Receitas de Drinques Com Saquê

Quem não gosta de tomar uma boa bebida, ou para acompanhar aquele almoço a dois ou aquele jantar com amigos em volta da mesa ? Perfeito mesmo é se naquelas festinhas na sua casa, você soubesse preparar drinks maravilhosos, com sabores diferentes, para agradar toda a galera.

Por isso, que tal aprender um pouco sobre essas bebidas que toda balada tem, especialmente nas mãos daqueles que transformam qualquer bebida em uma inteira diversão. Neste caso, a bebida da moda é o saquê e ele pode ser usado para preparar drinks incríveis, que com certeza todo mundo vai adorar provar! Saiba como preparar essas bebidinhas aqui no Cultura Mix.

O Que é Saquê?

Pelo próprio nome, já deu pra perceber qual a verdadeira origem da bebida conhecida como saquê. Feita através da fermentação do arroz, ela veio do Japão e continua sendo uma das bebidas mais populares por la e até mesmo em outros lugares do mundo. Por conta do seu modo de preparo, é conhecida como uma bebida fermentada tipica de regiões da Asia, onde a sua verdadeira origem se deu. No ano novo ou em cerimonias religiosas, indo de casamentos ou celebrações xintoístas, o saque é muito servido e bebido, especialmente pelos japoneses.

A primeira produção da bebida que se tem noticia até hoje vem do seculo II, da cidade de Nara que, antigamente, era a poderosa capital do Japão. Neste caso, o saque é com certeza uma especie de bebida muito antiga. Atualmente, a bebida mais bem produzida, além de possuir uma das suas melhores receitas vem da região de Kyoto, mais precisamente da cidade de Fushimi.

A bebida e tornou tao popular que, nos dias de hoje, existem mais de mil e seiscentos fabricantes de saque em todo o Japão. Por mais que o Japão adote a maior parte da produção, ainda existem drinks da bebida feitos em vários locais do mundo. No Brasil, por exemplo, varias bebidas a base do saque são feitas em diversas cidades, especialmente no bairro da Liberdade, em Sao Paulo, onde existe uma forte influencia japonesa. Empresas tipicamente brasileiras coo a Sakura, prometem a produção e fabricação de um saque de qualidade, tanto para consumo puro ou para a preparação de drinks.

Receitas de Drinks Base de Saque

Se você se empolgou com a breve historia que você leu sobre a bebida japonesa conhecida como saque, você veio ao lugar certo! Para preparar drinks de qualidade a base dessa bebida fermentada, leia este artigo até o final e não deixe de experimentar cada um deles!

1. Saqueirinhas

As saqueirinhas são uma versão bem especial da famosa caipirinha brasileira, preparada com a cachaça tipica de território verde e amarelo. Ja deu para perceber que a unica coisa que muda de um drink para o ouro é que um é aquela bebida bem tradicional dos bares brasileiros, com a boa e velha cachaça e todos os ingredientes ue contem uma caipirinha: limão, açúcar e muito gelo!

A outra, por outro lado, è preparada a base de saque, com outros ingredientes que deixam a bebida ainda mais saborosa. Pode conter açúcar ou não, especialmente na versão “ajaponesada”. Para prepara-la, não precisa ser um gênio dos bares para fazer este drink super original! Sirva-a bem gelada para os convidados e todo mundo vai apreciar, especialmente o que preferem a versão mais forte da caipirinha! 

2. Saque com Frutas

O saque é uma bebida tao versátil que fica bem para preparar martinis e coquetéis. Algumas bebidas nem precisam levar açúcar para ficarem saborosas, apenas uma fruta bem gostosa e bem misturada com o fermentado já deixa o drink super criativo, colorido e delicioso! Para preparar um coquetel de saque, por exemplo, o bom mesmo é escolher no máximo dois tipos de frutas que te agradem ou daquelas que você acha que ficariam bem misturadas em um drink.

Depois de fazer o suco delas, misture e coloque a quantidade de saque que não vai deixar a bebida muito forte e nem extrema ente doce. Não esqueça de experimentar antes de servir. Enfeitar a taça ou o copo onde a bebida é servida pode ser algo promocional, agradável para quem vai degustar o seu drink. Você pode deixar tudo mais clichê e fazer um decoração japonesa. Para inventar um pouquinho mais, que tal um guarda-chuvinha amarelo e verde? Super legal para uma festa temática! 

3. Drink de Chá Verde

Para muitos especialistas, misturar saque com chá cria uma bebida bem original e que todo mundo gosta, especialmente os que apreciam algo mais simples, em muitas misturebas. O fermentado japonês é tao querido para alguns que somente com um chá verde gelado a bebida fica incrível, digna de uma nota 10! Por isso, pegue uma cartelinha de chá verde, podendo ser aquele em ervas ou o já preparado, que vende em mercados ou lojas naturais.

Prepare o chá normalmente e depois coloque o liquido na geladeira. Se não for esquecer, é preferível deixar o chá no freezer por alguns minutinhos. Depois, em seguida, pegue o saque e misture ao chá verde bem gelado, batendo bem a bebida e um copo resistente. Sirva o drink e uma taça decorada. Lembre-se de colocar doses equilibradas do fermentado para que a bebida não fique muito forte ou que o gosto do chá verde não seja sentido. Todo mundo vai gostar! 

4. Saque Latte

Essa bebida é uma das mais simples de reparar, além do gostinho doce que possui. Com o fermentado japonês, a bebida fica mais leve e não se sente um gosto tao forte, especialmente quando o mesmo é preparado com rum ou vodka. Para fazer, pegue aproximadamente 60 ml de Nigori e 60 ml de licor de café. Misture bem os dois líquidos até a cor ficar homogênea. Sirva tudo com gelo.

5. Bloody Mary

O clássico Bloody Mary também pode ser preparado com a bebida japonesa. Misture um saquê bem seco com suco de tomate, um pouco de pimenta, uma marca de molho inglês, suco de limão e uma pitada de sal. Misture bem e sirva com muito gelo em um copo bem decorado! 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *