Buscando uma maneira diferente de preparar costelas de boi? Enjoado de fazer sempre as mesmas receitas com esta parte tão difícil de se lidar? Aprenda a fazer um delicioso prato de carne bovina com um toque cítrico e diferente com abacaxis!
Para fazer costela de boi com abacaxi, você vai precisar de: 6 kg de costela de boi; 3 copos de vinho tinto (200 ml cada copo); 1 cabeça de alho média; 2 cebolas roxas médias; pimenta calabresa à gosto para temperar; 1 abacaxi grande; sal e pimenta do reino à gosto para temperar; suco de quatro limões; folhas de manjericão à gosto para dar um sabor especial.
O preparo é, na verdade, bastante simples. O primeiro passo é desossar as costelas de boi, com bastante cuidado para não danificar a carne. Tire todos os ossos e reserve a carne ao lado.
Depois, descasque a cabeça de alho, descasque e corte as cebolas em quatro pedaços, pique a pimenta calabresa, descasque o abacaxi tirando bem a sua casca, e então o pique em pedaços grandes. Coloque os ingredientes picados em um processador, seguido do vinho, o sal, a pimenta calabresa, a pimenta do reino, o suco de limão e as folhas de manjericão. Ative o processador e deixe que ele faça o trabalho de dissolver os ingredientes, até que tudo que sobre seja uma pasta consistente, como um molho bem grosso.
Coloque a mistura já preparada em um refratário grande o suficiente para caber a mistura e a carne, que possa ir ao forno depois. Coloque a costela desossada na mistura, se certificando de que todos os pedaços de carne estão bem cobertos com o molho. Cubra com um pano e deixe que repouse para marinar por mais ou menos seis horas.
Com as costelas desossadas ainda no molho, envolva o refratário em papel alumínio, garantindo que nenhuma parte fique descoberta, para que as costelas não fiquem secas. Com o alumínio bem fechado, leve o refratário com as costelas e o molho ao forno, por cerca de duas horas, em fogo médio. Depois de duas horas, retire o papel alumínio e devolva o refratário ao fogo por mais dez minutos, para que a carne doure um pouco e o molho ganhe cor.
Para acompanhar, faça um arroz simples e salada. Com o sabor que esta carne fica, qualquer acompanhamento simples é mais do que suficiente!