Mandioca Frita Cremosa

Esta sem ideais para faze rum belo jatar para familiar e amigos ? E quem sabe alguns petiscos para uma baita festa ? Ou sera que você esta mais afim de apreciar um almoço a dois ? Existem receitas tao versáteis que podem ficar ótimas para qualquer ocasião. Este é o caso da mandioca, que pode ser cozida, mas fica muito melhor quando é bem frita e fica muito cremosa. Além de toda essa flexibilidade culinária, este vegetal ainda pode ficar muito bom com alguns acompanhamentos, sejam eles mais simples sou daqueles mais sofisticados, dependendo da sua vantagem. prenda a fazer uma bela mandioca frita e cremosa aqui neste artigo!

Mandioca: Um Legume que Faz Bem

A mandioca é um alimento bastante difundido em diversos países, mas faz parte tipicamente da cultua brasileira, especialmente no nordeste, onde ela é largamente plantada. O legume é cultivado como uma tuberosa, ou seja, é um alimento considerado como uma raiz e criado de tal forma, por debaixo do solo. A mandioca foi um alimento muito usado ao longo da historia. Foi cultivado nas Américas, trazido para a Europa, mas com origem, muitas vezes comprovada, na Amazônia brasileira, ode era o seu principal local de cultivo. Por ser um alimento tipico do território verde e amarelo, possui diversos nomes populares, cada um conhecido em uma região brasileira.

Por isso, é um alimento bastante famoso, utilizado para preparar diversos pratos diferentes e com acompanhamentos bastante originais. Ja na época em que os índios habitavam o território brasileiro é que a mandioca é bastante cultivada e exportada, consumida muita vezes como uma raiz propriamente dita, usada até mesmo para fazer sopas. Depois dos indígenas, na Europa, a mandioca era uada para fazer varinha, onde se tornou muito mais abundante do que a farinha de trigo, o que acabou impressionando os europeus. Atualmente, na Africa, a mandioca é base da dieta alimentar.

Modo de Preparo

A mandioca é um alimento muito versátil e de acordo com cada costume, ela é feita de uma forma diferente. A mandioca, como forma de raiz, pode ser preparada em uma sopa com outros legumes. Também é muito utilizada para fazer a famosa farinha de mandioca. Uma das suas variantes, o aipim, é muito utilizado cortado em cubos, sendo cozido ou frito. Comidas tipicas do brasil como o tacaca são preparados com o caldo da mandioca, na hora da prensagem da massa de mandioca.

A fermentação desse alimento também pode produzir algumas bebidas, que , na verdade, são de origem indígenas. No maranhão, por exemplo, o caldo de mandioca é usado para a produção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas também. Além de comidas tipicas e caldos, a mandioca também é usada para a produção de polvilho. Graças a esta invenção, o famoso pão de queijo brasileiro pode ser preparado diariamente em varias regiões do pais. O polvilho é conhecido como fécula de mandioca, o que acaba explicando muita coisa.

Mesmo com tantas opções de preparo, nada melhor do que uma mandioca frita e cremosa para servir no almoço, na janta e também como petiscos em uma boa conversa com os amigos. Para saber como fazer um belo prato utilizando esse alimento frito, de uma olhada nas receitas abaixo e se inspire!

Preparando Mandioca Frita e Cremosa

Quer fazer uma mandioca frita e cremosa para servir e qualquer ocasião do dia ? Confira a receita abaixo, preparando os ingredientes necessários!

– Ingredientes necessários

  • Um quilo de mandioca descascada, lavada e cortada em cubinhos ou pedaços ( pode ser macaxeira ou aipim, do jeito que preferir)
  • Dois saquinhos de caldo de galinha em pó que contenham 9 gramas cada um. Pode se de carne, galinha ou legumes

– Modo de preparo

  1. Pegue uma panela de pressão e jogue os cubinhos de mandioca dentro dela
  2. Leve a penal de pressão ao fogo e cubra as mandiocas com água. Deixe a mesma no fogo, cozinhando as mandiocas até que todas elas amoleçam.
  3. Ainda com a mandioca quente, retire a fibra do centro e amasse as mesmas com o garfo, deixando -as bem amassadas, como se fosse fazer um purê. Não esqueça de escorrer bem os alimentos.
  4. Junto o caldo de galinha ou do sabor que você quiser a mandioca ainda quente e já amassada.
  5. Pegue uma assadeira qualquer, e pequena, utando a mesma com óleo e azeite.
  6. Coloque as mandiocas na assadeira e comprima a massa com as mãos, deixando a mesma bem colocada no suporte. 
  7. Deixe a assadeira do freezer ou na geladeira por aproximadamente 20 minutos, até que a mandioca amassada esfrie o suficiente para continuar com o processo.
  8. Corte a masa em pequenos cubinhos, rendendo o numero de porções que você precisa para servir aos seus convidados
  9. Leve novamente ao freezer, congelador ou geladeira por mais 20 minutinhos
  10. Pegue uma frigideira e coloque óleo suficiente para fritar todas as porções de mandioca que renderam. Deixe o esmo esquentar bastante para começar a fritar os cubinhos. Deixe todos os pedacinhos fritarem até ficarem bem quetes e dourados. Na esqueça de secar a gordura ao retirar a mandioca da frigideira com óleo, para ter o minimo de gordura possível na sua comida.
  11. Sirva as porções já fritas logo em seguida, bem quentinhas. Vale lembrar que a mandioca frita pode levar diversos acompanhamentos. Confira quais podem ser para que a sua comida fica ainda mais deliciosa!

Acompanhamentos

Mandioca frita e cremosa fica bem com:

  1. Arroz de brócolis passado e refogado com alo torrado e um frango grelhado, para quem gosta de legumes diversos
  2. Arroz branco com carne mal passada. A mandioca frita pode substituir a famosa batata frita.
  3. Uma salada de folhas como alface, rúcula e outras que você gostar. Coloque cubinhos de queijo ou peito de peru para dar um gostinho. E que tal um tempero bem gostoso para deixar a comida ainda mais saborosa? Um molho a campanha preparado com tomate fresco e pimentão verde é uma boa pedida
  4. Uma salada de macarrão com atum, maionese e milho

Traga um bom vinho para saborear!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *