Ovo de Urubu é Comestível?
O urubu se alimenta de animais mortos, ou seja, é um animal necrófago. Se alimenta de todos os restos orgânicos. E atuam como agentes de limpeza na natureza.
Uma questão que algumas pessoas costumam levantar é se podemos comer o ovo dessa ave. Em geral, não existe uma restrição em comer o ovo de urubu. Só que a gente não se sente muito confortável com essa ideia.
O urubu é um animal cujos hábitos alimentares nos causam muita repugnância. Por isso, embora não tenha problema em consumir o seu ovo, dificilmente alguém vai desejar fazer isso.
A grande maioria das pessoas considera os urubus como aves nojentas e feias. No entanto, eles têm uma grande importância na natureza. Como dissemos, eles cuidam da limpeza, eliminando as carnes podres dos animais mortos, suas carcaças e ossos. Estima-se que eles sejam responsáveis por eliminar 95% dos restos desses animais.
E essa limpeza que eles fazem é tão importante, que evita até a propagação de doenças, uma vez que eliminam as bactérias capazes de adoecer e de até matar vários animais domésticos e selvagens.
De acordo com estudos, as carcaças em regiões que não têm urubu, podem demorar até 4 vezes mais de tempo para se decompor.
Ao todo, existem 5 espécies diferentes de urubus, das quais cinco delas existem no Brasil. São elas: urubu-da-mata (Cathartes melambrotus), urubu-rei (Sarcoramphus), urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus), urubu-cabeça-vermelha (Cathartes aura) e urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus).
Dessas cinco espécies, o urubu-de-cabeça preta é a mais comum de encontrarmos. E também a mais urbana. É fácil vê-lo voando no céu, e associados a caracarás. Ambos costumam dividir carcaças e os urubus costumam até deixar que os caracarás retirem da sua plumagem os ectoparasitas. Essa parceria é muito boa para ambas as espécies.
Os urubus costumam passar horas usando as correntes de ar para planar. Dessa forma, eles aproveitam para economizar energia. Conseguem voar dezenas de quilômetros à procura de alimentos. O gênero Cathartes possui um olfato extremamente apurado. Eles conseguem encontrar uma cadáveres mesmo estando a longas distâncias. Geralmente, são os primeiros a encontrar comida. E costumam ser seguidos pelo restante. Já as outras espécies possuem a visão bem mais apurada. Os urubus possuem a cabeça e o pescoço nus. E isso evita que restos de alimentos fiquem acumulados em suas penas enquanto se alimentam.
O que faz com que os urubus não sintam mal ao comer carne podre é um suco gástrico secretado pelo seu estômago. Ele é capaz de neutralizar as bactérias e as toxinas que existem na carne em putrefação. Há também a crença de que os seus anticorpos os tornam imunes a doenças que fariam mal para os outros animais.
Quanto à caça, os urubus não possuem essa habilidade, pois as suas patas não atuam como garra e não servem para matar presas, como fazem os gaviões. No entanto, por vezes, eles conseguem pegar a matar alguns pequenos animais, como lagartos, aves, filhotes de tartarugas, e etc. Eles capturam esses animais e conseguem matá-los com o bico.