Champagne

Champanha ou Champanhe é denominado um vinho branco produzido na França, na região de Champagne. É produzido a partir da fermentação da uva. Acredita-se que esse espumante iniciou-se pelas mãos de romanos, que plantavam vinhas naquela região. Mas há documentos históricos que mostram que esse produto, o vinho já era feito há muito tempo antes.

A fama deste vinho, se tem pelo fato de que na cidade de Reims, mais importante da região de Champagne quase todos dos grandes reis foram coroados ai, na catedral de Notre Dame, onde era servido a Champagne, sendo conhecida com a bebida dos reis.

A produção da bebida é feita na região da França denominada Champagne Ardenne. Nesta localidade também eram conhecidos os vinhos tranquilos, ou seja, vinhos não espumantes, os usualmente chamados de vinhos tintos, vinho branco ou ainda vinho rosado. Ali existiam um pequeno povoado de monges Dom Ruinart e Dom Pérignon que se esforçavam para aprender todo o processo do vinho, as duas fermentações na garrafa, assim finalizando com o vinho espumante, a Champagne.

Os tipos de uvas usados na produção da champanhe são geralmente pinot noir, pinot meunier e chardonnay.

Champagne

Champagne

Fabricação

A fabricação do espumante é bastante demorado e ainda é caro. O processo é praticamente o mesmo usado de tempos atrás. A alteração que o processo de fabricação sofreu foi o que Nicole Ponsardin introduziu que consiste em um método que retira a fermentação da garrafa do vinho espumante. Quando essa técnica não era usada, ou seja, há séculos atrás a cor e aroma eram modificados pois levava uma cor turva e aroma residual das leveduras. O tempo mínimo de produção de uma Champagne é de pelo menos dois anos, e os mais especiais duram em média de cinco anos de fabricação.

As garrafas ficam estocadas no subterrâneo das cidades. Há casas de produção que possuem mais de vinte quilômetros de túneis cavados com milhões de garrafas de vinho a espera da finalização da fabricação..

Método Clássico

Esse método de processamento do vinho espumante é feito com a fermentação provinda da própria garrafa. Esse é o autêntico champanhe, ainda é usualmente utilizado na produção de outros tipos de espumante de qualidade superior. Sendo esse processo originário da pequena aldeia de monges Dom Pérignon, já citado anteriormente.

É uma dupla fermentação, a primeira é feita em grandes tanques e a segunda fermentação é realizada na própria garrafa, ou seja nos grandes túneis, fazendo uma rotação de garrafas, então chamada de Remuage. A fermentação primária é realizada do mesmo jeito que vinhos normais são feitos, a fermentação alcoólica. Quando este vinho básico já está pronto, é colocado em garrafas e nesse momento é adicionado compostos de fermento e ainda cerca de vinte e quatro gramas de açúcar por litro de vinho, assim ao longo do tempo de dois a cinco anos irá originar bolhas de dióxido de carbono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *