O Que é Uma Refeição Kosher?

Uma refeição Kosher (também pode ser chamada de  Kasher) é composta por alimentos considerados adequados para o consumo da comunidade judaica. As regras que estipulam quais alimentos podem ou não ser consumidos constam na Torá (livro sagrado dos judeus). Essas tradições ainda são mantidas pelo judaísmo.

Traduzindo para o português a palavra Kosher significa ‘adequado’ ou ‘bom’, em outras palavras é o que se entende como sendo para o consumo do povo judeu. O objetivo dessas regras era estabelecer uma alimentação mais pura tanto para o corpo quanto para a alma.

A alimentação Kosher inclui vegetais, carnes, leite e seus derivados, no entanto, existem regras concernentes à forma de sua produção para que possa ser levado para a mesa dos judeus. Continue lendo para entender melhor o conceito de alimentação Kosher.

Origem das Regras da Alimentação Kosher

As regras relativas aos alimentos considerados adequados para os judeus constam no capítulo 11 do livro Levítico e em outros textos sagrados. As recomendações têm origem divina e dizem respeito à busca por uma alimentação pura para o corpo e a alma.

É interessante fazer o paralelo de que a Torá é equivalente, mais ou menos, aos primeiros cinco livros da Bíblia da fé cristã onde também constam essas regras. O respeito a regras como as de alimentação facilitou a manutenção da união do povo judeu ao longo dos milênios.

Conhecendo a Alimentação Kosher

É importante deixar claro que alimentação Kosher não é sinônimo de alimentação vegetariana, pois permite o consumo de carnes, no entanto, existem regras quanto à forma como os pratos são produzidos. De forma alguma a carne pode ser misturada a leite e seus derivados. Essa regra vale inclusive para o armazenamento.

A carne consumida na dieta Kosher deve ser proveniente de animais ruminantes o que exclui o consumo de carne de porcos e coelhos. O consumo de aves como frango, ganso, pato e peru é permitido, no entanto, aves de rapina (aquelas que se alimentam de outros animais) não podem ser incluídas no cardápio. Na alimentação Kosher é permitido o consumo de peixes que possuam escamas e barbatanas. Crustáceos e moluscos não são permitidos nessa alimentação.

Algo muito importante é que o animal não sofra ao ser abatido e que não haja o consumo do seu sangue, por isso é necessário limpar muito bem a carne antes de prepara-la. Bovinos e frangos são abatidos num ritual chamado Shechita que é realizado por um indivíduo treinado para o abate (Shochet) com o mínimo de sofrimento e máxima eliminação de sangue. Antes do ritual deve ser feita uma oração especial denominada Beracha.

Leite

Para que o consumo de leite seja permitido é necessário que um rabino acompanhe o processo de ordenha para ter certeza da procedência do animal bem como garanta que não houve nenhuma contaminação do produto. O fabrico de produtos derivados do leite deve ser fiscalizado para assegurar que não haja nenhum tipo de contato com a carne, ainda que indireto pelo uso de utensílios em comum.

Parve: Alimentos de Consumo Livre

Os alimentos que não possuem nenhuma restrição de consumo na alimentação Kosher são chamados de parve e consistem basicamente em todos que crescem na terra como cereais, frutas e vegetais. Os ovos também são livres para o consumo, inclusive podem ser ingeridos juntamente com carnes e laticínios.

Porém, é importante verificar se não há sangue na casca, em caso afirmativo se mostra necessário descartar o ovo. Há restrição somente para os derivados de uvas como o vinho, por exemplo. Um rabino deve acompanhar a produção para que seja permitido o livre consumo da bebida.

Alimentação Kosher Tem Sido Adotada Por Não Judeus

Um fenômeno interessante de observar em relação à alimentação Kosher é que se torna cada vez maior o número de adeptos que não são judeus. Tem sido uma boa alternativa para vegetarianos e veganos que desejam ter certeza de que seus alimentos não estão contaminados com carnes ou outros produtos de origem animal.

Há também quem adote essa alimentação como uma forma de se tornar mais saudável haja vista que nessa dieta há regras bem rígidas em relação à procedência dos produtos. As vistorias realizadas pelos órgãos Kosher costumam ser bem rigorosas assegurando mais qualidade dos alimentos. Os alimentos que possuem a certificação Kosher têm menos chances de estarem contaminados com agrotóxicos e terem conservantes.

Certificado Kosher: Quais São os Requisitos Para Obter?

A certificação dos alimentos Kosher foi criada para facilitar a sua identificação pela comunidade judaica. O selo ajuda a certificar que a produção e o processamento dos alimentos seguiram todas as regras necessárias para os alimentos Kosher. Atualmente, existem mais de 400 agências de supervisão rabínica de alimentos Kosher pelo mundo e cada uma utiliza os seus critérios que podem ser mais ou menos ortodoxos, no entanto, sempre com base na lei judaica.

Essas agências possuem símbolos e marcas próprias que são impressos na embalagem dos produtos para assegurar que a comunidade judaica pode confiar em sua procedência. Basicamente o certificado Kosher indica que os produtos fabricados por aquela empresa seguem as regras específicas exigidas pela lei judaica.

Processo de Certificação

O processo de certificação Kosher se baseia no fornecimento transparente de informações por parte da empresa fabricante e a entidade judaica que emite o documento. A primeira etapa corresponde a uma pesquisa detalhada a respeito dos ingredientes que fazem parte do produto.

São considerados as matérias-primas, aditivos, insumos e até mesmo os fornecedores. O processo de fabrico também é analisado. A pesquisa pode ser realizada remotamente com o preenchimento de formulários e apresentação de documentos de maneira sigilosa. Estando tudo certo se chega à segunda etapa do processo de certificação que consiste numa visita de um rabino ortodoxo ou um representante do rabino a fábrica.

Sanduíche Kosher

Sanduíche Kosher

Nessa visita o rabino irá avaliar se o processo de fabricação está seguindo as regras necessárias para que haja a concessão do selo Kosher. Ressaltamos que o atendimento dessas regras é fundamental para os judeus e por isso as instituições de certificação Kosher são muito respeitadas no mundo.

Gostou de conhecer mais sobre a alimentação Kosher? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *