Alguns pratos são feitos especialmente para pessoas que desejam no seu dia-a-dia alterar o sabor de seus pratos e fazer com que sua alimentação possa obter um sabor diferente, fora do casual.
Alguns desses pratos podem contem então alguns ingredientes que normalmente são considerados até esmo estranhos, e que acabam não sendo tão consumidos e viabilizados no cotidiano da refeição de um indivíduo.
Esses ingredientes muitas das vezes acabam sendo altamente recomendados por diversos tipos de chefs mais conceituados, e utilizados também em suas receitas nos seus próprios restaurantes.
A codorna é um desses ingredientes. Apesar de ser um alimento que muita gente pode considerar não tão saboroso, e até mesmo estranho demais, ela está presente em diversos pratos renomados de muitos chefs ao redor do mundo, mas principalmente no Brasil e México.
Muitas pessoas que desejam reproduzir algumas dessas receitas em suas casas, sentem muita duvida quanto ao processo de tempero da carne, já que normalmente não se utiliza carne de codorna no seu cotidiano. Por isso, vamos mostrar algumas dicas de como realizar de forma mais fácil e rápida esse tempero, para que ao final dessa receita você possa saborear um prato delicioso, juntamente com sua família e amigos.
Para se realizar o preparo da codorna frita na manteiga, primeiramente você deve se atentar ao fato do preparo da carne antes do processo de fritura da mesma.
Nessa hora então, você deve tempera-la anteriormente ao processo de fritura, para que o sabor da carne possa se agregar com o tempero, e o resultado final de sua receita seja satisfatório.
Como Preparar E Temperar A Carne De Codorna Corretamente
Muitas pessoas nesse momento, já que a carne de codorna não é utilizado no seu dia-a-dia e por isso existe o medo de que o tempero não seja feito realizado de uma forma correta, acarretando assim um possível sabor inesperado na carne.
A carne de codorna é muitas vezes realizada em churrascos, e prepara de forma mais manual, muitas vezes temperando da mesma forma com que geralmente se temperam carnes de outras aves, como a clássica galinha.
Porém, existem pessoas que buscam novos sabores para seus alimentos, e além disso, o processo de tempero da carne diferencia-se muito um do outro, ja que muitas vezes não falamos de uma só receita.
Para ficar mais claro, podemos dar o exemplo de uma receita que leva codorna frita em óleo; o tempero da carne nessa receita, pode ser realizado de forma mais simples, com apenas sal e tempero de alho. Porém, quando falamos de uma receita de codorna assada, com alguns legumes, é muito interessante que no processo de tempero da carne, sejam utilizadas algumas especiarias como pimenta, e até mesmo algumas ervas.
Isso fará com que a sua receita tenha uma área um pouco mais refinada, e possivelmente conquiste as pessoas com o seu delicioso sabor.
Muitas pessoas não sabem, mas a cerveja tradicional pode ser utilizada no processo de tempero da carne. Algumas pessoas acreditam que ao utilizar esse tipo de processo, elas poderão então fazer com que a carne fique mais macia, o que realmente acontece.
Porém, esse tipo de medida, é mais recomendado quando falamos de uma carne que irá passar por um processo de cozimento, como uma carne assada com legumes.
A carne de codorna quando for utilizada de forma feira, poderá contar com um tipo de tempero mais simples, ou você então poderá até mesmo fazer com que essa carne se parece muito com o famoso frango a passarinho.
Para tempera-la então, utilizaremos dois tipos de receitas de tempero diferentes, e assim veremos juntos qual a mais recomendado para o seu gosto.
O Tempero Da Carne De Codorna
O primeiro tipo de tempero que iremos aprender, consiste em uma receita mais simples, com apenas poucos ingredientes e que darão um sabor muito interessante a sua carne.
É importante lembrar que para que o tempero seja absorvido pela carne de uma forma mais forte, você deverá realizar esse processo cerca de algumas horas antes de sua feitura, deixando a carne então descansar em alguma geladeira, até que seja a hora de prepará-la.
Para essa receita você irá precisar de:
- De duas a trás cabeças de alhos grande
- Uma colher de chá de orégano, de preferência orégano não triturado
- Sal a gosto
- Duas colheres de sopa de pimenta do reino, ou algum outro tipo de erva que seja de seu gosto
- Trezentos e cinquenta mililitros de vinagre, de preferência utilize o vinagre chamado de tinto
Modo De Preparo Do Tempero Da Carne De Codorna
Para realizar esse tipo de tempero, você deverá prestar atenção nos ossos seguintes, já que não devemos tentar diferenciar o processo de tempero da carne, e assim correr o risco de que a mesma seja temperada de forma incorreta.
Muitas vezes você irá se deparar com a carne da codorna ainda não cortada, já que muitas pessoas realizam a venda da ave de forma muito simples e cadeira, apenas fazendo uma limpeza geral dentro da ave.
O primeiro passo então será realizar a limpeza da ave novamente, com o auxílio de um pouco de água juntamente com limão.
Após isso, abra a carne da codorna pela suas costas, e leve novamente a carne até uma vasilha.
Nessa hora, você já poderá então passar o tempero por toda a carne, e assim deixá-la logo após descansar.
Não existe um processo muito difícil para realizar o tempero, você somente irá necessitar juntas todos os ingredientes e então misturá-los de forma uniforme.
O próximo tempero poderá ser utilizado em algumas receitas onde você irá preparar a carne de uma forma diferente, fazendo com que por exemplo ela fique com um aspecto igual a um frango à passarinho.
Ingredientes Para O Processo De Tempero Da Carne Da Codorna
- Seis dentes de alho já devidamente amassados
- Sal a gosto
- Uma cebola inteira picada em pedaços pequenos
- Cinco colheres de orégano ou outra erva de sua preferência, como por exemplo, cheiro-verde
- Quatro colheres de sopa de suco do limão
- Uma xícara e meia de farinha de trigo
- Uma colher de chá de fermento biológico em pó
Modo De Preparo Do Tempero Da Carne De Codorna
Em uma tigela bem grande, você deverá misturar primeiramente o alho, as ervas de sua preferência, juntamente com a cebola e o limão.
Após esse processo adicione a carne em sua tigela e mistura de forma homogênea os ingredientes sobre todos os predação da carne de codorna.
Após isso, deixe que a carne descanse juntamente com o tempero por cerca de quinze minutos.
Separadamente misture os demais ingredientes e então distribua-os sobre a tigela onde estará a carne de codorna. Esse processo deve ser realizado sem que você necessite colocar a mão ou mexer dentro da tigela com uma colher. Apenas distribua os ingredientes igualmente e feche novamente sua tigela.
Após isso, você deverá então agitar a tigela, para que a farinha se mistura de forma correta em todos os cantos da carne. Realizado esse processo, a carne então estará pronta para ser frita.
Viu só? Apesar de parecer muito difícil temperar a carne de codorna, você pode realizar esse processo de uma forma muito simples e sem medo.
Agora sim podermos então partir para a parte da preparação da carne de codorna em si, para que a mesma possa ser corretamente frita na manteiga.
Ingredientes Para O Preparo Da Codorna Frita
Caso você prefira não seguir os tipos de temperos citados acima, iremos agora apresentar uma nova forma de se preparar a codorna, e como ela poderá ser frita na manteiga após esse processo.
- Você irá primeiramente necessitar de alguns ingredientes como cerca de três colheres de manteiga ou margarina
- Para a quantidade de ingredientes que iremos instruir, a quantidade correta de carne de codorna pode chegar a cerca de sete a oito pedações bem generosos
- Cem gramas de presunto picado em cubos
- Quatro dentes grandes de alho
- Algumas ervas já picadas, como por exemplo, orégano e até mesmo salsinha
- Dois cravos-da-índia
- uma colher e meia de sopa de farinha de trigo. A farinha será utilizada sobre a carne, polvilhada delicadamente
- uma xícara e meia de vinho, de preferência utilize o vinho branco
- três gemas de ovos de galinha já cozidas
Modo De Preparo Da Carne De Codorna
Primeiramente você deverá aquecer em fogo médico a manteiga nesse processo de fritura, a manteiga realizará a função do óleo.
Muitas pessoas indicam que o óleo convencional de cozinha seja substituído pela margarina ou até mesmo o azeite. Isso acontece porque os ingredientes utilizados para se preparar o óleo em si, podem ser muito nocivos à saúde, e caso você opte por utilizar o óleo de cozinha de canola, a chance de que esse alimento não faça bem a seu organismo é ainda maior.
Após a manteiga ser aquecida no fogo, espalhe sobre a panela as peças da carne de codorna, e deixe-as no fogo médio até que fiquem com um aspecto dourado.
Acrescente a panela então os demais ingredientes, como por exemplo o presunto, as ervas e o sal. Você pode nessa hora acrescentar também algum tipo de pimenta que seja de seu goto, afim de que a receita fique mais saborosa.
Refogue todos os ingredientes juntos por um tempo e depois então polvilhe toda a farinha de trigo sobre a panela. Isso fará com que a carne da codorna fique ainda mais crocante por fora e macia por dentro. Após esse processo, espalhe também o vinho na panela.
Isso fará com que o vinho evapore e ao final de sua receita você consiga alcançar um carne seca, sem que a mesma fique com um aspecto oleoso e indigesto.
Esse tipo de receita pode ser servido juntamente com arroz e outras guarnições, além de em alguns casos poder ainda ser utilizado como um tipo de petisco em alguma reunião familiar, ou até mesmo com seus amigos.