Comprar e Vender Canapés

Todos nós sabemos o prazer que é de poder convidar amigos e familiares para nossa casa, para poderem papear ou, até mesmo, comemorar algo. Geralmente, essas reuniões acontecem em datas importantes, tais como aniversários, confraternizações de fim de ano, ou  outros. Mas, nada impede que uma reuniãozinha casual numa sexta feira a noite possa ocorrer, não é mesmo?

Sabemos também que nesses encontros rola, geralmente, muita bebida alcóolica. Dependendo do seu círculo de amigos, beber é quase que uma tradição religiosa que nunca deve ser deixada de lado, nem mesmo se você, que organiza essa festa, não bebe uma gota sequer da bebida. É importante que todos ao seu redor se sintam bem e, se eles sentirem-se bem com uma cerveja, que mal faz deixar um fardo delas na geladeira?

Confraternizações

Entretanto, não podemos nos esquecer que, em uma confraternização, é muito importante termos algo para as pessoas, além de beber, poderem também saborear.  E, como estamos em tempos onde o nosso próprio tempo é bastante escasso, nada melhor do que reduzirmos nosso trabalho, oferecendo quitutes que sejam de fácil e rápido preparo. Um dos itens de festas que está cada vez mais presente em reuniões desse tipo é o delicioso canapé, entrada que faz toda a diferença em um evento.

Nesse artigo, buscaremos ensinar a você onde surgiu essa preciosidade, bem como, também, algumas receitas fáceis para você poder vender, caso queira entrar nesse ramo recheado de oportunidades ou, até mesmo, quais sabores comprar para a sua festa. Confira:

Os Canapés – Sua Origem

Para início de conversa, os canapés podem ser considerados uma espécie de “Petit Fours”, nos quais esse termo engloba, praticamente, qualquer aperitivo que leve uma casa fina, sendo essa casca feita de massa folhada, massa de biscoito ou outro tipo.

No caso dos canapés, eles podem ser feitos de fatias de pão, massas folhadas ou, também, massas finas que lembram muito a casquinha de sorvete. É uma palavra francesa, o que pode não remeter muito à sua origem: essa delícia tem origem na Rússia, embora na França o canapé fosse um alimento tradicionalmente servido ao final das festas ou em momentos variados do dia. Posteriormente, a tradição ditou que era preciso que esses aperitivos fossem servidos no início das festividades, com o pretexto de aumentar o apetite dos convidados. Desde então, a presença dos canapés nas festas virou mais do que uma prioridade.

Apesar de ter uma origem russa, o canapé também é bastante conhecida na França, que servia esse aperitivo na entrada, fazendo com que ele também ficasse conhecido como um “abridor” de apetite: ele era servido nos restaurantes, em uma sala anexa ao estabelecimento, igualmente se faz em casamentos.

O sabor importa muito, logicamente. Porém, ele não é o fator primordial no canapé: ele tem uma função muito importante como peça de decoração de um evento. Por conta disso, é muito importante que sua apresentação esteja impecável. Já que ele pode ditar, em termos decorativos, como uma festa está bem ou mal preparada.

É bastante interessante notar que se pode fazer, absolutamente, canapé de vários sabores. Isso incluí, por exemplo, o canapé feito de pastas, de legumes, de carnes, enfim. De vários sabores. Geralmente, o mais comum é o que envolve a maionese com algum outro acompanhamento, que acaba formando uma pasta e, assim, pode ser adicionado na base de preferência.

Se você deseja produzir canapés, deve ter em mente que existe uma infinidade de sabores, bem como, também, uma infinidade de estilos de eventos para que eles possam ser empregados. Por exemplo: se você recebeu uma encomenda para uma festa de alto padrão, como um casamento, é natural que os sabores a serem escolhidos sejam mais requintados, o que exige de você saber um pouco mais sobre receitas mais elegantes para os canapés.

Fazendo Canapés

Fazendo Canapés

Agora, se a reunião for informal, nada mais fácil do que juntar a sua criatividade, não é mesmo? Geralmente, os sabores que serão pedidos podem ser facilmente feitos, justamente pela facilidade.

Canapé Light De Peito de Peru

Uma tendência, que está cada vez mais presente nas festas, é o canapé light, que passou a ter ingredientes que fossem menos pesados ao organismo. Seu preparo não fica muito caro. As seguir, você pode saber como se prepara essa receita:

Você vai precisar de vinte damascos, 400ml de água, pimenta do reino preta moída a seu gosto e, também, 400 gramas de peito de peru. Com esses ingredientes, é hora de fazer a receita : pegue os damascos, coloque em uma panela com água, tempere com a pimenta e deixe cozinhar até que eles fiquem macios. Feito isso, bata no liquidificador até que se transforme em um purê.

Canapé Light De Peito de Peru

Canapé Light De Peito de Peru

É hora de fazer a pasta que irá presente no canapé. Para isso, você vai precisar de meia xícara de chá desnatado, quatro ramas de salsa, três ramos de tomilho, 150 gramas de queijo do tipo ricota, três talos de cebola e o peru que fora descrito na primeira parte do processo. Depois de juntar esses ingredientes, bata—os no liquidificador, até que fique uma pasta bem homogênea.

Depois disso, é hora de montar os canapés: separe a base de sua escolha e, com elas, passe primeiro a pasta de ervas, acrescendo, em seguida, o purê de damasco. Pode confiar que essa receita é bastante fácil e bem leve, não alterando a sua dieta, pela pouca carga de gordura presente. Se você quiser, também, pode utilizar pedaços do eito de peru para poder decorar o seu canapé. Só tome cuidado para que a decoração não acabe ficando grotesca.

Rendimento

Uma receita dessa pode muito bem render mais de 100 canapés, o que pode ser um prato cheio para a sua venda. Capriche nos detalhes, pois eles são primordiais para atiçar as pessoas a desejarem consumir o seu prato. Nesse sentido,  é muito importante uma decoração mais alinhada com o momento.  Um cento de canapé pode ser muito bem vendido pelo preço de quarenta reais, ou até mais, dependendo do requinte a que for submetido. Por isso, ao fazer os canapés, tenha muito cuidado e segurança. Com certeza, irá fazer um bom trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *