Como Fazer Um Bacalhau Generoso

Quem nunca teve vontade de apreciar um belo almoço em família, ou até mesmo a dois, com uma receita super original ? Comer bem é sempre um desejo dos que apreciam diversas culinárias. Porém, nem sempre a originalidade vence o sabor e aquelas comidas mais tradicionais e clássicas acabam vencendo quando o assunto é preparar aquele prato delicioso. Por este motivo e tantos outros, a boa e velha bacalhoada sempre vence, ainda mais quando se tem uma receitinha super interessante por de trás das mangas. Aprenda a fazer um bacalhau generoso aqui neste artigo!

O Bacalhau e A Sua Tradição

Existem muitos pratos tradicionais em meio a culinária, mas nenhum é tão clássico e ao mesmo tempo apreciada quanto o bacalhau. Existem diversas formas de prepara-lo, introduzindo até mesmo alguns ingredientes originais na preparação de um prato contendo este peixe tão famoso. Existem aquelas receitas que são tipicamente brasileiras, levando todo o jeitinho verde e amarelo para cima da mesa. Outras preferem acompanhar o tradicionalismo mesmo e criar receitas que tenham a ver com a sua origem, lá na Europa. Porém, não importa muito da onde esse peixe tão saboroso veio, o que na verdade interessa é que ele pode ser feito conforme o chefe deseja, sendo até mesmo incorporado a algumas saladinhas e pratos típicos.

Na época natalina, em alguns países, o bacalhau é obrigação para uma boa ceia, onde muitos acabam misturando ingredientes inesperados, que foram introduzidos a milhões de receitas com o passar do tempo. Por este e tantos outros motivos é que o bacalhau se tornou tão querido nas mesas brasileiras e também estrangeiras.

Das Grandes Navegações Aos Pratos Brasileiros

A história do Bacalhau e a sua tradição começam com as grandes navegações, organizadas pelos povos portugueses, até porque este peixe é um prato muito conhecido e apreciado neste país. Com as explorações pelos mares, os portugueses acabaram introduzindo as receitas com bacalhau para tripulação, que no começam eram bem simples, chegando até o solo, vindo fresquinho do mar. A resistência e a duração do bacalhau dentro das embarcações para a alimentação, considerando que o peixe era salgado e totalmente gustativo, acabou levando os portugueses a buscar novos locais para a pesca, incluindo até mesmo a costa canadense, antes do ano de 1500. Por este nobre motivo, Portugal é conhecido hoje em dia como o principal consumidor do bacalhau, onde o peixe acabara se tornando o amigo fiel dos portugueses.

Mesmo com toda esta tradição vinda de Portugal, há registros de que os vikings tenham sido os pioneiros da introdução do bacalhau na culinária, mesmo que eles tenham tido modos mais arcaicos relacionados ao seu preparo, já que estes povos ainda não conheciam o sal.

Sendo assim, o bacalhau começou a se espalhar pelo mundo, sendo produto de importações de países europeus como a França , por exemplo, chegando até o Brasil por meio das colonizações. Quando o peixe começou a se atrelar a aspectos culturais destes países, ele começou a ser o principal alimento das sextas-feiras santas e festas religiosas, onde a carne vermelha era proibida para consumo. Assim, o peixe foi se tornando cada vez mais popular, acessíveis a todas as camadas, sendo elas brasileiros, portuguesas ou européias de um modo geral.

E agora ficou curioso para preparar uma bela receita usando este peixe tão famoso e tradicional ? Abaico, confira uma receita super saborosa de bacalhau generoso!

Bacalhau Generoso

Para começar a fazer o seu bacalhau, confira os ingredientes que você vai precisar. Tenha todos muito bem organizados e em mãos. São eles:

Preparo do Bacalhau

  • Um quilo de bacalhau, cortado em pedaços médios
  • Um quilo de batata cozida
  • Um molho de salsa ( opcional, pois pode ser a salsinha picada também)
  • Uma xícara de castanhas totalemnte torradas
  • Quinhentos gramas de cebola picadas
  • Vinte azeitonas pretas ( opcional)
  • Cem militros de azeite de oliva
  • Dois envelopes de tempero sabor legumes

Preparo do Molho Branco:

  • Duas colheres de sopa de manteiga
  • Um dente de alho amassado
  • Três colheres de sopa de farinha de trigo
  • Quatro xícaras de leite
  • Um Copo de requeijão cremoso
  • Uma caixa de creme de leite
  • Duas colheres de sopa de queijo ralado
  • Um pouco de Noz-moscada ralada para dar gosto

Modo de Preparo:

  • Primeiro, você vai começar a preparar o seu bacalhau. Comece dessalgando o peixe e reservando o mesmo logo em seguida. Inicie o cozimento das batatas com caldo e tempero de sabor legumes, para da rum gosto interessante as mesmas. Reserve as batatas e comece a picar as suas cebolas, molhando-as, posteriormente, no azeite de oliva. Reserve tudo para começar a preparar o molho.
  • Coloque a manteiga em uma panela e depois o alho bem amassado por cima. Deixe o alho fritar e logo em seguida, vá colocando a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo bem, de forma generosa, até que a farinha se misture com a manteiga e forme uma massinha. Vá colocando o leite aos poucos para que o seu molho não comece a empelotar, não deixando de mexer um só segundo. Depois, acrescente ainda o creme de leite, o requeijão cremoso e vá mexendo, temperando o seu molho com a noz moscada picada. Acrescente o queijo também para dar um gostinho especial ao molho. 
  • Agora, a montagem do seu bacalhau vai começar! Em um recipiente retangular, coloque um pouco de azeite de oliva na base e comece a acrescentar as batatas cozidas, as salsas picadas e as castanhas. Depois, vá acrescentando o bacalhau de vagar, formando pequenas camadas, colocando por cima, logo em seguida, as cebolas bem picadas. Por último, acrescente o molho branco ainda quente por cima do bacalhau. Polvilhe tudo com um pouco de queijo ralada e o seu prato já pode ser levado ao forno, deixando a receita dar aquela bela gratinada!
  • Quando o seu bacalhau estiver bem gratinado, retire o refratário do forno e sirva no almoço ou no jantar para os seus convidados e amigos!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Peixe

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *