Pão Caseiro com Ovo de Avestruz

Você já experimentou como opção de um lanche da tarde um pão caseiro? Se sim, existem opções de recheios que podem compor sua refeição, incluindo o ovo de avestruz.

O ovo de avestruz não é um alimento muito consumido no Brasil, mas algumas pessoas tem o costume de preparar algumas receitas que acompanham essa iguaria. No brasil é muito comum que as pessoas comam pão com ovo em lanches da tarde, mas o tipo de ovo que eles consomem é o clássico ovo de galinha. Porém, como existem casos especiais, algumas pessoas acabam por consumir ovo de avestruz.

Primeiro vamos aprender algumas receitas de pão caseiro que podem combinar com o ovo de avestruz que será fritado logo após o preparo do pão.

Diferença de Tamanho Entre um Ovo de Galinha e um Ovo de Avestruz

Diferença de Tamanho Entre um Ovo de Galinha e um Ovo de Avestruz

O pão caseiro é uma receita muito clássica e que as pessoas costumam reproduzir sempre em suas casas. No brasil a cultura de consumo de pães é muito alta, mesmo que de outras formas, como o pão francês, o pão de forma e o famoso pão de queijo. Famílias mais antigas e tradicionais costumam reproduzir algumas receitas de pães caseiros e acabaram tornando esse processo uma tradição em suas casas.

O costume da reprodução de pães caseiros se iniciou há muito tempo, e se tornou uma atividade para as mulheres e homens da família que acabam utilizando esse tempo de preparo da receita como um hobby, uma atividade que os relaxem; dessa forma eles acabam mesmo que sem querer criando tradições dentro de casa com seus filhos e familiares.

A historia do pão  inicia na época da Mesopotâmia, onde acabou surgindo a cultivação do trigo,  obviamente o preparo da massa do pão daquela época se diferencia demasiadamente das produções caseiras que são possíveis de se encontrar hoje em dia, naquela época, a massa se baseava a partir da mistura do fruto de carvalhos e as farinhas que eram produzidas a partir dos trigos. O tempo para que o pão pudesse ser consumido também era uma questão para as pessoas daquela época, haja visto que para a realização do pão leites e ovos não faziam parte da receita, tornando o pão extremamente duro e amargo, fazendo assim as pessoas esperarem um certo tempo até que o mesmo pudesse ser consumido.

Hoje os tipos de massa que podem ser observados em mercados e residenciais apresentam diversos sabores, cores, cheiros e texturas, fazendo com que a escolha de qual pão experimentar se torne cada vez mais difícil. A maioria das receitas que observamos hoje levam em sua composição ovos, fermentos, açúcares e leite, mas dependendo do tipo de serviço que as pessoas queiram oferecer, existe a possibilidade de acréscimo de frutas, queijos e grãos.

Com o crescimento do mercado de produtos naturais, que não levem em sua composição aditivos industriais e prejudiciais a saúde, hoje, o negocio de venda de produtos artesanais e orgânicos cresce muito rápido. Por isso a produção de pães caseiros para venda é cada vez mais interessante e possibilita que diversas famílias consigam uma renda extra para o sustento de sua casa.

Para que o pão caseiro fique com um aspecto e sabor de boa qualidade todo o processo de preparação dos pães deve ser realizado de forma higiênica, com bons produtos e com um forno na temperatura correta.

A temperatura tem que estar sempre correta, pois por utilizar fermento em sua composição, cada minuto e grau a mais na temperatura do forno pode acabar fazendo com que seu pão fique seco demais, ou cru, bem como se a quantidade de fermento que seja disposta em sua massa ultrapasse a quantidade certa seu pão poderá apresentar uma consistência mais densa.

Todos os métodos para a preparação dos pães caseiros devem ser executados com precisão, desde a mistura dos ingredientes até o seu processo de embalagem.

Existem diversos cursos online que ajudam e ensinam como otimizar e iniciar sua produção na área de pães caseiros, de todas as formas, para que você consiga obter maior sucesso na área de vendas de seus pães. Um dos cursos oferecidos nessa área contam com um certificado de conclusão emitido pela Universidade Online de Viçosa. Além do clássico pão caseiros outros tipos de receitas são apresentados nesse curso, bem como a produção de pães de forma, batata e pão de queijo.

O mercado da produção e vendas desses pães caseiros é muito ampla pois atendem diversos tipos de mercado, como restaurantes, supermercados, padarias e alguns hotéis e pousadas.

Como essa receita fala sobre o consumo dos ovos de Avestruz, vamos conhecer um pouco da história dessa ave e do início das produções alimentícias que tem como base os ovos dessa grande ave.

O avestruz é uma ave muito conhecida, principalmente pelo seu grande tamanho, que acabou dando o título para a ave de maior pássaro do mundo. O avestruz é uma ave africana e que por conta de seu tamanho é incapacitada de voar. Eles pesam em media o montante de cem a cento e trinta quilos, mas existem casos registrados de alguns machos que ultrapassam a marca de cento e sessenta quilos, eles medem cerca de um metro e setenta podendo chegar até dois metros de altura.

Os avestruzes apresentam a característica de dimorfismo sexual, e essa característica se apresenta quando a ave chega em sua idade adulta, com cerca de um ano e meio.

Essas aves se alimentam de arbustos, geralmente vivem em grupos nômades com um total de aves podendo superar o número de sessenta integrantes. Os ovos dessa ave são extremamente grandes e podem pesar até cerca de dois quilos.

Para o preparo da receita a quantidade que você utilizará do ovo de avestruz deve ser observada, pois como ele tem um grande peso, provavelmente você não irá utilizar todo o ovo para se dispor de uma receita que gere menos quantidades de porções ao final do processo de cozimento do pão caseiro.

Como Preparar Pão Caseiro Com Ovo De Avestruz?

No Brasil, os gaúchos geralmente conhecem o avestruz como Ema, então caso você veja alguma receita que indique o uso de gemas ou claras advindas do ovo de Ema, basta ter em mente que o ovo que estarão se referindo é o de avestruz.

Para o preparo da receita os seguintes ingredientes serão necessários:

  • Um ovo inteiro com gema e clara de avestruz;
  • De quatrocentas a quinhentas gramas de gordura pura de porco, mais conhecida como banha;
  • Novecentas e cinquenta gramas de açúcar (o tipo de açúcar não irá interferir tanto no desempenho da receita, porem o açúcar cristal ou refinado é mais indicado para o preparo do pão caseiro com ovo de avestruz);
  • Uma gema de ovo de galinha;
  • A quantidade de farinha de trigo é em média cerca quatro quilos e meio
  • Existem pessoas que preferem ao trabalhar com uma receita desse tipo utilizar leite de vaca em vez de água, para ir molhando a massa. Caso esse seja o seu caso, novecentas ml de leite serão suficientes. A mesma quantidade pode ser aplicada caso você prefira utilizar água.
  • Sal a gosto. Para o preparo dessa receita a quantidade de sal pode ser opcional, mas caso você não tenha noção da quantidade cerca de seis colheres de sopa serão o bastante.
  • Fermente biológico. A quantidade fermento biológico que deve ser utilizada nessa receita dependerá do peso total que a massa estará apresentando logo após todos os ingredientes terem sido adicionados, isso porque a quantidade de fermento biológico disposta na receita deverá representar um por cento do seu valor total. No caso dessa receita a quantidade de fermento biológico não ultrapassaria as noventa gramas.
  • Erva doce a gosto.

Modo de Preparo do Pão Com Ovo de Avestruz

Para o início de sua receita você precisará realizar a quebra da casca do ovo de avestruz. Por ser um ovo grande e espesso, a quebra de sua casca não é tão simples como a quebra de um ovo de galinha, por isso algumas pessoas acabam utilizando brocas para abrir a casca. além de se tornar um evento nas casas onde isso acontece, é uma experiencia muito divertida para se realizar com as crianças, que nunca viram ao vivo um ovo de avestruz, principalmente sendo quebrado. Após quebrar o ovo de avestruz, reserve em um recipiente até que seja utilizado.

Em um copo é necessário que cerca de uma colher e meia juntamente com uma pequena quantidade do leite, em temperatura morna seja adicionado. Misturar esses ingredientes e logo após adicionar todo o fermento biológico que será utilizado na massa do pão caseiro com ovo de avestruz. Essa mistura deve ser reservada por cerca de vinte e cinco minutos, até que o fermento faça efeito e cresça.

Enquanto o copo com o leite morno, o açúcar e o fermento está em processo de crescimento você irá bater o ovo de avestruz em uma batedeira, juntamente com a clara do mesmo.

Em uma bacia grande deposite toda a farinha de trigo, de forma que no meio da bacia fique vazio. Dessa forma aos poucos vá adicionando os outros ingredientes do pão caseiro com ovo de avestruz, começando pela gordura in natura de porco, o açúcar, o sal, erva doce, a gema do ovo de galinha, a mistura já reservada por vinte e cinco minutos, por fim adicione o ovo de avestruz já batido anteriormente. É muito importante que ao adicionar os ingredientes gradativamente você sempre se atenha de ir molhando a massa com o leite ou a água morna, até que ele acabe.

Após adicionar todos os ingredientes na massa, realize a mistura com suas mãos. Ara isso a higienize bem antes e certifique-se de que ela não está com nenhuma sujeira.

Você pode reservar uma parte do leite para essa hora, isso porque enquanto você estiver amassando sua massa com suas mãos, poderá ir adicionando lentamente pequenas quantidades do leite morno. A mistura da massa deve ser realizada até que todos os ingredientes estejam agregados entre si, e que você sinta que a massa já está mais densa. Ao final do processo de mistura dos ingredientes da massa do pão caseiro com ovo de avestruz ela não poderá estar grudando em suas mãos. Caso ela ainda esteja grudando em suas mãos você pode ir adicionando farinha de trigo aos poucos, até que ela apresente uma consistência mais firme.

A erva doce também pode ser adicionada na hora que a massa estiver desgrudando de sua mão. Para isso, adicione um pouco de farinha de trigo sobre uma bancada onde você possa manusear a massa do pão caseiro com ovo de avestruz; adicione lentamente a erva-doce e continue o processo de mistura dos ingredientes, até que a massa apresente uma consistência boa e que faça pequenos barulhos quando estiver sendo sovada, como se fossem pequenos estalos sonoros.

A massa precisara de um processo de descanso, para o fermento realize seu trabalho e a massa apresente um relativo crescimento. Algumas pessoas acreditam que após o processo de sova-la, depositar a massa para seu descanso onde haja sol, pode favorecer seu fornecimento. Você pode tentar essa opção, e caso o sai esteja nublado é possível colocar a massa para descansar sobre uma superfície um pouco quente, pois o processo de crescimento da massa será assim agilizado.

A massa deve ser coberta, geralmente com um pano de prato, para que não caia sobre ela nenhum tipo de sujeira ou bicho. O processo de crescimento da massa irá acontecer por volta de quarenta a cinquenta minutos.

Algumas pessoas mais antigas adotam métodos mais eficientes que poderão ajudar uma pessoa inexperiente no preparo da massa do pão caseiro com ovo de avestruz, para isso você precisara de um copo com água e uma bolinha de sua massa já sovada. A bolinha deve ser colocada sobre a água, e quando ela estiver na superfície do copo você poderá começar a trabalhar com sua massa, moldando-a da forma que preferir.

Caso você prefira adicionar algum tipo de semente e grãos em sua receita, a hora será depois que ele já estiver moldado da forma que você preferir.

O tempo que essa receita fica no forno não passa de quarenta minutos, numa temperatura média. Após o cozimento do pão caseiro com ovo de avestruz é recomendado que ela ainda fique um tempo no forno para que não murche quando o forno for aberto, e assim ela possa esfriar devagar e dentro do forno, seja ele a gás, elétrico ou de lenha.

Após o pão caseiro com ovo de avestruz estiver pronto você pode servi-lo juntamente com um café com leite, manteiga ou margarina. Caso você esteja fazendo esse tipo de pão para venda é recomendado que todos os produtos sejam descritos na embalagem do pão, e se o seu público alvo dor pessoas que consomem apenas alimentos orgânicos que isso esteja indicado ou não na embalagem do produto.

O mercado da área da comida hoje é muito grande, e você pode iniciar a venda de seus pães caseiros ate mesmo de sua casa, anunciando seus produtos por meio de diversas redes sociais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *