos egípcios. A bebida era utilizada como forma de pagamento para os trabalhadores, pois acreditavam que ele tinha um poder de rejuvenescimento.

Porém, foi só na Idade Média que ele começou a ganhar a mesma forma e gosto que conhecemos hoje, quando os monges começaram a produzir nos mosteiros. O chopp claro apareceu pela primeira vez em 1839 na cidade de Pilsen, na República Tcheca, após os cervejeiros descobrirem uma forma de diminuir a fermentação.

No Brasil

A História do Chopp

A História do Chopp

Em terras brasileiras, a primeira notícia sobre a venda do chopp é de 1836 da Cervejaria Brazileira, apelidada depois de Cerveja Barbante, pois o seu processo de fabricação gerava muito gás carbônico e, assim, era preciso usar um barbante para evitar que a tampa da garrafa saísse. Já em 1988, foi lançada a cerveja Brahma, produzida pela Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, fundado pelo suíço Joseph Villiger, que ficava na cidade Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Matérias Primas

Sobre

Sobre

O chopp é feito de: água, que é o principal item em quantidade e quanto menos salinidade tiver mais qualidade terá a bebida; malte, que é adquirido por meio da germinação do grão da cevada exclusivamente selecionado para a produção do chopp; lúpulo, uma planta importada da Europa e EUA, cujas flores possuem elementos essenciais que determinam o sabor do chopp; e por último o fermento, microorganismo responsável pela transformação do amido do malte em álcool. Esse último item se difere em cada cervejaria.

Curiosidades

Bebida

Bebida

– A maioria das pessoas acredita que o chopp deve ser consumido a 0ºC, porém, não sabem que nessa temperatura ele perde a sensação de aroma e sabor. Os cervejeiros afirmam que a bebida deve sair da máquina de 0ºC a 2ºC, para chegar até a mesa entre 3 ou 4ºC e ser consumida com no máximo 8ºC;

– O colarinho é muito importante, pois ele mantém a gaseificação do chopp, ou seja, ele forma uma espécie de barreira, evitando a bebida ficar mais amarga. Além disso, o colarinho também influencia na textura e no gosto, ou seja, quanto mais espuma, mais cremosa e menos amarga. O tamanho ideal do colarinho é aproximadamente três centímetros, que equivale a mais ou menos a dois dedos;

– O que diferencia o chopp claro do escuro é a concentração de malte na produção da bebida. Enquanto no claro é utilizado o malte comum, para fazer o escuro é utilizado ou o malte torrado ou caramelo. Com isso, além da cor, o chopp escuro pode ter um o gosto um pouco mais amargo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *