Benefícios do Ovo de Perua

O ser humano levou muito tempo para poder perceber que ele poderia viver em regime de comunidade, compartilhando os meios de trabalho, de pesca e de caça. Mas, antes disso, devemos sempre lembrar que a evolução faz parte da vida de, praticamente, todo animal. Ou seja, para que chegássemos ao que somos hoje, foi necessária muita evolução.

Ou seja, foi muito importante que os nossos primeiros ancestrais dependessem da caça e de técnicas de sobrevivência para viverem no planeta que, acreditem ou não, era muito mais hostil do que é atualmente: perigos embutidos em, praticamente, todo o lugar, principalmente, por conta dos imensos animais que habitavam o planeta (não estou falando dos dinossauros, obviamente).

Depois de milhares de anos nessa situação,   o homem começou a perceber as vantagens de poder ficar fixo em apenas uma região (ao contrário do regime nômade, onde a procura por água, alimentação e abrigo eram constantes) e, a partir daí, a humanidade passou a se sedentarizar, domesticando animais selvagens para consumo, bem como, também, cultivo de vegetais para poder comer, também.

Ovo de Perua na Mão

Ovo de Perua na Mão

Com a domesticação dos animais, muitos deles hoje ainda fazem parte do nosso convívio, como, por exemplo, as aves, tais como a galinha. Ela, além de prover carne para nossa alimentação, ela ainda provém os ovos, que podem tanto ser utilizados para gerar pintinhos ou, também, incorporados ao nosso cardápio.

Os ovos da galinha são, talvez, os mais conhecidos de uma ave no mundo, porque as galinhas tem uma maior produção de ovos, se comparado às outras espécimes, além do seu tamanho estar sob medida para comércio. Por conta disso, é bastante comum encontrar ovos em, praticamente, qualquer comércio. Além de poderem ser consumidos depois de um processo de cozimento, os ovos, também, são muito utilizados para poder preparar outras receitas, como bolos e tortas, por exemplo.

Só que, apesar de ovo de galinha ser muito mais conhecido e comercializado, não podemos nos esquecer que demais aves são criadas domesticamente, também com o intuito de se aproveitar de suas benesses econômicas, como sua carne e, porque não, seus ovos também. É o caso do avestruz e do peru, que também são utilizados para esse fim, porém não tanto como a galinha.

Mas, uma dúvida certamente pairou sobre as pessoas, e originou esse artigo: será que o ovo de peru (ou melhor, da perua), tem benefícios em ser consumido, assim como o da galinha? Vem com a gente descobrir.

O Peru: O Favorito No Natal

O Peru é um galináceo que tem uma origem remetida da América do Norte. Existem diversas espécies de Peru, algumas com idades que chegam aos 23 milhões de anos, nos quais, ainda, existem espécies selvagens, embora a grande maioria já seja domesticada. É parente distante do faisão, ave também muito utilizada, no passado, como fonte de alimentação.

Comparação dos Ovos de Perua e Outas Aves

Comparação dos Ovos de Perua e Outas Aves

O grande responsável pelo animal se chamar “Peru” é, justamente, do país sul-americano de mesmo nome, pois, no século XVI acreditava-se que era muito fácil fazer o transporte do animal diretamente para Portugal. No caso, o bicho ficou tão famoso entre os portugueses que ele não virou somente o “peru”: virou, também, o símbolo da América Espanhola.

Alimentação

Assim como as galinhas e demais aves, o Peru tem uma dieta baseada em se alimentar de grãos e invertebrados pequenos, tais como insetos. Tanto o macho quanto a fêmea possuem o pescoço e a cabeça com muitas penas, não diferenciando a cor um para o outro. Normalmente, a cor predominante é o preto, podendo existir, também, uma cor mais amarronzada. A única diferença mais perceptível entre o macho e a fêmea é que o macho apresenta uma espécie de apêndice carnoso sob o bico, o qual o nome dado a esse tipo de formação é carúnculas.

A sua primeira estadia na Europa aconteceu no ano de 1511, onde anos depois dos portugueses chegarem até o nosso território. Mas, segundo relatos, ele já era domesticado bem antes, no México. Historiadores dizem que a domesticação desse animal ocorreu mil anos antes da chegada do Peru até a Europa. Entretanto, nos Estados Unidos da América, o Peru quase sumiu no início do século XX. Segundo relatos, o governo da época decidiu levar adiante um plano de recuperação que previa, entre outras coisas, a possibilidade de reinserção da espécie no país, o que foi feito com aparente sucesso e impediu que a ave fosse extinta no território.

O Peru Na Sociedade

Sociável, o peru, quando encontrado em estado selvagem, pode viver em bandos de até vinte integrantes. Apesar de caminharem durante a maior parte do tempo, eles podem voar, diferente da galinha e do avestruz, que podem, apenas, planar por alguns segundos. Os selvagens tem um peso que pode ser de cinco a oito quilogramas. Mas, quando este animal é domesticado, seu peso pode saltar facilmente para quinze quilogramas ou mais. Isso é resultado de anos de seleção genética para poder atender a aspectos econômicos, como o uso para consumo humano.

O Peru na Sociedade

O Peru na Sociedade

A Reprodução

Em se tratando a sua reprodução, o  Peru macho utiliza de seus dons vocais para atrair a fêmea para o acasalamento, além de levantar, também, a sua asa, como forma de mostrar grandiosidade. A fêmea costuma postar entre oito a doze ovos, em uma ninhada feita no meio da vegetação, demorando quase um mês para que os pintinhos possam nascer. Um fato interessante é que os pintinhos podem sair caçando comida por conta própria, porém contam com a segurança proporcionada pela mãe.

Tradicionalmente, o Peru é visto como um grande prato da ceia de natal na Europa e na América, se tratando quase que um símbolo ao nível do Papai Noel. Muitas famílias não hesitam em comprar um peru para poderem cozinhar para as festividades da Ceia do dia 24. Muitos gostam da carne, que, segundo eles, é mais saborosa que a da galinha. Não é estranho encontrarmos, a venda, perus congelados já em outubro ou novembro.

Relacionado ao consumo do ovo de perua, praticamente todos os ovos de aves podem ser comestíveis, e o da perua não seria diferente. Porém, se quiser saber mais sobre os benefícios e também malefícios desse consumo, consulte esse link!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *