Jaca

Conhecida em território brasileiro, a Jaca é o fruto da árvore conhecida cientificamente como Artocarpus Heterophyllus, derivado do idioma grego, onde arts significa pão e karpus significa fruto, assim como heteron quer dizer diferente e phyllus quer dizer folha, o que nos permite fazer uma analogia com algo equivalente a Folha diferente do fruto pão, o que caracteriza bem seu formato exótico e tamanho apenas igual ao da melancia.

Jaca

Jaca

Os primeiros registros desta espécie frutífera vem da Índia, e a jaca é especialidade de países que têm clima tropical, exatamente como o clima típico da Índia.

Características vegetais

A jaqueira é uma árvore do tipo perenifólia, com altura e copa de tamanho razoáveis, caracterizando numa espécie adulta e saudável a média de vinte metros de altura e uma copa com folhas simples e inteira medindo aproximadamente entre trinta e sessenta centímetros de diâmetro, fixadas aos galhos através de um curto pecíolo com apenas um centímetro de comprimento.

Planta de origem monóica, que é quando suas flores masculinas e femininas estão separadas de si em diversas localizações na mesma planta, com destaque para as masculinas que estão dispostas como espigas de tipo claviforme e as femininas do tipo compactas.

A fruta

Natural

Natural

Apesar de todo folclore e de tantas histórias que escutamos, a Jaca é uma espécie de sincarpo ovalado que surge diante de interflorescência feminina e tem uma peculiaridade, pois nascem diretamente do tronco ou dos galhos mais grossos, tendo em seus maiores tamanhos quarenta centímetros de diâmetro e chegando a pesar até dez quilos.

Se os relatos de que já foram encontradas jacas de até trinta quilos, pelo menos segundo pesquisas não passa de mera especulação, ou ainda, de que não seja uma espécie nativa neste país, pois nada dessa natureza foi catalogado.

A polpa da jaca nada mais é do que o depósito de frutícolos encontrado no interior do sincarpo, e para que fique mais claro ainda, esses frutícolos nada mais são que desenvolvimento dos ovários, constituindo aí os bagos amarelados que diferem em dois tipos, que caracterizam as espécies nacionais da fruta: a jaca mole e a jaca dura, mais amarelada e firme.

Em ambos os casos, a fruta se trata de uma suculência e riqueza em nutrientes e possui um sabor bem forte e odor característicos, que pode ser notado à distância.

Utilidade

Utilizando

Utilidade

No Brasil, a Jaca é principalmente utilizada na sua forma primitiva, ou seja, retirada diretamente da árvore e consumida in natura, chegando até em algumas regiões mais pobres, como o Recôncavo baiano, a servir na alimentação básica de alguns povoados.

Outras utilizações comuns aqui em nossa terra são a transformação da polpa em geléia, doces caseiros ou ainda servida cozinhada, como se fosse uma verdura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *