Dicas Econômicas Para Recepção

O casamento é um momento muito especial na vida de duas pessoas e com certeza as pessoas não querem economizar na escolha dos itens de decoração ou mesmo nos “comes e bebes”. Contudo, não é possível para todos realiza o sonho sem olha o valor final da conta. Pensando nisso vamos falar um pouco mais sobe os tipos de recepção de casamento e como economizar.

Comida – O X da Questão

Uma coisa que nem todo mundo sabe é que no final do orçamento de uma festa de casamento o que impacta não é exatamente os gastos com decoração, aluguel do salão ou fotos. Esses custos são quase os mesmos para festas com 100 ou 400 pessoas. O item que realmente faz diferença é a quantidade de comida que irá ser servida.

A grande questão é que a comida é cobrada por pessoa, dessa forma quanto mais pessoas forem convidadas para a festa maior será o valor a ser pago. O tipo de comida que será servida também faz toda diferença no final da conta. Porém, pode ficar tranquilo, pois existem opções diferentes para diferentes bolsos e possibilidades. A seguir vamos dar dicas práticas de como economizar em cada tipo de recepção.

Tipos de Recepção

Recepção com Bolo e Bebida

Trata-se da maneira mais simples de fazer o brinde com os seus convidados depois da cerimônia. Além disso, durante o período em que o bolo será servido os noivos podem receber os cumprimentos dos convidados. Esse tipo de recepção é ideal para quem está com o orçamento apertado, mas quer fazer algo especial para os convidados.

Os gastos nesse tipo de recepção se concentram no bolo, nas bebidas, nas louças e nas bebidas que serão servidas. Observe que os docinhos são opcionais, para conseguir economizar um pouco mais o casal pode optar por sistema de som ao invés de música ao vivo. Só cuide para que o volume não fique muito alto.

Dicas de Economia

Bolo na Igreja

Algumas igrejas oferecem a possibilidade de servir o bolo e as bebidas no local de maneira que o casal pode economizar o aluguel do salão, confira na igreja se existe essa possibilidade. A compra das bebidas pode ser feita em distribuidoras de bebidas, saiba que isso garante uma grande economia.

A Louça

Quando o número de convidados é pequeno você pode usa as louças que tem em casa ao invés de alugar. Quem tem louças de família pode aproveita o momento para usá-las, pois afinal é uma ocasião mais do que especial.

O Bolo

Em relação ao bolo, especificamente, vale saber que o que o torna caro é a pasta americana (aquela massa branca que é usada para deixa-lo liso). Quanto mais pasta americana mais caro ficará, você pode optar por fazer um bolo com andares vazados, isto é, com camadas de bolo intercaladas com espaços vazios que poderão ser preenchidos com flores. Um tipo de bolo que fica bonito e interessante.

Outro detalhe importante é que o bolo que aparece na foto não precisa ser o bolo de verdade, pode ser o que se chama de bolo cenográfico. O bolo que será servido para os convidados pode ser bem mais simples.

Recepção Coquetel

Nesse tipo de recepção os noivos recebem os cumprimentos dos convidados e oferecem para eles canapés, salgadinhos e bebidas. No cardápio desse tipo de recepção são inclusos apenas itens que podem ser comidos com as mãos, ou seja, sem talheres. Obviamente o bolo deve ser comido com talheres, contudo, não é necessário mesas com cadeiras.

Os canapés devem ficar em exposição num local específico ou então serem servidos por garçons. Uma maneira de manter os seus convidados por perto por mais algum tempo, uma recepção simpática em que não é necessário oferecer um jantar.

Dicas de Economia

Cadeiras

Crianças e idosos irão querer sentar durante a recepção então disponha algumas cadeiras pelo salão, mas não precisa ter cadeiras para todos os convidados.

Recepção Coquetel e Mesa de Massas

Trata-se de uma opção que custa um pouco mais no orçamento em relação ao coquetel mais simples, contudo, ainda mais em conta do que o jantar completo. Essa é uma das principais escolhas e nela está incluso o coquetel, as bebidas e uma mesa de massas. É importante que nesse tipo de recepção tenha lugar para que todos possam comer sentados.

Dicas de Economia

Massas Simples

Para economizar nesse tipo de recepção prefira as massas mais simples em relação as recheadas. Peça um orçamento com diferentes tipos de massas e molhos para verificar as diferenças e poder equilibrar as escolhas por preço e por gosto. Para facilitar o momento de servir prefira as massas que vem em unidades como o canelone, por exemplo. Os crepes também são uma excelente opção.

Recepção Coquetel com Jantar

Nesse caso temos o coquetel seguido de jantar com massa, salada, carne e sobremesa. Com certeza é o tipo de recepção com que os noivos sonham. Contudo, essa é a opção mais cara entre todas. Porém, respire fundo que também é possível economizar.

Dicas de Economia

Cardápio

Faça uma análise completa do cardápio com antecedência para saber quais são os itens que podem ser retirados. Os noivos podem inclusive pensar no seu cardápio e assim cotar os valores de diferentes prestadores de serviços. É possível ainda sugerir algumas trocas como substituir peixes que são mais caros por carne vermelha.

Sobremesa

Para que o orçamento não fique nas alturas vale a pena escolher sobremesas mais em conta como um sorvete com caldo, por exemplo. É possível substituir a sobremesa pelo bolo.

Atenção

Bebidas Alcóolicas

Em geral as bebidas alcoólicas não estão inclusas nos pacotes então vale a pena pesquisar com o pessoal do buffet que irá ser contratado. Para economizar é possível procurar numa distribuidora de bebidas.

Quantidade de Convidados

No momento de contar os convidados lembre de perguntar ao buffet a respeito das crianças, pois em muitos casos o valor cobrado por elas é menor. Outra dica é no momento de fazer o orçamento passar um número menor de convidados, no momento de fechar o negócio é possível pechinchar um desconto para incluir mais pessoas.

Você quer receber os amigos ou o pessoal do trabalho em casa e preparar uma ótima recepção, mas não tem muito dinheiro, tempo ou jeito para isso? Então você está no lugar certo! Aqui no Culturamix você encontra dicas de como recepcionar bem, de forma prática e econômica. Para saber o que servir, deve-se conhecer o perfil do grupo que irá à recepção. É claro que não precisa um profundo conhecimento sobre o que os convidados gostam. Mas quando se pensa em recepcionar as pessoas, deve-se levar em consideração a diversidade existente.

Por exemplo, se você convidar um indiano para a recepção, deve atentar para o fato de que ele não pode comer carne de vaca. Caso você não saiba dessas coisas, a saída é ter uma variedade de alimentos e bebidas que agradem o maior número de pessoas. Acredite, é possível fazer isso de forma econômica.

Se for para o pessoal do trabalho, por exemplo, na qual o seu chefe irá e outras pessoas que são apenas conhecidos teus, portanto, um ambiente mais sério, aconselha-se ter bebidas como o vinho, que não deixa ninguém bêbado facilmente e pode ser encontrado com preço mais acessível do que o champanhe, que seria a outra bebida indicada para uma situação dessas. Pensando que há pessoas que não bebem bebidas alcoólicas, deve-se ter disponível água mineral e refrigerante.

Já como aperitivo, você pode servir queijo cortado em cubinhos, salgadinhos como pingo de ouro e stiksy, e linguiças defumadas (daquelas que se come sem fritar) cortadas em rodelas bem finas. Azeitonas e ovos de codorna também são mais indicados. Também é possível servir patê com pãezinhos. Para fazer o patê, apenas bata salsichas com maionese em um liquidificador. É claro que o que você vai gastar depende do número de convidados, mas todos esses itens garantem um bom aperitivo e são mais baratos que os canapés, que são torradas servidas com palmito, requeijão ou salmão, tufo e croquete de camarão. Há vinhos mais caros, como o frisante branco, servido em grandes recepções, porém, é possível encontrar marcas mais baratas.

Mas se a recepção for mais íntima, só entre amigos, além dos aperitivos citados acima, você pode fazer biscoitos e bolos simples, que levam pouco tempo para ficar prontos e são econômicos. Abaixo confira uma receita de biscoitos:

  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 9 colheres de farinha de trigo
  • 3 colheres de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 ovo

Preparo

Na tigela, coloque e misture a margarina, açúcar e farinha de trigo. Aos poucos coloque o chocolate, o fermento e o ovo. Misture. Faça bolinhas e as passe no açúcar. Coloque em uma assadeira polvilhada e deixe assar por 20 min.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *