A Culinária é uma das ciências mais deliciosas já inventadas pela humanidade. O prazer de se cozinhar o seu próprio alimento é a força que muitas pessoas precisam para poder seguir as suas vidas. É de ciência de muitas pessoas também que não há um consenso sobre quando os seres humanos começaram a ter uma noção maior sobre o sabor dos alimentos. É válido mencionar que a prioridade dos seres humanos daquela época não era se o alimento era saboroso ou não: o que valia era a sobrevivência.
Depois de muitos e muitos anos, os parâmetros de comida começaram a mudar bruscamente: o fogo foi o responsável por esse cenário mudar completamente, por conta da possibilidade de cozinhar os alimentos, que proporcionou sabor e o que é melhor: proteger os seres humanos de diversos tipos de microrganismos que entravam no organismo por conta da carne crua.
E é válido pensar que, durante muito tempo, os alimentos ingeridos pela população não tinha um sabor tão acentuado assim, levando mais para o lado salgado. Ou seja, as sobremesas não tinham vez naquela ocasião. O mais próximo da sobremesa que os ancestrais tinham naquela época era justamente o consumo de frutas, que eram coletadas das árvores. Mas um outro item que também fazia parte da dieta e que também pode ser considerado como sobremesa é o mel, que é, segundo os historiadores, o alimento doce mais antigo de todo o planeta.
E, como estamos falando de alimentos, com certeza a fome já está batendo, não é verdade? Confira, neste artigo, uma receita deliciosa de um manjar feito de gelatina de abacaxi para abrilhantar o seu fim de semana ou, quem, um dia especial de sua vida. Vamos lá?
O Abacaxi
O abacaxi é uma fruta tropical, que se caracteriza em uma infrutescência, sendo o símbolo de das regiões tropicais e subtropicais existindo tanto espécies domesticadas quanto selvagens. As espécies domésticas apresentam uma alta acidez, combinada com um sabor bastante adocicada.
A primeira vez que o abacaxi foi documentado data do século XVI, pelos portugueses que se encantaram pelo sabor bastante doce da fruta, com a sua acidez e com o aroma bastante agradável. É considerada como a fruta mais agradável do planeta, por conta de seus atributos agradarem, praticamente, todos os sentidos do ser humano: a visão, o olfato e, principalmente, o paladar.
A formação vegetal que tem em cima da infrutescência do abacaxi tem um formato parecido com de uma coroa, o que faz com que os pesquisadores definam o abacaxi como o “rei” das frutas em geral.
História do Abacaxi
Sabe-se que os nativos do Novo Mundo (A América), principalmente as regiões do sul do continente(Brasil, Argentina e Paraguai) já cultivavam o abacaxi, tendo uma verdadeira admiração pelo alimento. Os nativos foram os responsáveis, também, por espalhar a infrutescência por outros lugares da América, como o Caribe e outras ilhas. Os Portugueses chegaram em Açores e perceberam essa infrutescência.
Quando chegaram até a América, puderam perceber a importância dessa fruta para os povos daqui. E, assim, começaram a levar diversas mudas dessa planta para a Europa, o que fez com que ela fosse disseminada em outros lugares (que tivessem condições mais próximas das tropicais), o que ajudou a transformar o abacaxi na fruta mais admirada em todo o globo.
Os Benefícios do Abacaxi
Como um produto natural, o abacaxi consegue reunir diversos benefícios que podem auxiliar na busca por uma alimentação saudável. Ele é um grande aliado das pessoas que possuem alguma inflamação, pois ele é um alimento rico em bromelina. Doenças cardíacas e o câncer, que é considerado o “mal do século” também não têm chance com quem consome abacaxi regularmente.
A bromelina não serve somente para ajudar o corpo em processos anti-inflamatórios: o vitamínico, juntamente com os antioxidantes ajudam a prevenir o risco de acontecer a trombose, além de ajudar a aliviar dores nas articulações.
Por conter vitamina C e betacaroteno o abacaxi ajuda a melhorar a saúde do cabelo e das pele. Além disso, temos uma ótima notícia para os aficionados pelo corpo perfeito: ele é indicado para ser consumido antes do treino da academia, por, entre outras coisas, diminuir as dores musculares do pós treino, ajudando na recuperação muscular depois do exercício.
Apesar de ser uma fruta deliciosa para se comer, bem como com muitos benefícios para a saúde, o abacaxi deve ser evitado por aquelas pessoas que apresentam algum tipo de restrição quanto a ingerir alimentos muito ácidos, por conta do alto nível de acidez que o abacaxi apresenta em sua composição. Pessoas com problemas nos rins e na bexiga, por exemplo, devem evitar ao máximo o consumo dessa fruta.
Um adendo é que o abacaxi também é muito requisitado para poder ser adicionado em recheios de bolos, feitos com leite condensado e outras guloseimas. É uma receita bastante antiga, mas que tem voltado com tudo ultimamente pelo sabor incomparável que é dado ao bolo por conta da fruta.
Manjar de Gelatina de Abacaxi
Para poder fazer a deliciosa receita de manjar de gelatina de abacaxi, você vai precisar de cinco copos de água, seis colheres de açúcar, uma lata de creme de leite, dois abacaxis de tamanho médio cortados em pedaços pequenos e duas caixinhas de gelatina em pó sabor abacaxi.
Reunido esses ingredientes, coloque o abacaxi e a água em uma panela generosa, deixando que ferva por, aproximadamente, trinta minutos. Depois desse período, você vai retirar a mistura do fogo e acrescentar a lata de creme de leite, sem o soro. E, logo depois, adicione as duas caixinhas de gelatina em pó de sabor de abacaxi. Feito isso, mexa bem a mistura, coloque em uma forma específica e ponha para gelar. Depois de duas horas, tire da geladeira e sirva.
O Manjar de Gelatina de Abacaxi é uma boa pedida para aquelas pessoas que desejam comer uma sobremesa não muito calórica (mas também, não pode exagerar). Com certeza, será uma grande sobremesa que irá atrair a atenção de todos os seus convidados. Bom apetite!