Quais Alimentos Eram Utilizados Pelos Índios?

Alimentação Indígena

Muitas pessoas tem uma grande curiosidade quanto aos hábitos alimentares indígenas, uma vez que sabemos que eles vivem basicamente de alimentos naturais, que são provenientes das florestas e das matas no entorno de suas casas, mas o que exatamente compõe essa dieta é uma dúvida para muitos interessados, seria a alimentação indígena mais saudável? Mais fitness, como chamamos hoje uma alimentação mais regrada, seria a alimentação indígena indicada para quem deseja obter uma dieta mais saudável?

A resposta para todas essas perguntas é que sim os índios se alimentam basicamente de alimentos frescos e naturais, no entanto, as suas dietas são muito orientadas pelas suas crenças e tradições, que são inúmeras e podem variar de aldeia para aldeia. As suas tradições determinam muito dos costumes de alimentação de um grupo e há tradições para todo o tipo de situação, por exemplo, há costumes e rituais para antes e depois da caça, há costumes e rituais para o nascimento dos bebes, há costumes e rituais alimentares também para quando os jovens passam para o período da vida adulta, entre muitos outros.

Além de tudo isso que foi dito, há também outros fatores influenciadores, que é a região onde determinado grupo indígena vive e a disponibilidade de alimentos do local, há as próprias tradições do grupo, há a diferença também entre grupos mais voltados ao cultivo e plantio, enquanto outros grupos são mais voltados à caça, etc. Apesar de tudo isso, os indígenas consomem, mas também respeitam muito os ciclos da natureza, sendo assim, o seu consumo nunca é exagerado, de modo que não acabem por esgotar os recursos da região e para que possa haver outro ciclo de brotamento e crescimento.

É muito claro para todo mundo que antigamente haviam muito mais tribos indígenas do que existem hoje, ao longo do tempo o número de comunidades de índios diminuiu drasticamente, esse foi mais um dos genocídios da história da humanidade, em toda a América os índios foram cruelmente mortos por diversas comunidades, colonos, imigrantes, etc. Até os dias de hoje eles ainda são caçados, perseguidos, principalmente no Brasil, o que inclusive tem se agravado nos últimos anos, visto que os atuais governantes não tratam os indígenas como se fossem seres humanos, não os tratam com a dignidade que merecem e não se importam com a sua causa.

No entanto, os costumes dos povos indígenas apesar de terem sim sofrido mudanças com o tempo, com a sociedade europeia e a cultura de outros povos chegando até eles, eles ainda mantêm muitos de seus hábitos antigos e costumes, principalmente os hábitos e costumes alimentarem, de se obter comida dos meios naturais que estão a sua volta.

Quais Alimentos Eram Utilizados Pelos Índios?

Essa pergunta não deve ser feita no passado, mas sim no presente pois os índios ainda vivem, ainda que em número muito menor do que já existiram um dia, mas vivem, mesmo sofrendo duros golpes, principalmente no governo atual do Brasil, portanto, reformulando a pergunta podemos dizer, quais os alimentos são ainda utilizados pelos índios?

Pois vamos lá, a alimentação indígena influenciou muitas regiões do Brasil, muitos lugares, comunidades, etc. é claro que o Brasil, um país diverso como é, tem uma culinária típica que é a mistura da culinária africana, europeia e indígena, tudo isso foi moldando o paladar da população e hoje temos a culinária brasileira diversa, diferenciada do resto do mundo, é uma culinária extremamente saborosa e que incorpora os melhores traços de cada tradição.

Quanto aos índios, em geral, as tribos tinham como base alimentar a mandioca, que também é chamada de aipim e macaxeira, assim como o milho também fazia parte da grande maioria dos pratos que preparavam, inclusive era a partir da mandioca é preparada inclusive uma bebida alcoólica indígena, muito comum principalmente nas comunidades do estado de Roraima.

Culinária Brasileira

Culinária Brasileira

Os índios normalmente se alimentam muito de frutas e legumes, assim como também de sementes como a castanha, a sua alimentação varia ao longo do ano, pois eles respeitam muito o ciclo de cada planta, portanto, existem as colheitas para cada época do ano, é claro sempre respeitando os limites do meio ambiente. Quanto as frutas, consomem muito a jabuticaba, o ingá, o maracujá, o mamão de tamanho pequeno, o pequi, o jenipapo, entre muitas outras variedades.

Uma curiosidade é que os pesquisadores que estudam os hábitos alimentares indígenas dizem que eles não costumam comum verduras e folhagens, como o alface, a couve, etc. Portanto, a sua alimentação é composta de legumes, frutas, sementes, muitos grãos como feijão, o carboidrato vem em grande parte da mandioca, além dos alimentos provenientes da caça, que por sua vez é feita com muita cautela pelos indígenas, de modo a não desfalcar as comunidades de animais, eles sabem que se sobrecarregarem esse sistema, lhes faltará alimento em algum momento.

Quanto aos produtos da caça, eles comem o animal que for capturado, o seu cardápio nesse quesito é bem eclético e bem diferente do que acontece nas cidades, que consumimos em larga escala apenas um tipo de carne, que por sua vez é gerada em uma indústria bem cruel. A caça dos índios é apenas para subsistência e suprimento das necessidades próprias dos índios, eles costumam comer muito peixe, frutos do mar e dos rios, carne de capivara, carne de tatu, de bicho preguiça, de jabuti, de antas, como já mencionado anteriormente as opções são muitas e eles se alimentam do que aparece para eles.

Índio Caçando

Índio Caçando

Além da carne de animais mamíferos, os índios também se alimentam de insetos e outros pequenos animais, que por sua vez possuem alto teor de proteína, além disso como temperos, além de algumas ervas os povos indígenas usam muito o sal e a pimenta. É importante mencionar também que muitos povos até hoje vivem do que é oferecido a eles pela floresta, mas alguns grupos já vivem com o cultivo de pequenas plantações dos alimentos que consomem mais, sempre intercalando plantações para que não ocorra o esgotamento do solo e sem produções em larga escala.

Esses alimentos são consumidos crus ou cozidos e assados, normalmente nas aldeias os povos indígenas possuem uma espécie de forno natural construído de barro, há tanto fornos que são para fora da terra, quanto fornos que são feitos em buracos no chão, no qual os alimentos são colocados e depois coloca-se ainda uma camada de terra por cima. Os “fornos” naturais indígenas normalmente são aquecidos com lenha e fogo, e os indígenas usam normalmente grandes folhas de arvores, principalmente folhas de bananeira para embalar os seus alimentos enquanto eles são cozidos ou assados. Além desses tipos de preparos, as sopas também são muito comuns nas aldeias indígenas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *