Geladão de Abacaxi na Panela de Pressão

A culinária é uma ciência que impressiona muita gente, não é? Tá certo que, para alguma pessoas isso não passa de uma mistura de vários ingredientes para chegar a um prato final. Porém, para outras, a análise bastante aprofundada sobre a matéria prima que é utilizada em cada prato é uma coisa levada bastante à sério. Cozinhar é um ato tão grandioso que ele, atualmente, é tema de diversos reality shows que fazem sucesso na TV. O primeiro que realmente teve uma grande relevância foi o Master Chef, que começou a ser transmitido na Inglaterra sob a tutela do famosos chef Gordon Ramsey. O formato teve um sucesso enorme, o que o fez ser exportado para diversos países, inclusive no Brasil.

Por aqui, o formato foi exibido pela primeira vez na Bandeirantes, em 2014. E, desde então, virou um programa tarimbado na TV Brasileira, já tendo em seu currículo diversas temporadas já exibidas. Outras emissoras de TV, vendo o sucesso, lançaram diversos outras competições culinárias. Até mesmo a vênus platinada, vulgo rede Globo, decidiu apostar as fichas em um formato do tipo, para também surfar na onda dos realities culinários.

As sobremesas, para se ter uma noção, são os pratos que mais chamam a atenção nesse tipo de programa. E não é à toa: com ingredientes bastante diversos, a chance de se realizar uma obra prima é bastante grande. Fora que os doces chamam a atenção em qualquer sentido, não é verdade? E, já que estamos falando delas, que tal aprendermos uma deliciosa receita de geladão de abacaxi na panela de pressão? Vem com a gente!

O Abacaxi

O abacaxi é uma das frutas mais conhecidas no Brasil. Isso não é à toa, já que o clima no Brasil é  bastante propício para que haja a produção em larga escala da fruta. Ela, na realidade, não é uma fruta, mas uma infrutescência da planta. Também, não é por acaso que a fruta é um símbolo dos países tropicais e subtropicais, sempre estando presente em diversos tipos de informativos e, principalmente, no imaginário das pessoas.

Abacaxi

Abacaxi

O sabor característico do abacaxi é adocicado, porém ele é uma fruta que tem um nível de acidez bastante elevado, tendo a necessidade de se observar o seu consumo, principalmente por pessoas que tenham problemas nos rins e na bexiga. Porém, diferente do que muita gente acredita, o abacaxi não é uma fruta cítrica, assim como a Laranja ou o Limão.

A Origem da Fruta

Como já era de se esperar, o abacaxi tem origem nas regiões subtropicais da América, como o Brasil, Paraguai e Argentina. Aqui, o fruto já era cultivado pelos nativos bem antes de os exploradores europeus chegarem aqui para fazer a “festa”. Quando os portugueses atracaram por aqui, foram apresentados ao fruto, o qual descreveram com um perfume bastante agradável, com um sabor condizente à sua imagem inicial. Por ter uma formação vegetal acima dela que se assemelha a uma coroa, eles o denominaram “Rei dos Frutos”, título que é mantido a ele até hoje.

É especulado que os nativos brasileiros foram os grandes responsáveis por fazer com que o abacaxi chegasse a outros locais da América, como a América Central e o México. Inclusive, o abacaxi é utilizado na cultura brasileira como uma metáfora para sinalizar algo ruim, danoso. Isso se dá não pelo seu sabor, mas pela aparência que o abacaxi tem: espinhoso, difícil de se consumir sem uma ferramenta. Quando nós falamos que temos um “abacaxi” para resolver, quer dizer que temos uma coisa bastante complicada para ser resolvida. Portanto, quando vamos “descascar o abacaxi” quer dizer que vamos empreender esforços para poder solucionar o problema.

Benefícios do Abacaxi

Assim como a maioria das frutas, o abacaxi apresenta diversos tipos de nutrientes e vitaminas, que justificam o seu consumo regular, tais como Vitamina C, Vitamina BG, minerais como Cálcio e Ferro, entre muitos outros. Os principais produtores brasileiros da fruta são a Paraíba, Minas Gerais, o Pará, a Bahia e o Rio Grande do Norte.

Em outros lugares, o abacaxi tem nome diferente do brasileiro. Em Portugal, a fruta tem o nome de “ananás”.

A sua preferência pela indústria também é bastante perceptível, pois é uma fruta que consegue ser moldada tanto naturalmente quanto artificialmente, retornando um sabor e um aroma que agrada à maioria dos paladares consumidores. Para se ter uma ideia, com o processamento do abacaxi é possível obter, até mesmo, o álcool, que é obtido atualmente com a cana de açúcar. Porém, o processo para a obtenção do mesmo no abacaxi é muito mais dispendioso.

Benefícios do Abacaxi

Benefícios do Abacaxi

Geladão de Abacaxi na Panela de Pressão

Para realizar essa deliciosa receita, você vai precisar de duas xícaras de chá de água (ou 500 ml); duzentos gramas de açúcar, dois pacotes de gelatina em pó sabor abacaxi; uma lata de creme de leite sem soro e um abacaxi que já esteja descascado e cortado em cubos de tamanho médio (espera-se que a porção de abacaxi atinha 900 gramas).

Depois que reunir todos esses ingredientes, pegue uma panela de pressão e coloque a água, o açúcar e o abacaxi cortado em pedaços. Feito isso, tampe a panela e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a pegar pressão, conte cinco minutos a partir desta e, assim, retire do fogo e deixe que a pressão saia naturalmente. Depois que ela sair por completo, abra essa panela, coloque os dois pacotes de gelatina em pó de abacaxi e misture até que esta possa se dissolver no líquido. Logo em seguida, adicione a lata de creme de leite (previamente resfriada), mexendo com delicadeza para evitar que o creme de leite azede.

Geladão de Abacaxi na Panela de Pressão

Geladão de Abacaxi na Panela de Pressão

Depois de fazer essa mistura, pegue taças de sobremesa e coloque a sobremesa dentro delas. Feito isso, leve-as para o congelador por meia hora, para que consigam se firmar. E, passado esse tempo, transfira para a geladeira, mantendo até a hora de servir (porém, o tempo mínimo que o doce precisa ficar na geladeira é de aproximadamente duas horas) Pronto! O seu gelado de abacaxi na panela de pressão está pronto para ser consumido. Perfeito para aquele dia onde o calor esteja insuportável. Uma dica é que o seu consumo com bolo é uma boa pedida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *