Como Reaproveitar Restos de Comida

Em todas as casas é normal que, de vez em quando, sobre um pouco de comida. Pode ser uma lasanha do domingo, um pouco de carne moída, carne assada, etc. Quando a quantidade que sobra é suficiente para uma nova refeição de toda a família, basta esquentar e servir. Porém, em muitos casos o que sobra não é o suficiente para todos e para não jogar fora e desperdiçar é preciso usar a criatividade.

Ingredientes Que Combinam Com Quase Tudo

Existem dois ingredientes especiais que combinam com quase tudo, além disso, eles deixam os pratos muitos mais saborosos, que são a calabresa e o bacon. Eles não são alimentos muito saudáveis e são ricos em gordura, por isso é importante consumir com moderação.

Você pode usar calabresa e bacon picadinhos para dar um sabor especial para restos de carne moída, mandioca cozida, arroz, feijão, etc. e transformá-los em novos pratos. Confira, a seguir, algumas ideias de como usar bacon e calabresa com restos de alimentos para fazer novas receitas. 

  • Caldos: Os caldos são ótimos para serem servidos nos dias mais frios. Você poderá fazer usando restos de feijão, mandioca e batata cozida. Basta picar o bacon e a calabresa em cubinhos pequenos, fritar, colocar na panela em que está o ingrediente que sobrou, acrescentar um pouco de água e bater no liquidificador. Para servir você poderá usar torradas e pedaços de pão. Fica uma delícia!
  • Escondidinho: Restos de mandioca e batata cozida podem virar também um delicioso escondidinho. Basta usar o legume para fazer um purê, use um garfo para amassar e acrescente uma colher de margarina para dar liga. Frite o bacon e a calabresa e use-os para fazer um molho. Divida a massa em duas partes, cubra uma assadeira com a primeira parte, coloque o molho e cubra com a segunda parte. Polvilhe parmesão ralado por cima e leve para gratinar.

Além das ideias dadas anteriormente, você pode usar o bacon e a calabresa em uma infinidade de receitas para reaproveitar as sobras que tiver em casa.

Dicas Para Reaproveitar Arroz

O arroz é algo que, quando sobra, pode ser usado para fazer vários pratos novos. Confira algumas ideias:

Arroz de Forno:

Para fazer arroz de forno basta pegar o resto de arroz, misturar com um pouco de molho e acrescentar ingredientes a gosto, como: milho, ervilha, presunto e queijo picados, tomate em cubinhos, etc. Coloque em uma travessa, cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Coxinha Com Massa de Arroz:

Para reaproveitar seu arroz de uma forma bastante diferente você precisará de: Duas xícaras de farinha de trigo, Duas xícaras de leite, Sal, Três colheres de queijo ralado, Três xícaras de arroz, Uma colher de manteiga ou margarina.

Para fazer, junte todos os ingredientes em uma panela, com exceção da farinha. Mexa bem e, assim que começar a ferver, coloque a farinha. Use uma colher de pau e mexa vigorosamente até dar o ponto. Depois basta dar forma à sua coxinha, rechear com frango, empanar e fritar. 

Dicas Para Reaproveitar Carne

Carne é uma categoria bastante ampla, pois nela podem estar a carne de churrasco, carne assada, cozida, bife, frango, etc. No quesito reaproveitamento, a carne se torna um ingrediente praticamente universal, já que com todos os tipos é possível fazer novos pratos. Confira, a seguir, algumas ideias.

  • Farofa: A farofa é um delicioso acompanhamento e cai bem com uma infinidade de pratos. Ela pode ser feita com restos de praticamente qualquer tipo de carne. Dá para usar sobras de carne cozida ou assada desfiada, frango assado desfiado ou qualquer outro tipo que tenha na sua casa. Desfie ou pique a carne, coloque em uma panela com um pouco de óleo, acrescente os temperos a gosto, ligue o fogo e acrescente a farinha de sua preferência. Então é só mexer tudo e saborear. Se quiser poderá acrescentar pedacinhos de bacon e calabresa para dar mais sabor.
  • Pastel: As massas de pastel são encontradas com facilidade em qualquer supermercado. Elas estão disponíveis nas versões rolo, em que você faz o pastel quadrado, e em discos, que já vêm cortados e facilitam o trabalho. Use suas sobras de carne para fazer o recheio dos pastéis. Se quiser, acrescente um pouco de queijo cremoso antes de fechar os pastéis. Depois de fechar a massa com a ajuda de um garfo, basta fritar e saborear.
  • Panqueca: Assim como no caso dos pastéis, as sobras de carne podem se transformar em recheio para deliciosas panquecas. Nesse caso, desfie ou pique a carne faça um molho e use para rechear as panquecas.
  • Torta: Outra ideia interessante e saborosa para reaproveitar restos de carne é usar para fazer tortas. Para uma massa básica use: Quatro ovos, duas xícaras de leite, uma xícara de óleo, três colheres de queijo parmesão ralado, uma xícara de maisena, uma xícara de farinha de trigo, uma colher de pó Royal. Bata tudo no liquidificador, despeje metade da massa em uma forma untada, coloque o recheio de carne, cubra com o restante da massa e leve para assar.

Cuidado Com a Validade dos Alimentos

Devemos destacar que as dicas dadas aqui se referem a sobras do dia anterior, no máximo de dois dias. Nunca deixe alimentos por muito tempo na geladeira, pois mesmo estando sob baixa temperatura existe o risco de proliferação de bactérias e fungos. Cada alimento tem um tempo de validade diferente e é importante estar sempre de olho nisso para não correr o risco de adquirir uma intoxicação alimentar comendo aquilo que já estragou.

Antes de usar as sobras para fazer qualquer uma das receitas ensinadas aqui, veja há quanto tempo o alimento está na sua geladeira, observe o seu aspecto e cheire. É fundamental que ele esteja em perfeitas condições para o consumo. Para evitar que os alimentos estraguem, etiquete os potes na geladeira com a data. Dessa forma você evita o desperdício e impede também que você e sua família consumam alimentos que podem trazer riscos para a saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • SOBRAS-VER-SITE.MUITO-BOM-RECEITAS

    mariamartins 7 de dezembro de 2015 15:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *