Bacalhau à Cádis

Fazer um delicioso bacalhau à Cádis é muito mais simples e fácil do que se imagina! Tudo que você precisa – para uma porção que serve até duas pessoas, mas se desejar aumentar, é só ir dobrando as quantidades da receita a seguir – é 2 cebolas grandes; 2 postas de bacalhau; manteiga; azeite e salsa.

Arroz Bacalhau

Arroz Bacalhau

Antes de mais nada, é necessário dessalgar as postas de bacalhau. Deixe as postas de molho em água por um período de 24 horas a 48 horas. Depois retire as postas dessa água e escalde-as em água fervente, para retirar bem o gosto do sal. Tire a pele e siga a preparação do prato normalmente.

Bacalhau

Bacalhau

Primeiro, descasque as cebolas e pique-as em cubos pequenos. Pegue a carne de bacalhau e desfie, até formar lascas finas e pequenas, mas nada tão pequenas que possam desmanchar depois de cozidas – por ser um peixe tenro, é preciso tomar cuidado com esse aspecto da carne de bacalhau.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite – uma colher de sopa, no máximo duas, deve dar – e refogue bem as cebolas picadas, até que estejam douradas e levemente transparentes. Misture as cebolas e o azeite, a margarina – uma colher de sopa, mais ou menos. Por fim, coloque a salsa, e deixe cozinhar e refogar por alguns minutos, até que esta combinação de ingredientes forme um molho bem grosso e consistente na panela. Deixe ferver.

Bacacalhau Cadiz

Bacacalhau Cadiz

Coloque em seguida apenas uma parte do bacalhau, cuidando para não mexer com força demais, para que ele não se desmanche, e as lascas permaneçam inteiras. Deixe cozinhar por mais alguns minutos, em fogo brando, para que a mistura permaneça aquecida, mas não fervente, até que o bacalhau tenha tempo de absorver bem o gosto dos temperos.

Pegue, então, um prato refratário ou uma assadeira de barro de tamanho médio, unte com manteiga ou azeite de oliva ou óleo de cozinha comum, para que as camadas que irão na assadeira ou prato refratário não grudem no recipiente em que serão assados.

Coloque uma camada bem generosa do bacalhau que não foi unido ao creme, cobrindo todo o fundo do refratário ou assadeira, e então uma camada generosa do creme em cima dele. Alterne as camadas de bacalhau e creme, até que a assadeira esteja completa. A última camada deve ser de creme, que então pode ser polvilhado com um pouco de queijo ralado e levado ao forno por mais ou menos meia hora, até 40 minutos.

Está pronto o bacalhau à Cádis!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *