O cultivo do arroz é tão antigo quanto a própria civilização. Originário da Ásia onde seu cultivo teve início há mais ou menos 7000 anos, mas com registros concretos que afirmam que ele surgiu por volta de 2800 a.C. o seu local de surgimento foi a China.
O arroz é uma das peças chaves para a culinária japonesa, é um grão que está muito presente na história do Japão,sendo introduzido no arquipélago através do Norte da ilha de Kyushu, vindo do sudeste Asiático.
Houve uma época na história do Japão que o arroz era tido como moeda de troca e era utilizado para que se efetuasse o pagamento de impostos e dos samurais. O povo japonês sempre muito grato por este alimento celebra em agradecimento no Dia de Ação de Graça pelo trabalho que é comemorado no dia 23 de novembro,sendo feriado nacional no Japão.
Foi depois da segunda Guerra Mundial que os japoneses passaram a comer o arroz branco, antes se alimentavam somente em épocas especiais como no Ano Novo e Finados. Os japoneses têm duas formas de fazer o arroz: o da maneira tradicional, e o que é feito no suihanki,que é um tipo de panela elétrica que todos os japoneses possuem em suas casas. Os mestres de cozinha preferem o preparo do arroz em sua forma tradicional, porque sem dúvida alguma para eles, este modo fica bem melhor.
Os japoneses costumam dizer que “sem arroz não dá para viver”. Existem dois tipos de arroz, um de grãos curtos e arredondados e outro de grãos mais longos chamados de “Catete”, muito parecido com o nosso agulhinha, só que são mais curtos.
Para fazer o arroz tradicional não exige grandes esforços, basta seguir as orientações corretamente, que tudo sairá bem como um arroz típico dos japoneses.
Ingredientes:
3 copos americanos de arroz catete.
2 copos e meio de água filtrada.
Modo Do Preparo:
Encha o copo de arroz até a risca abaixo da borda, lave o arroz por pelo menos 3 vezes até que a água saia limpa, escorra-a e deixe-o por uns 20 minutos descansando, depois coloque-o na panela, acrescente os dois copos e meio de água.
Você irá cozinhar este arroz em fogo alto com a panela semiaberta durante um período de 8 a 11 minutos. Para que você saber o ponto em que ele estará bom, basta verificar se o arroz está crescido e quando não perceber mais o volume de água sobre ele. Mesmo havendo bolhas e vapor, diminua para fogo baixo, tampe bem a panela deixando cozinhar por mais 2 a 3 minutos, desligue o fogo, mantendo a panela tampada, assim o vapor irá terminar de cozinhar o arroz. Pronto, agora é só saborear o arroz japonês.