O Que Fazer Para Tirar O Gosto De Queimado Do Feijão?

História do Feijão

Feijão é uma semente de um legume do gênero Phaseolus consumida por todo mundo é do, pode ser feita de muitas formas diferentes como cozido em água quente, frito e assado, dependendo do prato que se deseja cozinhar.
Ele é uma planta que necessita de calor para crescer, sua maturação leva de 55 a 60 dias desde a plantação até a colheita.

O feijão é um dos alimentos mais antigos do mundo, alguns estudiosos da área de arqueologia afirmam que cerca de 10.000 a.c. ele foi levado da América do Sul, no Peru e transportado para a América do Norte. Há relatos de que o feijão fazia parte da dieta de guerreiros que lutavam em guerras no Império Romano, no Egito antigo, nas cortes francesas e Inglesas.

No Brasil não se sabe exatamente como este alimento foi introduzido na dieta dos povos antigos que aqui habitavam, nem da região de onde surgiram ou por quais grupos humanos, isso deve à falta de registros históricos e
arqueológicos, porém sabe-se que quando os Portugueses chegaram no Brasil o feijão já era consumido pelos índios e eles o chamavam de comanda e o comiam com farinha.

Para a economia brasileira no período de 1994 a 2001 a comercialização do feijão rendeu 4,2 milhões de reais o que representa 0,39% do PIB nacional. 80% do abastecimento do mercado nacional é proveniente de importações
sendo que o feijão preto o tipo mais importado.

A produção desse alimento no Brasil é realizada por safras, ao ano tem-se 3 principais safras que se dividem por meses. A primeira safra vai do mês de dezembro a março e é cultivada nas regiões Sul, Sudeste e na região de
Irecê, na Bahia. A segunda safra corresponde aos meses de abril a julho. E a terceira safra acontece entre julho e outubro, onde o plantio ocorre nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás/Distrito Federal e oeste da Bahia.

Valor Nutricional do Feijão

O feijão possui uma gama de benefícios nutricionais, pois ele contêm grande variedade de micronutrientes, incluindo zinco, potássio, ácido fólico, ferro, e magnésio, sendo também fonte de proteína em dietas vegetarianas. Ele é rico em proteína, possui alto teor de carboidrato, porém baixa quantidade de gordura, esta que corresponde apenas 3% de quilocalorias, sendo a maioria gordura insaturada.

A quantidade de proteínas no feijão varia de 20% a 30%, uma porção de 90 gramas ou meio copo de feijão fornece 7-9 gramas de proteína. O feijão também é rio em fibras, meio copo de feijão provê entre 5,2 e 7,8 gramas de
fibras. De acordo com o programa nacional de educação nutricional dos Estados Unidos ele contem a melhor fonte de fibras solúveis quando comparado com outros tipos de grãos.

O efeito antioxidante foi observado em 25 diferentes tipos de grãos de feijões e essa atividade esta correlacionada à molécula de polifenol.

Compostos polifenólicos trazem muitos benefícios para a saúde.

A absorção de cálcio proveniente de feijões pode chegar a 22% no feijão branco e quase 27% no feijão carioca. Essa baixa porcentagem de cálcio faz com ele não seja um rico alimento para dietas que necessitam deste mineral.
Feijões tem se mostrado um bom alimento para a redução de glucose em pacientes diabéticos e não diabéticos. A ingestão de feijão diminui significativamente as chances de se desenvolver diabete. O efeito antioxidante
do polifenol tem o efeito de proteção contra o desenvolvimento de diabete do tipo 2.

Valor Nutricional do Feijão

Valor Nutricional do Feijão

A ingestão de feijão não esta associada ao risco de câncer como mostra alguns estudos na área, há pesquisas que mostram apenas 2 tipos de câncer que podem ser prevenidos com o consumo de feijão, câncer de estômago e de
próstata.

Uma pesquisa em que relaciona a quantidade de nutrientes e o preço de mercado de certo tipo de alimento, mostrou que grãos de feijões apresenta grande valor nutricional e baixo custo.

Culinária com Feijão

No Brasil o feijão é um dos alimentos mais tradicionais, não podendo faltar na mesa dos brasileiros tanto no almoço quanto na janta, a forma mais comum de se comê-lo é refogado com alho e sal. A feijoada comida típica
brasileira é preparada com feijão preto e tem origem portuguesa de um cozido, onde posteriormente o feijão foi adicionado a receita.

Receita típica de cuba, Moros y Cristianos, é um prato em que se cozinha feijão preto com temperos e cebolas e depois acrescenta a arroz. Os mulçumanos são representados pelo “moros” e os cristão os “cristianos”, pois
estes disputaram o território da península ibérica e depois os espanhóis levaram essa receita para a ilha.

Nos Estados Unidos, mais propriamente na região da Louisiana o feijão também é consumido com arroz em uma receita que leva pimentões, ossos de porco e linguiça e chamada de Red Beans and Rice.

No Japão feijão é servido como sobremesa na forma de uma pasta que serve como recheio para um bolinho com massa de arroz e é servida na forma de mochi, típico parto japonês. Acredita-se que a mistura de arroz e feijão traz
sorte para quem come.

Red Beans and Rice

Red Beans and Rice

Na Índia o feijão é consumido com bastante tempero, tomates e cebolas e recebe o nome de Rajma, esse prato é tradicional da região norte do país.

Outras formas de comer feijão é como tutu, receita que leva bacon e farinha, ou então um caldo de feijão, que é uma boa pedida no inverno, feito com o feijão cozido, cebola e batido no liquidificador.

O Que Fazer Para Tirar o Gosto de Queimado do Feijão?

Há vários tipos de panelas para se cozinhar o feijão, as panelas de aço cirúrgico, que são mais caras, porém não retém nenhum tipo de resíduo no alimento, as panelas de aço inox em que sua principal vantagem é que não
oxidam, tem-se as panelas de cobre que apresenta certas restrições, pois não pode entrar em contato com certos tipos de alimentos. Pode-se encontrar panelas antiaderentes, de barro, de cerâmica e até de vidro.

O feijão é uma leguminosa dura e seu preparo pode ser difícil e demorado. Para obter um feijão macio e suculento é preciso deixa-lo por 24 horas de molho em água, para depois cozinha-lo na panela de pressão. Com esse método na panela de pressão o feijão cozinha em apenas 20 minutos, economizando assim tempo e gás de cozinha.

Porém outra maneira é simplesmente cozinha-lo na panela por 40 minutos após a panela pegar pressão. Após esse cozimento o feijão estará macio e pronto para ser refogado com o tempero desejado. Hoje em dia há as panelas elétricas que facilitam muito a vida no dia-a-dia, pois não precisa se ter a preocupação se o alimento ira queimar ou não já que a panela para o cozimento sozinha em um determinado tempo.

Mas se você for cozinhar em uma panela convencional e a quantidade de água colocada na panela de pressão não for suficiente, esta pode secar e o feijão queimar. Mas nem tudo está perdido, não é necessário jogar tudo fora por causa do cheiro e do gosto de queimado. Há um truque para melhorar o gosto do feijão nesse caso.

Se você sentiu cheiro de queimado enquanto esta cozinhando o feijão, primeiramente é necessário desligar o fogão ou remover a fonte de calor, para assim cessar o cozimento, retire a pressão da panela levando ela abaixo de
alguma fonte de água fria, em uma outra panela adicione a parte do feijão que não esta queimada e coloque uma cebola inteira lavada dentro da panela, acrescente de água o suficiente para cobrir o feijão, deixe essa mistura ferver
por a 15 minutos e depois desse tempo retire a cebola.

Pronto, desta forma você terá um feijão novo sem cheiro e gosto de queimado.Para ter um feijão ainda mais gostoso pode-se adicionar uma folha de louro depois de remover a cebola e deixar cozinhar por mais 5 minutinhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *