Petiscos de Botequim

Petiscos de Botequim – As Regiões

Petiscos de Botequim

Petiscos de Botequim

Hoje a substituição da palavra botequim vem com seu diminutivo boteco, o qual ao ser mencionado já nos remete aos famosos pratos e porções deliciosas, que são preparados aqui no Brasil e reconhecidos popularmente em todo o mundo. Exemplos como petiscos ao molho de azeite, queijos, salames, salsichas em conservas ou mesmo porções fritas são as mais pedidas em todo o país, com a pitada de bom gosto e simplicidade.

No Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa abusa em seus botequins com a presença dos pratos e porções a base de carne seca, mandioca, farofa e outros alimentos servidos a parte, também com o famoso bolinho de bacalhau, ou mesmo camarão. No estado de São Paulo já são comuns os petiscos a base da carne bovina, como os picadinhos de picanha ou filé mignon, com farofa e acompanhado muitas vezes do caldinho de feijão.

Em Minas Gerais tem-se a deliciosa costelinha de porco, ou mesmo batatas com bacon, arroz branco e o famoso tutu, combinações essas que são as mais requisitadas dentro do estado, e reconhecidas internacionalmente.

Tapas – Petiscos Espanhóis

Tradicional

Tradicional

Não apenas a comida brasileira e os famosos petiscos estão em alta na culinária tradicional, mas destacam-se também, por exemplo, os tapas espanhóis, os quais pertencentes a uma cultura propriamente rica em diversidade gastronômica, aliam-se também ao sabor mundial dos petiscos de botequim.

Os tapas são tradicionalmente consumidos no final de cada dia, quando os espanhóis em casa ou mesmo em botecos sentam-se para comer e beber em companhia da família e amigos. Feitos a base de pães com recheios variados, os prediletos são os tapas a base de frutos do mar, peixes em conservas e outros ingredientes que incrementam essa iguaria, como as azeitonas, o orégano, erva-doce e tomilho, finalizando a porção com um toque especial e sutil.

Cursos de Preparação para Donos de Botequim

Pratos

Pratos

Muitas empresas e restaurantes hoje são adeptas a cursos com a formação ou mesmo experiências de cozinheiros para a preparação de pratos típicos de botequim, cursos esses oferecidos no país até mesmo gratuitamente.

Os cursos geralmente vêm com a ementa de preparar os futuros cozinheiros, que também poderão ser donos de botequins, com a noção de itens fundamentais a um boteco, como: os bolinhos salgados, principalmente os de bacalhau, sanduba de boteco (bauru), carne na chapa, frituras em geral, entre outras comidas típicas de botequim, de acordo com a região e sua culinária logicamente.

Para a inscrição os alunos já podem ter no mínimo 16 anos e ingressarem-se posteriormente como aprendizes em restaurantes de todo o país, demonstrando as capacidades e experiências exercidas durante um período de 15 horas no total. A capacitação para a gastronomia está sendo nos últimos anos marca registrada de novos empreendedorismos e novos campos de emprego para muitas pessoas que se interessam por cozinhar ou mesmo abrir um botequim em sua cidade, bairro ou até mesmo em sua propriedade rural.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • sao receitas de deixar com agua na boca

    BETO LUNAS 6 de dezembro de 2011 16:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *