Banho Maria
Você sabe o que significa banho maria? Essa expressão que se tornou tão comum na língua popular brasileira, na linguagem popular, que hoje muitos repetem sem nem saber como foi que surgiu o tal do banho maria. Muita gente conhece essa expressão por causa dos procedimentos culinários, quem nunca leu ao menos uma receita que dizia, antes de fazer tal coisa, coloque tal ingrediente em banho maria por determinado tempo, acredito que todo mundo já tenha lido algo do tipo ao menos uma única vez na vida não é mesmo?
No entanto saiba que o banho maria não é uma expressão de exclusivamente da cozinha não, ela é largamente usada também em muitos tipos de indústrias, como as indústrias químicas, de procedimentos físicos, nas industrias cosméticas, assim como também nas industrias culinárias e ainda nas indústrias farmacêuticas, nos laboratórios de pesquisas e em muitas outras situações, muita gente não imagina, mas tanto o termo, quanto a pratica do banho maria é muito mais utilizado do que você pensa.
Resumidamente o banho maria consiste na arte de derreter coisas de maneira mais suave, de maneira mais lenta e mais uniforme, para que esse derretimento se dê de forma igual e integral, não de maneira parcial em certo produto. Apesar de ser uma expressão muito popular, sendo usada inclusive em frases prontas de outras finalidades que nada tem a ver com a cozinha, muita gente não sabe como se faz ou como dá exatamente o processo de banho maria.
O conceito básico de banho maria é pegar o material ou substancia que se deseja derreter, estando ele em um segundo recipiente isolado ou não isso fica a seu critério e depende da substancia, em seguida deve-se imergir esse material ou recipiente, em um outro recipiente preenchido com água, atente-se nesse ponto porque o recipiente com água deve ser feito de um material que suporte altas temperaturas e que não derreta com o aumento de calor, tal como uma panela, uma vez que esse segundo recipiente vai esquentar, assim aumentando muito a temperatura da água, que pode vir a ferver ou não, vai depender de você e do resultado que você deseja obter.
Em casos de laboratórios químicos, ou em casos de utilização do banho maria em industrias, podem ser usados outros meios de banho maria que não seja a água, sendo ela substituída por outro tipo de líquido, mas isso não deve ser aplicado em casa, pois dependendo do líquido pode ser perigoso e de experimento controlado, essa informação só foi destacada a título de curiosidade.
Curiosidade: Como Surgiu a Expressão Banho Maria? Quem a Inventou?
Muitas pessoas hoje dizem que essa expressão surgiu a partir de uma mulher que surgiu a milhares de anos atrás, que por sua vez se chamava Maria, apesar de haver algumas divergências dizendo que talvez ela se chamasse Miriam, essa mulher seria irmã do famoso profeta e líder hebreu Moisés, ambos teriam vivido antes da vinda de Cristo, ou seja, no período A. C.
Maria era uma famosa alquimista de sua época e entre as suas receitas e métodos diferenciados de preparos de comida e outras substancias, ela criou esse método que teve ampla divulgação e utilização na sua época ficou popularmente conhecido como banho maria, que era uma forma para se distinguir o procedimento.
Uma das línguas em que a expressão se tornou mais comum não foi no Brasil, mas sim na França, onde se fala Bain Marie, por lá existe tanto essa história da Maria irma de Moisés, quanto a história de que o nome seria por causa da virgem Maria, já que o banho maria seria uma forma de trazer o mais doce sabor e mais suave dos alimentos.
Agora se formos nos perguntar aonde pode ter surgido o banho maria, devemos considerar algumas diferentes opções, a hipótese mais provável é que realmente tenha surgido com a alquimista Maria, irmã de Moises, ambos eram judeus de maneira religiosa, mas eles pertenciam ao grupo e nação dos hebreus.
Os hebreus por sua vez não tiveram apenas uma residência fixa ao longo do tempo, mas várias, portanto, é possível afirmar que ela pode ter criado esse método em alguns locais diferentes, mas para entender isso, devemos entender também que os hebreus eram povos conhecidos como semitas e que historicamente teriam sido originários da Mesopotâmia, mas que se espalharam inicialmente pela Babilônia e alguns pela região da Síria.
Um tempo depois grande parte desses povos migraram e se deslocaram em peso para o Oriente Médio, chegando até o continente africano onde alguns chegaram um tempo depois a se estabelecer e construir uma comunidade prospera no Egito, no entanto, por lá eles sofreram muito devido a intolerância de alguns faraós, nesse ponto é que entra Moisés na história.
Teria Moisés comandado a migração do povo hebreu que vivia no Egito até a região onde era a Palestina, eram muitos obstáculos contra eles, mas eles conseguiram atravessar o deserto e fugir da escravidão. Logo, o banho maria pode ter sido inventado ainda no território do Egito, como também na Palestina após a chegada do povo Hebreu, ou ainda em algum lugar durante o percurso.
No caso de a expressão ter sido nomeada como uma homenagem de alguma forma à Maria mãe de jesus, ela pode ter sido inventada em muitos locais diferentes, tanto em sua terra natal que remonta ao território do atual Israel, como em outros lugares, principalmente se a expressão foi inventada em alguma data posterior a sua morte, quando a religião cristã se espalhou por grande parte do Ocidente, inicialmente tomando conta de muitas terras europeias quando foi adotada pelo Império Romano, mais ou menos uns 100 anos após a morte de Jesus, os locais mais prováveis de ter surgido neste caso é na atual Itália, França, Espanha, etc.
Bom agora podemos observar como uma simples expressão pode remeter a tanta história, a tantas hipóteses, a tantos períodos importantes da história da humanidade, uma expressão simples que muitas vezes usamos no dia a dia sem ao menos nos dar conta do que se trata.