Pode Comer Casca de Batata Cozida?

Você retira as cascas das batatas e outros alimentos antes de consumi-los? Muitas pessoas fazem isso sistematicamente por hábito ou porque acreditam que isso contribui para diminuir sua exposição a agrotóxicos.

Porém, o que essas pessoas não sabem é que na verdade as cascas dos alimentos concentram grande parte dos seus nutrientes e acumulam menos agrotóxicos do que as carnes dos vegetais. Continue lendo para entender porque comer a casca de alimentos como batata cozida pode ser bom para a saúde.

Nutrientes

De maneira geral as cascas dos alimentos são ricas em vitaminas, minerais e outros compostos bastante positivos para a saúde. É importante dizer que a quantidade de nutrientes da casca varia conforme o tipo de vegetal. Para se ter uma ideia uma maçã crua com casca apresenta até 142% mais vitamina A, 332% mais vitamina K, 20% mais cálcio, 115% mais vitamina C e até 19% mais potássio do que a fruta sem a sua casca.

A casca de um vegetal pode conter até 31% da sua quantidade total de fibra. Os níveis de antioxidantes na casca podem ser até 328 vezes mais elevados nas cascas das frutas do que em suas polpas.

E a Batata Cozida Com Casca?

No caso da batata cozida com casca é possível ter acesso a 115% a mais de potássio, 175% a mais de vitamina C, 110% a mais de fósforo e magnésio além de 111% a mais de folato em relação a uma batata sem casca. Além disso, as cascas ainda contam com mais fibras e antioxidantes.

Questão de Saciedade

Passar a consumir frutas e vegetais com casca pode te ajudar a prolongar a sensação de saciedade, isto é, fazer com que você se sinta satisfeito por mais tempo. As cascas são ricas especialmente em fibras. Frutas e vegetais frescos podem concentrar até um terço de suas fibras em suas cascas, porém, essa quantidade varia.

Fibras Alimentares: Por Que São Boas?

Já há uma série de estudos focados em demonstrar a relevância das fibras alimentares para uma boa alimentação. Elas contribuem para alongar fisicamente o estômago, reduzir a velocidade de esvaziamento ou em alguns casos ainda influenciar a velocidade de liberação de hormônios da saciedade no organismo.

As fibras alimentares encontradas em legumes e frutas (tipo de fibra viscosa) podem ser especialmente eficiente para diminuir o apetite. Além disso, as fibras funcionam como um alimento para as bactérias benéficas que existem no intestino, os probióticos. Ao se alimentarem de fibras as bactérias produzem ácidos graxos de cadeia curta que ao que os estudos indicam prolongam a saciedade.

Prevenção de Doenças

Uma dieta rica em frutas e legumes é bastante positiva para prevenir uma série de doenças devido a sua grande quantidade de antioxidantes. Os antioxidantes têm a missão de combater os radicais livres (moléculas instáveis). Níveis muito elevados de radicais livres podem levar ao estresse oxidativo e isso prejudica  as células aumentando as chances de desenvolver doenças.

Vegetais e frutas são naturalmente ricos em antioxidantes, no entanto, pesquisas cientificas identificaram que a maior concentração deles  fica na camada externa, ou seja, nas suas cascas que muitas pessoas simplesmente retiram. Um estudo prático foi realizado com um pêssego, ao remover a sua casca houve uma redução de 13 a 48% dos seus antioxidantes. Já num outro estudo a quantidade de antioxidantes foi de até 328 vezes mais nas cascas de vegetais e frutas comparando com suas polpas.

Cascas Difíceis de Consumir

Casca de Banana

Casca de Banana

Nem todas as cascas de frutas e vegetais são fáceis de consumir como as das batatas cozidas, há cascas que são difíceis de comer ou até mesmo intragáveis. Por exemplo, as cascas de melão e abacate são consideradas como não comestíveis, independente de  estarem cozidas ou cruas.

Em alguns casos as cascas são difíceis de mastigar e digerir como as de abacaxi, aipo-rábano, banana e cebola. Geralmente essas cascas são simplesmente descartadas, no caso da banana, abacaxi e da cebola ainda tem quem faça chá. Ressaltamos ainda que algumas cascas não são recomendadas para consumo mesmo após terem sido cozidas como é o caso da abóbora cabotiá.

Tem cascas, como as de frutas cítricas, que são duras e amargas, mas que ainda assim são consumidas sob a forma de raspas, em conserva ou cozidas. Por fim algumas frutas e vegetais têm cascas potencialmente comestíveis, mas com sabores demasiadamente amargo ou revestidas com uma camada de sujeira ou cera de difícil limpeza.

E os Pesticidas?

No começo do artigo mencionamos o fato de que muitas pessoas descartam as cascas de frutas e vegetais por acreditar que eles contêm agrotóxicos. Há pesticidas que penetram na polpa de frutas e vegetais, no entanto, em muitos casos os resíduos tóxicos permanecem confinados na casca externa.

Lavar as frutas e vegetais é uma boa maneira de eliminar resíduos de agrotóxicos, no entanto, dependendo do grau de comprometimento descascar pode mesmo ser a melhor solução. Um exercício prático demonstrou que a lavagem pode ter capacidade de remover até 41% dos resíduos de pesticidas encontrados nas cascas das frutas sendo que descascar pode remover até o dobro de resíduos.

Quem tem ampla preocupação com a exposição a pesticidas pode se sentir mais tranquilo em relação a consumir apenas a polpa das frutas e legumes eliminando então a sua casca.

Alimentos Orgânicos

Uma forma de reduzir significativamente a sua exposição a resíduos de pesticidas no consumo de frutas e vegetais é dar preferência para alimentos orgânicos. Para quem não conhece esse conceito a fundo vale ressaltar que se trata de uma forma sustentável de cultivo através de agricultura biológica ou orgânica.

O plantio de alimentos orgânicos não conta com a adição de agrotóxicos, aditivos sintéticos, antibióticos ou quaisquer outros métodos desenvolvidos pela engenharia alimentar. Esses são produtos que oferecem a possibilidade de serem consumidos com casca uma vez que não possuem resíduos de agrotóxicos, recomendamos a lavagem dos alimentos antes do consumo. A opção por alimentos orgânicos pode representar mais tranquilidade em relação ao que está sendo levado ao seu prato.

Gostou de conhecer um pouco melhor os benefícios de consumir frutas e vegetais com casca? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *