Sorvete de Banana Com Chocolate

Cozinhar é um ato que acompanha os homens desse a invenção do fogo, e a possibilidade de assar os alimentos conseguidos por meio da caça ou coleta, percebendo que o sabor a eles atribuído era melhor depois que passavam pelo processo de cozimento, especialmente as carnes.

Atualmente, a cozinha não se limita mais somente à alimentação para sobrevivência. É um local onde se pode experimentar várias combinações que não irão apenas saciar a sua fome, mas, também, aguçar o seu paladar para novos sabores. Isso se intensificou muito ultimamente, com a “gourmetização” de vários pratos que eram considerados comuns pelas pessoas.

Outra onda que também tomou conta das cozinhas foi a geração saúde, onde alimentos que possuem conservantes, gorduras e outros compostos químicos estão sendo substituídos cada vez mais pelos produtos orgânicos ou que possuam menos desses compostos em sua composição, já que vários estudos provam que tais químicos estão intimamente ligados com os casos de obesidade, câncer e outros problemas de saúde que viraram um problema no século XXI. Essa onda levou, também, ao aparecimento de vários produtos culinários eu prometem estarem livres desses processos químicos (mas que são mais caros para o consumidor).

Os doces são sempre os alimentos preferidos das pessoas, que sempre escolhem comer um docinho após realizar uma refeição como um almoço ou jantar. E, no nosso artigo de hoje, iremos dar uma dica de uma bela sobremesa para se deliciar nos momentos mais oportunos: um sorvete de banana com chocolate. Além disso, iremos falar um pouco dos benefícios do chocolate e da banana na saúde humana. Vamos lá?

O Chocolate e a Banana

Quando se fala em sobremesa, muitas pessoas já imaginam doces e guloseimas dos mais diversos tipos. No entanto, algumas desejam apenas uma pequena porção do doce mais consumido no mundo inteiro: o chocolate. Proveniente do fruto do cacau, o doce é muito antigo, sendo que o seu cultivo e consumo é atribuído aos povos pré-colombianos, sendo que o chocolate era consumido na forma de um líquido quente e amargo. Na época das Grandes Navegações, o cacau foi levado até a Europa, onde foi feito e passou a ser um produto da nobreza. O chocolate a que temos acesso hoje é provindo de uma série de aperfeiçoamentos que duraram séculos, já que vários temperos, especiarias e outros compostos foram adicionados, para que o gosto dos clientes durante os séculos fosse atendido.

O chocolate a que muitos têm acesso hoje pode ser adquirido por menos de 10 reais nos supermercados do país e do mundo. No entanto, existem os chamados chocolates artesanais, que, além de ter um realce no sabor, também tem um realce no preço (que costuma não ser muito barato).

Embora muitas pessoas acreditem que o chocolate possa fazer mal ao organismo, estudos disseram que o consumo moderado do doce, ou até mesmo, de pequenas porções diárias são benéficas para o corpo, como, por exemplo, promovem no coração um fluxo adequado de sangue, por conta dos flavonoides que o chocolate possui, além de uma melhora no sistema nervoso e o tecido cardíaco, dando a o corpo, também, uma sensação de relaxamento e bem estar. Vale lembrar que esses benefícios se encontram em maior quantidade nos chocolates meio amargo ou nos amargos, por causa da grande concentração de cacau que elas possuem. As outras versões do chocolate, como o branco e o ao leite possuem mais gordura e açúcar do que propriamente o cacau. Aliás, o chocolate branco não possui cacau, sendo composto, majoritariamente, por gordura e açúcar.

O chocolate, com o passar dos anos, passou a ser símbolo de uma das tradições mais antigas de todo o mundo: a Páscoa, que, depois do nascimento de morte de Jesus Cristo, ganhou uma significação cristã. O chocolate nessa época, que costuma ser de março a abril, ganha várias formas: Ovo de Páscoa, no formato de coelho, enfim.

A Banana é uma fruta tropical que também é muito procurada pelas pessoas, para servir de sobremesa no final de uma refeição, como uma alternativa mais light ao chocolate. É encontrado em abundância nos países tropicais, como no Brasil, e utilizada em várias receitas culinárias no país. É a fruta mais “radioativa” entre as existentes, e auxilia o corpo na manutenção de vitaminas e minerais essenciais ao organismo, como o potássio, o cálcio, dentre outros.

A banana também é uma ótima aliada contra a pressão alta, já que, como possui alta concentração de potássio e o mesmo combate a alta na pressão arterial, a fruta se destaca como uma amiga dos hipertensos. Para os que frequentam academia e/ou fazem exercícios, a banana também é um ótimo suplemento alimentar, já que ela é conhecida por fornecer energia imediata ao corpo, isso graças ao fato de que ela oferece 90 calorias a cada 100 gramas consumidos. A fruta também tem em sua composição muitas fibras conhecidas por dietéticas, que são ótimas aliadas na digestão de alimentos. Ou seja, é recomendável que se ingira a fruta depois do almoço, para que as fibras contidas nela ajudem no processo de digestão dos alimentos no organismo.

Sorvete de Chocolate com Banana

Para fazer o sorvete de chocolate com banana, é necessário utilizar duas colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado; quatro bananas de qualidade nanica que estejam maduras; uma lata de leite condensado; meio litro de leite; uma xícara de açúcar refinado; uma lata de creme de leite sem o soro e, por fim, cinco claras.

Antes de utilizar a batedeira no processo, é necessário bater, no liquidificador, o leite, a banana e o achocolatado. Passando a utilizar a batedeira, coloque a clara e bata até que a mesma se transforme em neve, deixando-a firme. Depois disso, acrescente, aos poucos, o açúcar, para que a mistura se transforme em um merengue, sempre mantendo o processo de batimento.

Depois que a mistura virar um merengue, desligue a batedeira e, assim, junte a mistura do liquidificador com os demais ingredientes na batedeira, de forma que todos possam se unificar. Depois que tudo estiver sido misturado, coloque em um recipiente de plástico e congele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *