Uma das receitas mais conhecidas do Brasil e que realmente faz sucesso em diversas regiões é a conhecida Moqueca.
A Tradição da Receita
Esta é uma daquelas receitas que muitas pessoas conhecem de nome, mas algumas pessoas ainda não sabem ao certo do que se trata. Mas quase sempre quando e pergunta para um brasileiro, especialmente aqueles que vivem no Sul e no Sudeste sobre da onde e este prato tradicionalmente, a resposta quase sempre é Bahia. E realmente a Moqueca é muito tradicional entre os Baianos, mas o prato também pode ser encontrado em alguns outros locais, sendo que uma outra moqueca bastante famosa é a Capixaba.
Conhecendo Mais Sobre o Prato
Mas antes de entrarmos nos detalhes desta outra Moqueca, vamos conhecer um pouco mais sobre este prato. Na verdade, quando estamos falando na Moqueca estamos nos referindo a um prato tipicamente brasileiro, que basicamente é um cozido de peixe e outros frutos do mar.
É Importante Saber
Neste grande cozido, a forma de preparo e também os temperos que são utilizados para fazer a comida acabam variando de receita para receita, sendo que algumas famílias preparam de uma forma, alguns restaurantes de outra forma, mas a essência da Moqueca é quase sempre ser um prato considerado forte. E quando estamos nos referindo a forte estamos falando na questão relacionada ao tempero, já que são diversos condimentos que são utilizados na hora de cozinhar a moqueca. Além disso, ele também costuma ser forte em relação as calorias, já que o prato costuma ser bastante calórico.
A Moqueca do Espirito Santo
Mas apesar de realmente ter sido um prato que foi adotado pelo estado da Bahia, sendo que muitas pessoas acreditam que é neste estado que se pode comer a melhor moqueca que existe no Brasil inteiro, ele realmente tem origem mesmo no estado do Espírito Santo. Portanto, quando estamos nos referindo a moqueca capixaba, estamos nos referindo realmente ao prato tradicional, já que ele nasceu no estado do Espírito Santo. Mas como a Moqueca na Bahia acabou fazendo tanto sucesso, quase sempre quando nos referimos apenas a palavra moqueca estamos nos referindo a receita dos Baianos, que é um pouco diferente da média das receitas feitas pelos capixabas.
As Principais Diferenças Entre as Moquecas
Dentre as principais diferenças entre os dois tipos de Moqueca podemos ressaltar que na receita baiana é utilizado o leite de coco e também o azeite de dendê, o que torna o prato ainda mais forte do que a receita tradicional dos Capixabas. Mas isso não significa que a versão do Espírito Santo seja menos saborosa, muito pelo contrário. Trata-se realmente de duas receitas diferentes que faz com que as pessoas que tenham o paladar diferente apreciem. Além disso, uma outra característica da Moqueca que é feita no estado do Espirito Santo é que ela geralmente é cozida em uma panela de barro, o que deixa o peixe ainda mais saboroso.
Portanto, sempre que você estiver na dúvida sobre que tipo de Moqueca está comendo, basta lembrar que a moqueca baiana quase sempre será uma variante da moqueca capixaba, que inclui em sua receita o leite de coco e azeite de dendê.
Um Pouco Sobre História
Historicamente falando, boa parte dos registros históricos que estão relacionados com este prato se referem sempre a uma origem indígena, sendo que os índios faziam este cozido utilizando uma grelha de varas ou ainda apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes.
A primeira vez que historicamente foi encontrada uma citação do prato foi em 1554, numa carta do padre português Luís de Grã, onde ele afirma que “quando se dispunham a comer carne humana, os índios assavam-na na labareda”, isto é, no moquem. Em 1584, outro padre, Fernão de Cardim, comenta que eram moqueados peixes, batata, mangará, entre outros alimentos.
Para Fazer uma Receita Tradicional de Moqueca Capixaba, Confira o Passo a Passo
Ingredientes
- 1 kg de peixe (badejo, dentão, robalo, papaterra, dourado, namorado ou xerne)
- 1 maço de coentro
- 1 maço de cebolinha verde
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 4 tomates
- Pimenta malagueta
- Azeite de oliva
- Urucum
- Óleo de soja
Lembre-se
Lembrando que nem sempre todos os ingredientes são obrigatórios, já que em alguns estados fica mais complicado encontrar alguns condimentos, especialmente este Urucum. Mas isso não precisa ser desculpa para as pessoas não fazerem a receita.
Primeiro Passo
Antes de mais anda é necessário que as pessoas limpem bem o peixe que será utilizado. Todo mundo sabe que os peixes acabam quase sempre sendo vendidos limpos em boa parte dos supermercados, mas as pessoas que ainda compram em peixarias necessitam ter cuidado para retirar toda as escamas do peixe e também tirar completamente as vísceras. Depois, será necessário cortar o peixe em postas de 5 cm de largura.
Segundo Passo
Logo depois que o peixe estiver bem cortado, lave a carne com limão e deixe descansando em um prato com água e sal por um tempo. Este procedimento vai tirar aquele cheiro do peixe e também vai deixar ele levemente salgado. Soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal.
Terceiro Passo
Depois disso, esfregue um pouco de óleo de soja e azeite de oliva no fundo da panela, sendo que de preferencia as pessoas devem usar as panelas de barro. Adicione à panela a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo.
Quarto Passo
Feito isso as pessoas já podem retirar as postas de peixe da solução de água, sal e limão. Vire as postas de um lado para o outro nos temperos da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com um pouco de azeite e suco de limão. Deixe tudo descansando por 20 a 60 minutos.
Finalizando
Depois disso, derreta um pouco do óleo em três colheres de urucum, e depois coloque para cozinhar, colocando este caldo por cima da moqueca. Não se esqueça de verificar o sal assim que começar a levantar fervura. Deixe no fogo forte por cerca de 25 minutos e está pronto.