O Que Acontece Se Não Deixar O Feijão De Molho?

Deixar o feijão de molho pode ser um tipo de comportamento que não é realizado por grande parte das pessoas, mas existem diversos tipos benefícios no processo de cozimento do mesmo e também no organismo após o consumo de um grão de feijão, que anteriormente foi mantido na água de molho. Por isso, vamos descobrir hoje quais são os reais benefícios dessa prática, e como eles podem auxiliar no processo de cozimento do feijão.

Deixar O Feijão De Molho Antes De Cozinha É Bom?

Fazer com que o feijão seja mantido por algum tempo de molho é um tipo de prática que geralmente é realizado e indicado por avós, ou pessoas mais velhas. Um dos primeiros benefícios desse ato constatado é relacionado com o bem estar e nossa saúde, já que a partir desse processo a quantidade de gases pode ser diminuída, melhorando então a sensação após ingerir os grãos.

Esse hábito foi comprovado cientificamente; então, se você é uma das pessoas que usualmente já apresenta a produção de gases e a sensação incomoda causada pelo mesmo.

Além disso, um estudo realizado em um Centro de Pesquisa em Alimentos, situado na Universidade de São Paulo, acabou constatando que ao deixar de molho os grãos de feijão por um intervalo de cerca de 8 até 13h poderá fazer com que seu cozimento possa ser realizado de uma forma mais rápida e fácil, melhorando e facilitando então todo o processo, principalmente para pessoas que acabam em seu cotidiano levando uma vida um tanto quanto corrida. Isso ocorre pelo fato de que ao deixar o feijão de molho, o mesmo poderá ficar muito mais hidratado, os deixando mais maleáveis ao próprio processo de cozimento.

O processo de deixar o feijão de molho, também pode fazer com que algumas substâncias consideradas maléficas acabem sendo devidamente eliminadas, melhorando então todo o seu processo de digestão no organismo do individuo que irá o consumir. Isso nos leva a perceber que o processo de descarte da água onde o feijão irá ficar de molho é necessário, fazendo com que você não acabe levando para a panela propriedades descartadas na mesma, e que poderão influenciar de forma negativa em sua saúde, principalmente em produtos que não são orgânicos.

Benefícios De Eliminar A Água De Molho Do Feijão

As substancias que podem ser consideradas prejudicais a nossa saúde, e que serão eliminadas com a água são diversas, como por exemplo a rafinose e também a estaquiose, substâncias  que quando em contato com nosso organismo, podem fazer com que desconfortos sejam sentidos, principalmente na parte de nosso intestino, já que ao consumir esse tipo de alimento, a fermentação ocorre de forma natural, durante o próprio processo de digestão, já realizado de forma natural pelo próprio corpo humano.

Então, quando esses tipos de substâncias acabam entrando em contato com nosso organismo, a chance de desenvolver flatulência e também uma sensação de inchaço na região intestinal é grande. Esses são apenas alguns dos malefícios que podem ser prevenidos a partir do processo de deixar o feijão de molho por algumas horas, antes de levá-lo para o processo de cozimento, que antecipará sua ingestão.

Ao deixar os grãos de feijão de molho e fazer com que as propriedades nocivas a nossa saúde fiquem armazenadas na água, o organismo poderá realizar uma digestão um tanto quanto mais fácil, levando então a um processo de assimilação de nutrientes que podem ser considerados muito benéficos para nossa saúde, como certos mineiras e também proteínas.

Tempo Correto Para Deixar O Feijão De Molho

Que o feijão deve ser deixado de molho antes de seu cozimento, todos os cientistas concordam, e os diversos tipos de benefícios causados por essa prática comprovam de diversas maneiras tal pensamento. Mas, o problema se encontra na divergência de tempo que o mesmo deverá ser mantido em processo de remolho, ou seja, mantido na água.

A divergência de opinião dos cientistas acaba sendo baseada por informações que acabam relevando o conceito de que ao eixar o feijão por tempo demais em remolho, algumas propriedades consideradas importantes também dentro de seu grão, e para o funcionamento correto do organismo a partir de sua ingestão, poderão ser devidamente perdidos na água.

Feijão de Molho na Água

Feijão de Molho na Água

A maioria dos cientistas acaba então, defendendo que o tempo correto para o remolho de feijão e também de outros grãos, não poderá ultrapassar a faixa das 12h, o que pode ser considerado muito benéfico, já que o processo de remolho de seu feijão poderá durar uma noite toda, e no dia seguinte, logo pela manhã, seu cozimento poderá ser iniciado. O tempo mínimo de remolho para os grãos estará entre a casa das 8h.

As divergências de opiniões dos cientistas se dá em grande maioria pelo contexto de que os feijões comprados hoje em dia não são considerados os mesmos de algumas décadas atrás, principalmente pela grande quantidade de agrotóxicos presentes nos mesmos, que iriam precisar de algum tempo a mais para que pudessem ser liberados dos mesmos.

Esse tipo de influência dos agrotóxicos nos grãos de feijões pode ser observado pelo seu próprio tempo de cozimento, que a décadas atrás poderia chegar a cerca de uma gora, sendo hoje realizado em cerca de 25 minutos em média.

Antigamente, além de utilizar a prática de remolho dos grãos para que os mesmos acabassem não causando gases e outros tipos de desconfortos em nossa saúde, os feijões eram deixados sob a água por um certo tempo para que pudessem ser devidamente limpados, já que a quantidade de impurezas presentes no mesmo eram consideradas muito maiores, visto que hoje os grãos de feijões são muito mais limpos, devido a industrialização e o processo mais automático de embalagem dos mesmos, e também, recomendações sanitárias.

O Cozimento Do Grão De Feijão

Segundo diversos especialistas, o grão do feijão não deverá ser consumido cru, já que pode influenciar de forma muito negativa em diversos aspectos de nossa saúde. Existem algumas receitas que acabam sendo produzidas e comercializadas com  farinha do feijão, e quando a mesma é realizada de forma cru, pode acabar fazendo com que o individuo que irá ingerir o alimento, consuma propriedades nocivas a sua saúde.

Os principais problemas de consumir esse tipo de grão ainda cru, poderá se sentindo diretamente em algumas partes de nossos corpos, como o pâncreas, que poderá aumentar de tamanho de uma forma muito considerável, afetando todo o desempenho de nosso organismo.

Então, é importante que esse alimento seja consumido de uma forma muito bem cozida, e seguindo a recomendação de nossos avós por exemplo, os deixando sempre sob um tempo de remolho, facilitando seu cozimento e também evitando que problemas intestinais e incômodos possam ser sentidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *