Qual é o Grão Mais Produzido no Mundo? E no Brasil?

A estimativa atual da produção de grãos no mundo é de 2,5 bilhões de toneladas, bem mais do que a demanda do planeta. Exatamente por essa diferença entre produção e demanda formaram-se amplos estoques, o reflexo direto disso é a redução do preço dos grãos. No entanto, ainda há uma grande parcela da população mundial passando fome.

O grão mais produzido no mundo nos dias de hoje é o milho e os países que mais se destacam nesse segmento de produção são, por ordem de relevância: China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Indonésia. Continue lendo para entender um pouco melhor a lógica de produção de grãos no mundo e qual o grão mais produzido em nosso país.

Os Maiores Produtores de Grãos do Mundo

Como citamos acima os maiores produtores de grãos do mundo são: China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Indonésia. Curiosamente a China, que ocupa a liderança de produção agrícola do planeta, precisa importar alimentos para conseguir atender a demanda da sua população de 1,42 bilhões de pessoas, esse número é maior do que a soma de todas as populações da América do Norte, do Sul e Central.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil pelo fato de consumir mais de 60% de toda a produção de soja vendida no planeta e mais de 70% da soja que nosso país exporta. Essa demanda se deve tanto ao setor alimentício chinês como a criação de suínos e aves que tem na soja parte de sua base alimentar. Para se ter uma ideia a China é responsável por 18% do comércio exterior do Brasil.

Produção de Grãos

Produção de Grãos

Milho: O Grão Campeão de Produção no Mundo

O milho é o grão mais produzido no planeta, a produção gira em torno de 1 bilhão de toneladas. Estados Unidos, China e Brasil são responsáveis por mais de 60% da produção desse cereal. Os Estados Unidos fornecem cerca de 360 milhões de toneladas, a China em torno de 220 milhões e o Brasil aproximadamente 80 milhões de toneladas.

Produção de Milho

Produção de Milho

Trigo, Arroz e Soja

Acompanham o milho no topo da lista de grãos mais produzidos no mundo, trigo e arroz com uma produção de aproximadamente 700 milhões de toneladas cada. A quarta posição dessa lista é ocupada pela soja com uma produção de 320 milhões de toneladas no planeta.

China, Bangladesh e Índia se destacam pela maior produção de trigo do mundo. Lideram a lista de principais exportadores de trigo a União Europeia, os Estados Unidos e a Rússia. Os maiores importadores de trigo são: Egito, Indonésia, Argélia e Brasil. As maiores produções de arroz estão concentradas na Ásia, a liderança é da China, Índia e Indonésia. A exportação por sua vez tem na liderança Índia, Tailândia e Vietnã. Os principais importadores de arroz são a China, Nigéria e Irã.

Produção Arroz

Produção Arroz

Qual o Grão Mais Produzido no Brasil?

O Brasil é um país de extensão continental que possui uma forte base econômica na produção agrícola. Nosso país destaca-se pela produção dos seguintes grãos: soja, arroz, milho, trigo, café e feijão. O grão mais produzido por aqui é a soja, a estimativa para as próximas produções desse grão em nosso país está na casa das 120 milhões de toneladas.

Cerca de 55% da soja produzida no Brasil é destinada a exportação, os outros 45% abastecem o mercado interno, metade dessa produção é adquirida pela indústria. As expectativas para a produção de milho em nosso país é de uma colheita de cerca de 26 milhões de toneladas no verão e 65 milhões de toneladas no inverno. As exportações de milho giram em torno de 30 milhões de toneladas e outros 57 milhões de toneladas para consumo do mercado interno.

Má Distribuição de Renda e a Falta de Comida na Mesa

Quando lemos que há mais produção de grãos e outros alimentos do que demanda de consumo surge uma dúvida bastante pertinente em relação ao motivo pelo qual ainda há populações em 38 países passando fome. No entanto, essa dúvida começa a se dissipar quando ficamos a par de que 29 desses países estão localizados no continente africano, informação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – sigla em inglês).

O problema não está na falta de capacidade de produção das lavouras e nem mesmo na falta de eficiência da produção rural, mas sim na má distribuição de renda do mundo. Pessoas que estão passando fome sofrem com a falta de dinheiro para que possam comprar alimentos além de serem vítimas muitas vezes de sistemas políticos corrompidos pela corrupção que impede essas nações de crescer.

Comida na Mesa

Comida na Mesa

Curiosamente nesse século vivemos um cruel paradoxo em que muitos indivíduos de países com melhores condições econômicas precisam de regimes porque comem demais e estão comprometendo sua saúde enquanto que as populações mais pobres enfrentam a séria dificuldade de não ter o que comer. A produção atual de alimentos é mais do que suficiente para alimentar a população mundial, no entanto, precisa ser melhor distribuída.

Produção em Tempos Modernos, Problemas Antigos

Não é de hoje que o mundo é assolado pela fome pela má distribuição de recursos financeiros. Está mais do que comprovado que o planeta tem capacidade produtiva para alimentar a todos, porém, esses alimentos não chegam até a mesa dos mais necessitados. A falta de políticas consistentes para a melhoria das condições de vida dos mais pobres corrobora para a manutenção desse quadro cruel em que há a capacidade técnica, mas falta a sensibilização humana para fazer a distribuição.

Alguns países chegam a ter problemas econômicos por ter produções demasiadas de algum gênero alimentício, pois quando não há como escoar essa produção de maneira eficiente é gerada uma oferta muito maior do que a procura, a consequência direta é a queda do preço do item. É imprescindível que se criem mecanismos para que os excedentes produtivos sejam destinados a aqueles que convivem com a escassez de todos os tipos de recursos. A questão de produção alimentícia no mundo ainda será pauta de inúmeras discussões nos próximos anos. Será preciso chegar a alguns consensos de produção e distribuição entre as principais nações produtoras para resolver essa questão.

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *