Pernil Suíno Assado

Pernil Suíno Assado – Prato Principal

Pernil Suíno Assado

Pernil Suíno Assado

Para aquele domingo junto à família ou mesmo como sugestões para restaurantes como prato principal está o pernil de porco assado, que além de delicioso exibe maior rendimento e economia caso seja preparado da forma correta.

O pernil assado, ou em forno industrial ou mesmo fornos caseiros, independentemente da qualidade da temperatura só é bem preparado conforme o tipo de tempero que deve estar de acordo com o tamanho da carne, a utilização de muito sal não é recomendada, já que a carne suína o retém em grande parte, mas o alho e a cebola nunca são demais no preparo dos ingredientes.

Contudo a criatividade fica a rigor do cozinheiro que pode abusar das misturas e tipos mais variados de tempero, como pimentas, pimentões, entre outros a preferência do consumidor, sempre lembrando na combinação exata e não muito exagerada dos alimentos.

Modos de Preparo

Preparo

Preparo

O pernil assado em primeiro momento deve estar conservado em temperaturas baixas, para também aplicação do tempero e melhor concentração do tempo de forno. Assim é necessário temperá-lo primeiramente com suco de um limão, depois faça furos no pernil com auxílio de uma faca para que o suco de limão e o tempero a base de alho, cebola e sal posa penetrar melhor na carne. Deixe o tempero agir por aproximadamente um dia com a carne na geladeira, para que o tempero pegue melhor.

Um dos segredos é levar a carne ao fogo com a forma coberta por papel alumínio, já que assim a carne irá gratinar e assar melhor, sem que a parte superior queime. A atenção do cozinheiro deve estar em alerta para virar a carne e colocar mais tempero caso seja necessário durante o tempo de forno. Após duas horas o pernil está pronto para ser servido com arroz branco tutu de feijão e salada com folhas.

Dicas Úteis

Tradição

Tradição

Para aprimorar ainda mais o sabor do seu pernil, especialistas e chefes de cozinha auxiliam-nos com dicas úteis no dia-a-dia da culinária de carnes suínas, como por exemplo, decorar o prato depois de assado com rodelas de limão e batatas cozidas.

Pode ainda ser servido com determinados molhos como os preparados a base de alho com maionese, ou mesmo com pimenta e mostarda, incrementando ainda mais o sabor do pernil assado.

Como acompanhamentos práticos e mais saborosos estão as farofas, que doces ou salgadas são extremamente bem vindas junto as carnes de porco assadas, mesmo porque a maioria das vezes são feitas com farinha de milho, ovo e couve, um famoso típico mineiro ao lado de outros alimentos considerados verdadeira tradição em toda família brasileira.

As frutas como ameixas, maças e abacaxis são usadas como acompanhamento totalmente saudável, em preferência dos adeptos a adquirir menos calorias em regimes, e sempre como perfeita combinação em farofas e carnes assadas.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *