Doce de Abacaxi Com Leite Condensado

Comer um doce depois de um alimento salgado é uma delícia, não é verdade? Muita gente vai em festas, como aniversários por exemplo, só pensando nos docinhos e no principal, que é o bolo de aniversário. Mas saiba que nem sempre o ser humano dispensou um tratamento mais especial às sobremesas. Isso porque não existia o discernimento sobre o que era uma coisa doce e uma coisa mais salgada: tudo era alimento e, se pudesse ser comido, deveria, pois não se sabia quando iria encontrar uma alimentação novamente.

Estamos falando da época nômade dos nossos ancestrais, que gladiavam para poder conseguir se defender e conseguir caçar alimentos, sejam eles animais, plantas, frutas, etc. É notório também que não existia uma cerimônia para poder comer: achou um animal e o abateu? A regra era consumir o alimento o mais rápido possível.

Nesse meio tempo, o ser humano começou a observar que era possível fazer muito mais do que aquilo que tinha ao seu dispor: ele começou a descobrir o fogo e, com isso, os seus usos mais íntimos: desde a proteção contra grandes predadores, bem como a possibilidade de gerar luz durante a parte da noite, bem como, também, a coisa mais deliciosa, que é a de cozinhar alimentos e garantir a eles sabor e crocância, entre outras coisas.

E, como já estamos abrindo o apetite, nada mais justo do que ensinar a vocês uma deliciosa receita de sobremesa para deixar aquele encontro mais gostoso, não é verdade? No nosso artigo de hoje, iremos mostrar a vocês uma receita de doce de abacaxi com leite condensado, além de dar detalhes do surgimento dessa iguaria que 100% dos brasileiros conhecem. Vamos lá?

A Origem do Leite Condensado

Quem nunca abriu uma lata de leite condensado escondido dos pais e consumiu ela toda durante um dia (ou foi comendo aos pouquinhos?) Pois bem.  O leite condensado, em termos técnicos, é provindo de uma técnica que consiste na remoção controlada e parcial da água no leite, tendo surgido com as experiências do francês Nicolas Appert em 1820. Tais experiências consistiam na acomodação de alimentos em embalagens hermeticamente fechadas. Em 1828, Malbec, um inventor, resolveu aplicar a invenção de Appert para poder tratar o leite de vaca. Esse novo método chamou a atenção da Europa que, rapidamente, adotou essa prática para poder pasteurizar o leite.

O Booster Na Venda De Leite Condensado

Porém, o leite condensado só teve uma expressiva procura a partir do ano de 1861, quando desencadeou, nos Estados Unidos, a Guerra Civil Americana. E por quê? Bem, o leite condensado é um alimento doce e, portanto, poderia fornecer bastante energia se consumido em poucas quantidades. Por seu preço relativamente barato, ele era utilizado como forma de alimentação pelos soldados. A novidade nessa época é que era utilizado um sistema novo de obtenção do leite condensado, na qual o conteúdo era colocado em um recipiente, a 120° graus centígrados e submetido a uma alta pressão. Depois disso, eram condicionados em latas, tais como temos hoje à disposição nos mercados.

Homem Tomando Leite Condensado Durante a Guerra Civil Americana

Homem Tomando Leite Condensado Durante a Guerra Civil Americana

Durante o século XIX e XX, o leite condensado foi um alimento muito consumido pelas crianças, pois foi indicado como um nutritivo alimento infantil. Em algumas vezes, com a escassez de leite, o leite condensado foi utilizado como substituto deste. Quando o açúcar in natura também passou por escassez durante a década de 40 o leite condensado, mais uma vez, se tornava uma opção bastante valorosa para a preparação de sobremesas e outros quitutes. Não é exagero nenhum dizer que o leite condensado era o “mel” da modernidade, haja vista que o líquido era e ainda é utilizado pelos seres humanos desde quando eles começaram a ocupar o nosso planeta.

O Leite Condensado No Brasil

Leite Condensado No Brasil

Leite Condensado No Brasil

No Brasil, a historia do leite condensado começa durante o século XIX mesmo. Antes de sua produção por aqui, o líquido era importado dos Estados Unidos ou da Europa. Por conta disso, o seu preço ficava lá nas alturas. Porém, em 1871, a primeira fábrica do laticínio no país começou a funcionar no Rio de Janeiro. Em 1876 a Bahia já conhecia bem a fundo o leite condensado, tendo o incorporado em sua alimentação a partir deste ano. A Nestlé foi uma das fábricas que tentou introduzir primeiramente o leite condensado no país, fracassando ferozmente haja visto que, quando a Nestlé chegou por aqui com o produto, no fim do século XIX, já existiam fábricas artesanais oferecendo o produto. Aliás, a maior fábrica de leite condensado de todo o mundo se encontra no Brasil, na cidade mineira de Montes Claros, na qual  é propriedade da Nestlé.

Aqui em nosso país, o leite condensado é muito utilizado nas sobremesas como forma de cobertura em bolos e tortas, além de servir como um ingrediente para o preparo de massas, como Pudins de leite condensado, pavês e, claro, um delicioso doce de abacaxi.

Doce de Abacaxi Com Leite Condensado

Para poder fazer esse delicioso doce de abacaxi com leite condensado você vai precisar de uma lata de leite condensado, um abacaxi, uma lata de creme de leite, um pacote de gelatina sabor abacaxi, uma colher de açúcar e um copo de água.

Depois de reunir esses ingredientes, corte o abacaxi em pedaços bem pequenos, colocando em uma panela junto com a água  e a colher de açúcar. Ligue o fogo, misture e deixe até que comece a ferver. Assim que o ponto de fervura for alcançado, desligue o fogo e reserve o conteúdo da panela.

Quando a mistura da panela estiver quase fria, acrescente o leite condensado, o creme de leite (com o soro já retirado) e o pacote com a gelatina de abacaxi. Coloque tudo em um recipiente e depois deixe na geladeira por aproximadamente oito horas. Feito isso, sirva em seguida.

A dica é que o doce pode ser servido com um pedaço de bolo, principalmente o bolo de “pão de ló”, já que é um bolo que combina com praticamente tudo. Lembre-se que o abacaxi é bastante ácido, maneirando o seu consumo caso haja algum problema renal ou de bexiga. Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *