Sorvete de Banana

As frutas são alimentos essenciais no cardápio de qualquer pessoa. Seja com a meta de perder peso ou, simplesmente, variar a dieta, a questão é que as frutas tem papel importante na manutenção dos processos vitais do organismo. A laranja, por exemplo, fornece vitamina C, que é extremamente importante para evitar que o organismo contraia uma gripe ou um resfriado, o que faz com que muitas pessoas que possuam o mal passem a tomar suco de laranja ou limão, ou passem, simplesmente, a consumir a fruta.

Mas não são somente as laranjas que possuem um alto teor nutricional: As bananas também são um bom exemplo de frutas que possuem várias vantagens a quem a consome. E, no nosso artigo de hoje, você vai conferir uma receita fácil e saborosa unindo a fruta a uma sobremesa que a maioria dos brasileiros adora: o sorvete.  Além da receita de sorvete de banana, você vai saber ainda outras informações interessantes acerca dessa fruta que é bastante consumida no Brasil. Vamos lá?

A Banana

A banana pode ser considerada como uma pseudobaga da bananeira, sendo que tal termo significa que a flor da planta cresce em conjunto com a planta. São cultivadas em mais de 130 países, sendo que a sua origem é asiática – mais especificamente, da porção sudoeste do continente- passando a ser cultivada em, praticamente, todo território tropical do planeta, o que inclui aí o Brasil.

As bananas apresentam vários tipos, que podem variar desde as bananas que possuem a casca mais rígida, ou, até mesmo, a própria polpa doce mais rígida, bem como bananas que apresentam tanto a casca quanto a parte de dentro moles.

As frutas da bananeira, como é chamado o “pseudocaule” que as bananas se desenvolvem sempre vem em cachos, contendo muitas bananas. As vezes, a quantidade de bananas é tamanha que  os cachos podem chegar a pesar mais de 50 quilos.

Com cada banana podendo atingir o peso de até 125 gramas, a sua composição é de 25% de matéria considerada seca, e, também, com os 75% restantes formados por água. As vitaminas encontradas na banana são a Vitamina A e C, além de encontrar também potássio e fibras, essas últimas excelentes para o bom funcionamento do intestino.

Uma diferença entre as bananas selvagens e as utilizadas normalmente são a presença de sementes, já que nas bananas selvagens a presença das sementes é bastante notada; já nas bananas comercializadas as sementes praticamente não existem.

Uma curiosidade acerca dessas frutas é que a banana, em comparação as outras frutas, é a mais radioativa, sendo a presença de isótopos de potássio a responsável por essa radiação. Contudo, não se espante: a radiação presente em cada porção de banana é infinitamente pequena para que se cause algum dano no organismo. Sendo assim, não assimile as bananas a locais de acidentes radioativos, como a cidade de Chernobyl, na Ucrânia, ou Fukushima, no Japão.

Efeitos da Banana na Saúde

A banana, por conta da presença de vitaminas e outros ácidos benéficos em sua composição fazem um bem enorme a saúde de quem a consome. Confira, a seguir, alguns dos benefícios existentes para quem consome esse tipo de fruta:

-Por conta da presença de fibras em sua composição, a banana pode ser uma ótima aliada na ajuda para digerir os alimentos. Problemas no intestino e até mesmo a constipação intestinal pode ser evitada com a ingestão de bananas regularmente. Para quem se encontra com quadro de diarreia, a banana também ajuda a equilibrar o intestino, repondo os eletrólitos perdidos do corpo por causa do problema, além de fornecer potássio suficiente para o funcionamento do corpo humano. Alguns ingredientes presentes na banana também são ótimas para as bactérias presentes na flora intestinal, ajudando a manter a saúde de tais microrganismos e, assim, contribuir para o bom funcionamento do intestino.

-Além do intestino, a banana também é ótima para os ossos, pela presença de frutooligossacarídeos, substância essa que auxilia os ossos a fixarem substâncias importantes para a saúde deles como cálcio e magnésio.

– Os olhos também são beneficiados pela ingestão regular de banana, pois a fruta ajuda a proteger a saúde da retina. Um problema que é acarretado por conta da idade da pessoa é a chamada degeneração macular, que pode afetar, aos poucos a visão. Todavia, o consumo regular da banana pode fazer com que esse problema não se realize.

Sorvete de Banana

Que tal aliar um estilo de vida saudável a um dos doces mais pedidos pelas pessoas? Confira, a seguir, uma receita de sorvete de banana que, com certeza, é delicioso. Veja.

Para fazer a receita, você vai precisar de ½ copo de leite, podendo ser mais de acordo com seu gosto, três bananas, aproximadamente duas colheres de mel, cerca de 60 gramas de farinha de castanha e três colheres de creme de leite. No entanto, o uso de creme de leite nessa receita é opcional, ficando a seu cargo decidir inclui-lo ou não.

Antes de começar a receita, é necessário que você pique as três bananas em formato de rodelas e coloque-as no freezer para congelar- algo em torno de 3 horas- para que a receita dê certo. Depois de passado o tempo, verifique se a mesma congelou e, constatado isso, coloque-a no liquidificador juntamente com o mel, o leite, com a farinha de castanha e com o creme de leite. Bata tudo até que não tenha mais nenhum pedaço de banana no meio da mistura. No entanto, não bata demais para que o sorvete não fique com a consistência liquida.

Depois de bater o sorvete, é hora de coloca-lo no freezer e esperar mais duas horas até poder degustar o seu sorvete de banana. É uma receita simples, e que pode ser consumida a qualquer hora do dia, desde o café da manhã, depois do almoço ou, até mesmo, antes de ir fazer exercícios.  Se você desejar, pode comer o sorvete juntamente com um bolo feito de farinha integral, que vai turbinar ainda mais a sua dieta. Granola também é uma boa pedida para acompanhar o seu sorvete de banana. Bom apetite.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *