Precisa Deixar o Feijão Preto de Molho?

Um dos alimentos preferidos dos brasileiros e que não pode faltar num bom prato feito, o feijão preto, gera algumas dúvidas de preparo sendo a principal delas referente a necessidade de deixar de molho ou não. Para ter uma experiência mais agradável ao saborear essa delícia nutritiva é importante não pular a etapa do molho e remolho. Continue lendo e entenda os motivos essenciais para deixar o feijão preto de molho e como prepará-lo!

Por Que o Feijão Preto Deve Ficar de Molho?

O feijão deve ficar de molho por um período de 12 horas antes de ir para a panela para que as substâncias tóxicas presentes nos grãos sejam eliminadas. São essas toxinas que causam a sensação de peso no estômago e os desagradáveis gases. Então para ter uma refeição mais salubre é importante não pular esse passo.

Feijão Preto

Feijão Preto

O feijão preto assim como o carioca demanda mais um cuidado, o do remolho. Basicamente você deverá trocar a água de molho uma vez durante esse processo. O feijão fradinho não precisa desse cuidado. O remolho deve ser feito porque os grãos liberam substâncias tóxicas na água de maneira que num determinado momento é preciso trocar a água.

Ressaltamos que o tempo máximo de remolho é de 6 horas e de molho de 12 horas. Se o feijão fica mais tempo de molho pode acabar desmanchando ao ser preparado ou ainda em alguns casos pode acabar fermentando. A dica é pensar estrategicamente de maneira a deixar o feijão de molho a noite para cozinhar no almoço do dia seguinte ou então deixar de manhã de molho para cozinhar na volta do trabalho.

Como Fazer o Molho e o Remolho?

Repolho

Repolho

Agora que você sabe da importância do molho e do remolho para deixar seu feijão preto mais saboroso vai gostar das dicas de como fazer esses processos. O feijão deverá ser colocado numa peneira embaixo de água corrente para que possa ser lavado.

Em seguida os grãos deverão ser colocados então numa tigela, encha de água para cobrir e se algum grão boiar deverá ser descartado. Você deverá cobrir a tigela com um pano de prato, depois de seis horas troque a água do molho. Deixe mais seis horas de molho.

Como Fazer De molho Curto?

Quer um atalho? Então a dica é lavar o feijão colocando-o numa panela convencional, leve ao fogo alto até ferver. Desligue e tampe a panela. Aguarde que os grãos sejam hidratados durante uma hora. Prossiga escorrendo a água dos grãos e o feijão estará pronto para ser cozinhado.

Feijão Preto de Molho

Feijão Preto de Molho

Mas, O Que Acontece Se o Molho Não For Feito?

O feijão demora bem mais tempo para cozinhar e com certeza você vai sentir bastante desconforto durante o almoço ou jantar, lembre-se que com as toxinas mantidas nos grãos você terá episódios de puns. Quando os grãos são cozidos sem o processo de molho tendem a quebrar mais.

Como Preparar o Feijão Preto

A seguir vamos dar dicas de como preparar o feijão preto na panela de pressão ou na panela convencional.

– Feijão na Panela de Pressão

O primeiro passo é escorrer a água do remolho, não pode usá-la para cozinhar porque nela estão as toxinas dos grãos de feijão. Coloque na panela uma proporção de para cada 1 xícara de chá de feijão preto seco 3 xícaras de chá de água e 1 folha de louro. A panela deverá ser levada ao fogo alto, assim que ela começar a apitar abaixe o fogo.

O tempo de cozimento a partir do apito é de 10 minutos para cada 2 xícaras. Passado esse tempo você deverá esperar até que a pressão saia totalmente. Tempere o feijão ou congele em porções juntamente com seu caldo.

– Feijão na Panela Convencional

O processo começa igual com a eliminação da água de remolho. Para cada 1 xícara de chá de feijão você deverá adicionar 8 xícaras de chá de água e 1 folha de louro. Nesse método precisa de bem mais água porque o feijão vai demorar mais tempo para cozinhar.

Mantenha a tampa entreaberta para cozinhar o feijão, o tempo de cozimento é de pelo menos 3 vezes o tempo da panela de pressão. No entanto esse tempo é variável, vá mexendo de vez em quando aguardando que cozinhe até que o grão fique mais macio.

Tempero

Você pode usar as especiarias que desejar quando for cozinhar o seu feijão, mas é interessante cozinha-lo neutro e sem sal, apenas com as folhas de louro. Isso permite que você congele o feijão e tempere depois sem perder sabor. No momento em que for descongelar você pode adicionar refogado de tomate, salsão e especiarias. O mais legal é que todo dia você pode ter um feijão com sabor novo, pois vai mudar as especiarias.

Dicas Para Congelar o Feijão

Pode ser interessante congelar o feijão em porções, geralmente uma pessoa adulta consome duas conchas de feijão por refeição. Porém, essa quantidade pode variar sendo necessário congelar mais ou menos, tudo depende do seu apetite. A validade do congelamento do feijão é de três meses no máximo.

Congelar o Feijão Preto

Congelar o Feijão Preto

Em relação ao recipiente para congelar seu feijão é possível coloca-lo em saquinhos ou em embalagens descartáveis de marmita. Esses recipientes facilitam a organização do seu congelador. No caso de quem prefere congelar em potes de vidro a recomendação é usar no máximo ¾ do recipiente uma vez que o feijão expande.

Dicas de Como Descongelar o Feijão

Para facilitar o processo de descongelamento do feijão a dica é tirar do congelador e colocar na geladeira, assim vai descongelando lentamente. Você pode fazer essa mudança pela manhã caso vá consumir o feijão no jantar. Fazer isso facilita o processo, mas nada impede de descongelar na panela.

Nesse caso prepare um refogado com bacon, alho, cebola, louro, cenoura, pimenta, beterraba ou que quiser. Na sequência coloque o feijão que foi congelado na panela, durante o descongelamento o caldo vai engrossando. Como mencionamos acima é interessante cozinhar o feijão neutro e sem sal para adicionar esse toque de sabor no momento em que for descongelá-lo.

Gostou dessas dicas sobre molho, remolho e preparo do feijão? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *