O Que Fazer Para Engrossar O Caldo Do Feijão?

O feijão é um dos principais alimentos que acabam sendo considerados indispensáveis na vida de grande parte dos brasileiros. O costume de se alimentar quase que diariamente de arroz e feijão se tornou uma grande tradição para grande parte dos brasileiros, fazendo então com que ao longo dos anos diversos tipos de adições na receita desse alimento ocorram, e também no modo de se preparar um bom feijão.

O tipo de feijão consumido em cada região do brasil pode se diferenciar bastante, levando então a produção e consumo de diversos tipos de feijões, vermelhos, pretos e outros tipos. Porém, muitas pessoas acabam gostando do caldo do feijão de uma forma mais específica, com mais água, ou mais cremoso, levando então a algumas artimanhas para que o feijão possa ser engrossado ainda quando estiver na panela.

O Caldo Do Feijão Precisa Ser Reduzido?

Reduzir o caldo do feijão é uma das artimanhas mais utilizadas para que quase ao final de seu preparo, o mesmo possa ser devidamente engrossado, e isso acontece por diversas razoes, sendo a principal delas, a própria evaporação da água presente na receita. Então, o primeiro passo para o preparo de uma boa receita de caldo feijão engrossado será realizar a redução do mesmo, mantendo sempre a panela aberta, sem utilizar qualquer tipo de tampa. A tampa aberta da panela, irá colaborar para que o sabor do caldo de feijão fique mais acentuado, e então você deverá tomar muito cuidado com a quantidade de sal adicionada em sua receita. Caso seu feijão já esteja com uma quantidade alta de feijão, ao realizar a redução do caldo, o sabor pode acabar ficando ainda mais forte.

Amassar O Feijão

Amassar o grão do feijão pode também contribuir para que o caldo do mesmo fique um pouco mais grosso, ou também espremer um pouco durante seu preparo. Esse tipo de ação, pode contribuir para que você chegue ao ponto que deseja do caldo, sem que haja a necessidade de acabar adicionando outros tipos de ingredientes em sua receita, como o amido, muito utilizado em alguns casos. Para realizar esse processo, você apenas irá precisar de um pilão, onde os grãos do feijão irão ser amassados, ou com um auxilio de um garfo. Esse processo deverá ser realizado quando o feijão já estiver sendo cozido, e depois o mesmo poderá ser levado novamente até a panela, misturando bem. Deixe então cozinhar até que o caldo do feijão fique um pouco mais cremoso.

Adição De Amido

Amido

Amido

Muitas pessoas acabam de certa forma optando por realizar um processo mais rápido, para que o caldo do feijão engrosse, adicionado amigo em sua receita. Caso esse seja seu caso, as medidas utilizadas podem variar bastante de receita para receita, assim como também de gosto para gosto. Geralmente, utiliza-se cerca de 3 colheres de sopa de água, pata cada xícara de feijão, e duas colheres de sopa de amido, de preferência amido de milho. Assim, o caldo irá se apresentar um pouco mais grosso, de uma forma mais rápida e prática.

É importante lembrar que a quantidade de amido utilizada não deverá ser exorbitante, já que poderá alterar a consistência do caldo de uma forma errada, ou até mesmo no caldo.

Além disso, existem algumas maneiras de que o feijão seja engrossado, utilizando por exemplo liquidificador.

Como Engrossar O Caldo De Feijão Usando O Liquidificador

O primeiro asso para o preparo de um caldo de feijão será o preparo do próprio grão, que deverá ser mantido de molho por cerca de cinco a seis horas. Esse processo poderá fazer com que o grão do feijão no momento de cozinhar fique um pouco mais mole, cozinhando então um pouco mais rápido.

  • Após o feijão ter sido cozido, separe uma pequena quantidade dele juntamente com o caldo e leve até o liquidificador. Após esse processo, despeje todo o feijão já batido na panela, e cozinhe normalmente junto com os demais. Dessa forma, você obterá um caldo mais grosso, sem precisar adicionar nenhum tipo de outro ingrediente em sua receita, como amido de milho, por exemplo.
  • Após o grão do feijão cozinhar, tempere-o normalmente com os ingredientes já utilizados em seu cotidiano e o mantenha no fogo médio com a tampa aberta, para que a evaporação possa ocorrer de uma melhor forma, levando então a um caldo mais consistente.
  • Você pode também engrossar o caldo de sua receita e a tornar de certa forma mais nutritiva, um processo muito interessante quando falamos de crianças, que por diversas vezes podem se apresentar um pouco relutante em consumir certos tipos de alimentos, como legumes e verduras. Para que isso ocorra, você pode no momento do cozimento do feijão, adicionar alguns ingredientes como beterrabas, e couve-flor, e os batendo no liquidificador logo após, juntamente com os grãos.

Dessa forma, o feijão irá ficar com um valor nutritivo maior, e para as pessoas que não gostam de ingerir legumes, o valor nutritivo será acrescentado na receita.

Existem diversos tipos de feijões no Brasil e alguns deles acabam apresentando um caldo mais grosso, como é o caso do feijão preto, muito utilizado em receitas como feijoadas em algumas regiões do Brasil. uma dica muito interessante para que você torne seu caldo de feijão ainda mais saboroso, será adicionar algum tipo de caldo de carne no mesmo, fazendo então com que durante o preparo do feijão o caldo fique ainda mais saboroso.

Dicas Para Engrossar O Caldo Do Feijão Mais Rápido

Para que o feijão também fique cozido ainda mais rápido, você poderá também utilizar algumas outras panelas mais especificas, como por exemplo, a panela de ferro e panela de pressão. As panelas consideradas mais grossas, acabam sendo melhores para você que deseja um caldo mais espesso, isso porque o controle do caldo é considerado melhor nas mesmas.

Além disso, o ajuste do caldo nessas panelas pode ser realizado de uma forma mais rápida e fácil, adicionando água na quantidade que você desejar para o caldo de sua receita do feijão ficar mais grosso, ou afinar, caso o mesmo passe um pouco do ponto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *