Uma das áreas em que o estado de São Paulo mais se destaca é a gastronomia popular, especialmente em sua capital que é a maior metrópole da América Latina. Quem visita a capital não pode ir embora sem provar o icônico sanduíche de mortadela, o virado à paulista, a pizza paulistana e claro um saboroso e quentinho pastel de feira.
Têm ainda sabores como o do sanduíche bauru e do cuscuz paulista que invadiram também a capital. Vamos embarcar nessa lista de pratos típicos do estado de São Paulo?
Conheça a Comida Típica do Estado de São Paulo
Continue lendo para conhecer alguns dos pratos típicos de São Paulo e não se esqueça de incluí-los na sua lista de desejos gastronômicos ao dar uma passada por lá.
Pão na Chapa da ‘Padoca’
Os dias só começam para os paulistanos depois que eles pedem o seu famoso pão na chapa com um ‘pingado’ (café com um pingo de leite). Esse ‘prato’ que consiste num pão francês na chapa prensado com manteiga pode ser encontrado em qualquer padoca. Para quem não é muito fã de manteiga ou quer variar um pouco a dica é pedir o pão na chapa com requeijão.
O pão na chapa com requeijão na entrada é aquele em que o requeijão é adicionado antes do pão ir para a chapa resultando na formação de uma crosta dourada e crocante. Por sua vez o pão na chapa com requeijão na saída é aquele em que o requeijão é passado após o pão ter ido para a chapa conservando o crocante, mas com um toque a mais.
Sanduíche de Mortadela do Mercado Municipal
Esse prato tem até endereço, o Mercado Municipal de São Paulo, prepare-se para uma verdadeira montanha de mortadela. O mais legal é que você pode escolher se quer o sanduíche quente ou frio, com queijo ou com vinagrete enfim fica a seu critério determinar como quer saborear essa delícia. O mercado fica no centro de São Paulo, na rua da Cantareira e seu funcionamento é das 8h às 18h.
Cupim Casquerado na Telha
Esse petisco não foi inventado em São Paulo, mas com certeza foi por lá que ganhou parte do seu sabor. Basicamente trata-se de cortes finos de cupim, assados na telha e com muita crocância. O acompanhamento pode ser polenta frita ou mandioca.
Coxinha
Sim, sabemos que existe coxinha em todos os pontos do Brasil, mas é em São Paulo que esse lanche recebe o tratamento mais VIP. Há rankings das melhores coxinhas da capital com filas na frente dos bares para provar essa delícia. Fazer coxinha boa é algo muito sério em São Paulo. A dica é provar desde a coxinha de feira até a coxinha mais gourmet.
Pizza Paulistana
Pizza é uma especialidade dos paulistanos, os italianos que inventaram o prato que nos perdoem, mas é a mais pura verdade. Pelo menos uma vez na semana os paulistas substituem o jantar convencional por uma pizza para celebrar os bons momentos. As pizzas mais famosas são a de calabresa e portuguesa. Os vegetarianos podem se deliciar com a pizza de abobrinha.
O estado de São Paulo se destaca por ter inventado uma ampla variedade de sabores e recheios para as bordas da pizza, uma verdadeira diversão calórica. Para se ter uma ideia diariamente o Brasil produz em torno de 1 milhão de pizzas e mais da metade delas, aproximadamente 572 mil, são consumidas somente no estado de São Paulo. Realmente pizza é coisa de paulista.
Picadinho de Carne
O picadinho de carne é feito a partir de filé cortado em cubos e servido com o seu próprio caldo. Tem uma leve semelhança com estrogonofe. Normalmente esse picadinho é acompanhado por arroz branco e farofa de banana. Em alguns restaurantes é possível fechar esse prato com um ovo frito por cima.
Cuscuz Paulista
Um prato originário do interior do estado e que está presente nos almoços ou jantares de muitos paulistanos. Inclusive é possível encontrar cuscuz paulista como opção em muitos cardápios de restaurantes de São Paulo. O prato consiste numa combinação de farinha de milho com ingredientes como camarão, palmito, tomate, ovos entre outros, varia bastante de restaurante para restaurante. Tem inclusive versões vegetarianas do cuscuz paulista.
Hambúrguer
Uma das paixões dos paulistanos, o hambúrguer, pode ser encontrado em diversas versões desde as mais rústicas até as mais gourmets, têm realmente para todos os gostos. Os hambúrgueres artesanais são feitos a partir de ingredientes selecionados e os sabores obtidos são realmente fantásticos. Pode ser interessante incluir na sua lista de passeios uma visitinha a uma hamburgueria, aproveite que há muitas opções novas distribuídas pelas cidades do estado de São Paulo.
Polpetone
Mais um prato italiano que encontrou um lugar no coração dos paulistas, polpetas e polpetones (depende do tamanho) é um bolo de carne recheado quase sempre com queijo e coberto com molho de tomate caseiro. Normalmente acompanha uma massa caseira.
Virado à Paulista
Um prato presente em quase todos os botecos e restaurantes de São Paulo sendo um dos mais tradicionais do estado. Esse prato consiste na combinação de arroz, bisteca de porco, tutu de feijão, couve, linguiça, torresmo e para fechar um ovo frito. Tem opções menores e outras mais robustas.
Pastel de Feira Frito na Hora
Para o paulistano pastel bom é aquele frito na hora, quentinho e saboroso é um atrativo e tanto das feiras realizadas na capital. Tem opções de pastel de frango, carne, queijo, camarão, palmito ou catupiry. Uma das especialidades do paulista é inventar sabores para pratos populares então não perca tempo e experimente essas iguarias.
Sanduíche Bauru
Criado por Casimiro Pinto Neto recebeu o nome de bauru em homenagem a sua cidade de nascença. Embora não exista exatamente um consenso sobre os ingredientes que compõem um sanduíche bauru é possível dar o veredito de que se trata de um prato muito saboroso. Na lista de componentes desse sanduíche estão pão francês sem miolo, fatias de rosbife, queijo mussarela, tomate, pepino, orégano e sal a gosto.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os pratos típicos do estado de São Paulo? Curta e compartilhe!