Bolo de Pão de Ló

O pão de ló é um tipo de massa de textura esponjosa, que também é conhecido como bolo genovês. É de origem italiana, mais precisamente na cidade de Gênova, e daí se origina seu nome. Mas apesar de ser originário da Itália é conhecido como uma das técnicas francesas de se fazer bolos mais clássicas. É feito à base de ovos, farinha de trigo e açúcar.

Bolo de Pão de Ló

Bolo de Pão de Ló

Portugal é conhecido pelas diversas variedades existentes de pão de ló, cada região tem um modo diferente de preparo, como as regiões de: Arouca, Alfeizerão, Margaride e Ovar. E também em Portugal é possível encontrar mais uma variação da receita, que é o pão de ló à brasileira, uma receita que leva uma quantidade bem menor de ovos.

Existe até uma expressão muito conhecida sobre este pão: “Não se deve tratar burro a pão de ló”, que significa que não se deve dar regalias a quem não merece. Já que o pão de ló é um bolo fino e dá-lo a um burro seria um desperdício. Confira algumas dicas e receitas para preparar deliciosos bolos de pão de ló.

Receita Fácil de Pão de Ló

Para fazer essa receita prática de pão de ló, você vai precisar de:

  • 6 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar peneirado
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
  • Uma colher (sopa) rasa de fermento em pó

Para o preparo, separe as claras das gemas, e numa batedeira bata as claras em neve até que elas tomem a consistência de suspiro e acrescente uma das gemas, sempre batendo e enquanto isso vá acrescentando o açúcar aos poucos. Acrescente a farinha também aos poucos, mas com a batedeira já desligada e fazendo movimentos leves com uma colher. Depois acrescente o fermento e asse em forno médio por aproximadamente 20 minutos.

Pão de Ló com Leite Condensado

Simples

Simples

Fazer um bolo de pão de ló é bastante simples e essa é uma variação ainda mais fácil e também deliciosa.

Você vai precisar de:

  • 6 ovos
  • Meia xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de fermento em pó
  • Uma lata de leite condensado Uma colherinha de essência de baunilha

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em uma forma untada e leve ao forno.

Bolo de Pão de Ló Recheado

Fácil

Fácil

Depois de pronto, você pode servir seu pão de ló ou incrementá-lo com recheios e coberturas, deixando o bolo ainda mais saboroso. Você pode recheá-lo com chantilly, morangos, doce de leite, brigadeiro, coco e diversos outros sabores. Basta escolher, dividir o seu bolo de pão de ló ao meio e recheá-lo como em qualquer outra receita. Mas com a diferença da consistência e maciez que só o verdadeiro pão de ló tem.

Por Heloisa Prado


Categoria(s) do artigo:
Bolo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Guadar.

    Shirlei 11 de outubro de 2010 19:37
  • muito bom esta receita fiz e adorei

    marilene rosa 24 de agosto de 2011 22:03

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *