O que é ser um Gastrônomo? e uma Gastróloga?

Não é novidade para ninguém que a culinária é uma das ciências mais antigas da humanidade. Ora, sem se alimentar, ninguém consegue se manter de pé. E, pensando nisso, durante muito tempo, o ser humano foi bolando técnicas para poder  fazer com que a ciência da culinária pudesse se desenvolver de maneira que mais e mais tipos de alimentos fossem sendo descobertos.

Um dos principais elementos que contribuíram de maneiram muito significativa para que a culinária se desenvolvesse de maneira excepcional foi, justamente, o fogo. Tal elemento permitiu que o ser humano não somente pudesse cozinhar o alimento, exterminando microrganismos danosos para a saúde, como também ajudou a ressignificar o uso da noite pela humanidade.

Basicamente, qualquer pessoa pode cozinhar, desde que ela tinha paciência e que saiba que é um processo bastante complexo e que demora um tempo para poder a dar resultados. Porém, quem deseja se aventurar um pouco mais no mundo da cozinha passa a ter várias opções, como é o caso das instituições de ensino que oferecem cursos nessa área. E, nesse artigo, iremos aprender a diferença de um gastrônomo e de uma gastróloga. Vamos lá?

Gastrônomo e Gastróloga: a Diferença

Quando se fala em gastronomia, muitas pessoas acham que é onde os chefes adquirem os conhecimentos para poder fazer aqueles pratos mirabolantes que enchem o paladar e a nossa visão. Porém, a gastronomia englobam muito mais do que isso. Ela é um gênero dentro da culinária que abrange várias práticas, técnicas e logicamente conhecimentos que ajudam os estudantes a construir uma alimentação com qualidade.

Além disso, a gastronomia também não estuda somente várias manhas para a preparação dos pratos, mas também estuda quais bebidas que podem ser relacionadas com os pratos confeccionados, além, também, de maneiras de escolher os melhores ingredientes para poder serem adicionados nos pratos.

Quando um profissional se gradua em gastronomia, ele está pronto para levar a alcunha de “gastrônomo” ou, como alguns preferem, “chefe gourmet”. Porém, as pessoas também podem ser chamadas de gastrólogo (ou gastróloga, caso sejam mulheres). O importante  é que, independente da nomenclatura, os objetivos são os mesmos.

Ou seja, a surpresa é revelada aí: não há diferença prática entre ser um gastrônomo ou gastróloga. Na verdade, existe diferença somente na escrita. Nas demais coisas, ambas denominações continuam sendo para o mesmo profissional.]

Onde o Gastrônomo Pode Atuar?

O gastrônomo pode atuar em diversos lugares: sendo professor, desde que faça um curso complementar para tal, pode atuar em restaurantes, em órgãos ligados ao governo, abrir um negócio próprio, entre outras coisas. Só que, de acordo com pesquisas relacionadas a atuação dos cozinheiros, é importante dizer que uma das alternativas que está se fazendo a mais acertada de todas é, realmente, abrir um negócio próprio, onde o chef pode ter a assinatura do menu do seu restaurante, tendo toda a autonomia que ele deseja ao criar os seus pratos.

O Boom dos Realities Gastronômicos

E, cada vez mais a gastronomia passou a ser conhecida, graças aos inúmeros realities shows que são veiculados nas emissoras de televisão e também em diversos pontos da internet. Aqui no Brasil, por exemplo, a febre com programas do tipo começou no ano de 2014, quando entrou no ar pela Band o reality “MasterChef”, sucesso em diversos outros países. O contexto do programa é mais ou menos esse: três renomados chefs avaliam pratos dos cozinheiros participantes, nos quais eles tecem comentários (muitas vezes, ácidos) sobre os pratos e, dessa maneira, os cozinheiros vão sendo eliminados até que os melhores permanecem e disputam não somente um prêmio em dinheiro, mas também um veículo e, o principal prêmio: uma bolsa de estudos em uma das instituições de ensino de culinária mais aclamadas de todo o planeta: a Cordon Bleu de Paris, na França.

Logo que foi lançado na grade da emissora paulista, o sucesso foi quase que instantâneo, com um recorde de interações relacionadas ao programa na rede social Twitter, tendo sido um dos principais assuntos comentados globalmente na rede. E, desde então, a emissora investiu no aprimoramento do reality, mantendo a liderança nesse segmento.

As demais emissoras, durante um tempo, torceram o nariz para o sucesso do reality, acreditando que era apenas um boom momentâneo que não iria gerar mais do que uma especulação no ano e, talvez, no próximo. Porém, o que aconteceu é que o reality conseguiu levantar a audiência da Band em níveis antes nunca alcançados, derrotando programas já consagrados no horário nobre das demais redes.

Dessa maneira, as outras redes começaram a se mexer para poder oferecer um reality nos moldes do Masterchef, mas cada um com a sua peculiaridade para justificar como sendo uma inovação na televisão brasileira. Porém, a maioria dos programas que surgiram seguiram a receita de três chefes avaliadores.

A Record e o SBT, por exemplo, apostaram em realities voltados para a gastronomia dos confeiteiros, com um foco maior nos doces. Também conseguiram certa repercussão, mas não tão boa quanto a da Band. Até mesmo a rede Globo, a maior rede do Brasil e segunda maior do mundo decidiu que era hora de investir em um programa do tipo, lançando em 2019 o programa “Mestre do Sabor”, trazendo três chefes consagrados para avaliar os pratos produzidos pelos participantes.

Onde Cursar Gastronomia?

Para aquelas pessoas que desejam conhecer um pouco mais do mundo gastronômico existem diversos tipos de cursos que são oferecidos em diversos locais: muitas universidades públicas contam com a oferta desse curso, além de faculdades do chamado “sistema EAD”, que permitem que as pessoas que não possam frequentar as aulas presenciais por algum motivo, possam estudar em sua própria casa ou no lugar que preferir.

É claro que existem outros lugares para isso, principalmente fora do país. A Universidade de Londres, por exemplo, oferece o curso de gastronomia para os interessados em aprofundar os seus conhecimentos culinários. Mas, é importante saber que, para poder estudar por lá, é necessário um grande planejamento logístico e, sobretudo, financeiro. Ou seja, é importante estar com a saúde em dia e o bolso, também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *