Para aqueles dias que queremos um prato saboroso, simples, que seja fácil de fazer e não custe muito caro, a receita ideal é o peito de frango rápido e econômico! Para fazer este prato, você vai precisar de:
- 1 quilo de peito de frango – em tiras ou então em filé, como você preferir
- 1/2 cebola
- 1/2 pimentão verde
- 1/2 meio caldo de galinha
- 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 1 pitada a gosto de noz moscada
- 1 colher de azeite ou óleo para cozinha
- Sal a gosto
Comece preparando a cebola e o pimentão: corte a cebola ao meio, lave bem, e então pique em cubinhos bem pequenos, que possam desmanchar no molho. Depois, corte o pimentão ao meio, lave e tire bem as sementes, corte-o em seguida em tirinhas bem finas, para que ele fique no molho sem desmanchar.Pegue uma panela de tamanho adequado e coloque o óleo, deixando esquentar por alguns minutos. Em seguida, coloque a cebola deixando fritar por alguns momentos, até que ela doure.Depois, coloque o pimentão, deixando que refogue por mais alguns momentos. Por fim, coloque as tiras ou filés de frango na panela, deixando fritar por mais ou menos 15 minutos.
Deixe cozinhar – na água que sai do próprio frango – ou então acrescente apenas um pouco de água, caso ele fique muito seco apenas com o óleo.Depois desses quinze minutos, dissolva a metade do caldo de galinha em um pouco de água quente – não mais que meio copo – e coloque sobre o frango já cozido. Prove para testar o sal da receita. Se achar necessário, coloque um pouco de sal, mas sempre aos pouquinhos, para não salgar demais o molho. Depois, polvilhe toda a farinha de trigo, até que ela se desmanche de maneira total e completa no molho, mexendo sempre para que não embole.
Depois que a farinha tiver sido adicionada, coloque o leite, e então mexa constantemente, deixando ferver, até que o molho engrosse e fique adequado para servir. A quantidade de leite adequada nessa etapa, depende do gosto de cada um para molhos. Caso prefira os mais consistentes, vá adicionando o copo de leite aos poucos, até obter o seu ponto favorito.Você pode servir essa receita com acompanhamento de um arroz simples ou mais incrementado, ou mesmo com macarrão simples.