Peixes e vinhos são uma ótima combinação, e que acabam fazendo muito sucesso na área da culinária. Porém, você sabe quais são os melhores tipos de peixe para combinar com vinhos, e também para serem assados?
Antes de darmos início a nossa deliciosa receita, vamos entender um pouco mais sobre quais são os tipos de peixes mais recomendados para essa receita, e assim, você poderá escolher qual será a melhor opção para sua receita.
Além de estudarmos quais os peixes acabam combinando ainda mais com a utilização de vinhos, vamos entender também um pouco mais sobre quais são as melhores peças de peixe para serem consumidas assadas.
Vamos então a algumas dicas que podem fazer com que o sabor de sua receita seja ainda mais realçado:
Caso você não esteja realizando uma receita onde o peixe será utilizado em fatias ou filés, é indicado que você não tire a cabeça do mesmo na hora de assar. Além de ser um pedaço que contém parte significativa de carne, a cabeça do peixe pode fazer como que a umidade de toda a peça seja mantida. Caso você prefira sim removê-la, a utilização do papel alumínio é muito recomendado, você poderá cobrir parte do peixe durante seu processo de cozimento ou apenas no início do mesmo, cerca de meia hora.
Os peixes que contém menores quantidades de água, acabam sendo melhores assados e aproveitados quando são cozidos em baixas temperaturas, atingindo o máximo de 140 graus. As carnes que são consideradas mais gordas, ou mesmo que apresentam maiores quantidades em uma peça, podem fazer com que essa temperatura seja elevada até cerca de 180 graus.
Agora então vamos aprender um pouco mãos sobre os melhores tipos de peixes para o processo de cozimento, e como eles podem mudar o sabor e textura de sua receita.
Anchova: os peixes desse tipo acabam podendo ser cozidos, assados e até mesmo ensopados, oferecendo grande caridade culinária em seu processo.
Bacalhau: o clássico peixe bacalhau é um dos peixes que apresenta grande versatilidade na hora de seu preparo, ficando muito saboroso cozido, feito ou assado. Porém, a combinação desse tipo de peixe com o vinho tinto pode não ser tão grande.
Bagre: geralmente esse tipo de peixe é consumido frito ou cozido, mas também é uma ótima opção assado, e tem grande afinidade com a utilização do vinho tinto.
Salmão: o salmão geralmente é um peixe servido em sua forma grelhada, mas pode também ser muito saboroso de assado com a utilização de ervas e alguns legumes.
Namorado: esse é um tipo de peixe que é ideal para ser assado, e principalmente inteiro, para que logo após possa ser recheado.
Esses são os principais tipos de peixes que acabam sendo utilizados no processo de construção dessa receita, ou não. Você não precisa seguir à risca a ideia de aprovação ou não do peixe para o cozimento, já que o sabor do mesmo é muito particular para cada indivíduo.
Vamos agora então para a construção de nossa deliciosa receita de filé de peixe como molho de vinho tinto.
Ingredientes Para O Preparo Da Receita Do Filé De Peixe Com Molho De Vinho Tinto
- – Meia xícara de óleo de azeite de oliva
- – Suco de um limão
- – Ervas para utilizar no processo de tempero de sua preferência
- – Uma xícara de vinho tinto da marca que você preferir
- – Sal a gosto
- – Pimenta do reino ou pimenta calabresa a gosto
- – Óleo de coco
- – Farias de filé de peixe de sua preferência. A quantidade de carne utilizada também poderá ficar a seu gosto.
Modo De Preparo Da Receita De Filé De Peixe Ao Molho De Vinho Tinto
- – Primeiramente você deverá misturar todos os ingredientes, a fim de que um certo tipo de molho seja criado, onde você mais tarde irá mergulhar as fatias do filé de peixe
- – Sequencialmente, deixe a carne do peixe mergulhara nesse molho por cerca de uma hora. Dessa forma, o sabor do molho irá adentrar de forma mais fácil a carne, melhorando e aprimorando seu sabor
- – Caso você prefira empaná-lo, esse processo poderá ser realizado logo após você retirar a carne do molho de vinho tinto
- – Se você decidir então apenas fritar a carne, essa será o próximo passo a ser seguido, fritando a carne então com o óleo de coco
Essa é uma receita de preparo muito fácil, e que apresenta um sabor delicioso.
Você pode preparar seu peixe acompanhado de legumes e guarnições.
Caso estejamos falando de um jantar comemorativo, por exemplo, esses files de peixe com molho de vinho tinto podem ser servidos também com purê de batata e algum outro acompanhando. Bom apetite!