As sobremesas são um dos pontos fortes de uma reunião, não é mesmo? Quando vamos a um aniversário, muitos acabam por ter atenção apenas ao bolo que está na mesa, que costuma estar muito bem decorado e pronto para ser o centro das atenções. E não é para menos: os recheios dos bolos estão ficando cada vez mais elaborados, perfeito para aquelas pessoas que são apaixonadas não somente pelo sabor, mas também pela aparência.
E, para a alegria dos que não deixam de viver sem comer um docinho, há a possibilidade de encontrar diversas opções para serem feitas, com receitas que vão desde as mais simples até as mais completas. E, caso alguém não queira ter o trabalho de fazer essas receitas, nada melhor do que pedir.
Só que tem hora que bate aquela vontade de ter os próprios dons culinários para poder fazer aquela sobremesa gostosa, não é verdade? E se você aprendesse com a gente hoje a preparar um delicioso mousse de uva, mas utilizando a própria fruta ao invés do conhecido suco industrializado? Aqui, você vai aprender essa receita e, de quebra, irá saber mais sobre como os seres humanos começaram a incluir as sobremesas em suas refeições.
As Sobremesas – História
Quando os nossos primeiros ancestrais pisaram por aqui, saciar a fome era uma das coisas mais importantes para eles. Afinal, estar forte era uma das necessidades, já que a vida era muito mais difícil sem a ajuda tecnológica que possuímos hoje. E, com o passar do tempo, o ser humano foi variando ainda mais o seu cardápio. Ou seja, vários alimentos foram fazendo parte de sua dieta.
É aí que a sobremesa faz a sua primeira aparição no cotidiano humano: como muitos já podem imaginar, o mel foi o primeiro contato com o açúcar que os seres humanos tiveram em suas vidas. É claro que, antes dele, o consumo de frutas já era bem comum entre eles. Porém, o mel tem um significado maior por se aproximar das sobremesas que temos hoje à nossa disposição. E é por meio dele que as sobremesas, de fato, começaram.
Ainda durante a Grécia Antiga, onde os filósofos escreviam e tentavam entender um pouco mais sobre nossa vida, foi registrado a primeira “sobremesa” que se tem notícia, mais precisamente, pelas mãos do filósofo Cícero. Em uma de suas viagens pelo interior de povoados que eram dominados pelos gregos, o filósofo foi apresentado a um desses povos, nos quais ofereceram-lhe uma espécie de tubos feitos com massa de farinha de trigo, cujo o interior era recheado todo com mel. Cícero ficou maravilhado ao ver aquilo, decidindo que era hora de que todo a colônia pudesse ficar sabendo daquilo. Dessa maneira, ele levou a receita para a Grécia para que fosse multiplicada e, assim, as sobremesas começaram a aparecer no planeta.
É claro que, em cada canto do nosso planeta, ela pode ter surgido entre os nativos. E, no começo, não se sabia ao certo como a sobremesa deveria ser incluída na refeição. Dessa maneira, os pudins, que também foram as primeiras sobremesas modernas a surgirem, eram colocadas no mesmo prato dos salgados. Ou seja: você poderia degustar uma boa leitoa assada acompanhada de um pudim branco de coco. Bem convidativo, né?
Até que se convencionou que as sobremesas serviriam para abrir o apetite das pessoas. E, desse modo, o comum passou a ser a sobremesa ser servida antes do prato principal que, no caso, seria o prato salgado. Só depois de muito e muito tempo é que a sobremesa passou a ser servida depois do prato principal. Isso se deu ao fato do surgimento das “entradas”, que eram pequenas porções para poder abrir o apetite das pessoas.
Mousse De Uva (Direto da Fruta)
Essa receita, que é feita a partir da Uva Verde, pode render até 12 porções, tendo um tempo total de preparo de 4 horas e 20 minutos.
Para poder preparar essa receita, você vai precisar de
- uma caixa de leite condensado;
- uma caixa de creme de leite;
- duas unidades de polpa de uva roxa ou uva verde.
Depois de conseguir esses ingredientes, basta bater tudo muito bem e, logo em seguida, colocar em um recipiente e deixar, pelo menos, quatro horas na geladeira. O seu mousse está pronto! Uma dica é que o consumo do mousse com um bolo de baunilha ou de chocolate se faz uma combinação perfeita.
Receita Bônus: Mousse de Uva Verde
Caso você queira uma outra variação da receita de Mousse de Uva, pode recorrer a essa receita também muito deliciosa. Para executá-la, você irá precisar de
- um sachê de gelatina sem sabor incolor;
- uma lata de leite condensado
- uma medida usando a lata de leite condensado de leite fresco;
- três claras;
- duas colheres de sopa de açúcar;
- uma pitadinha de sal;
- um suco de uva verde em pó.
Depois de reunir todos os ingredientes, é hora de fazer com que ele se tornem, de fato, o mousse: dissolva a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem. Feito isso, coloque o leite condensado, o leite, a gelatina dissolvida e o suco de uva verde e bata, deixando com que a mistura fique homogênea.
Em posse de uma batedeira, bata o açúcar com as claras e o sal, até que elas fiquem em neve. Feito isso, pegue as taças, coloque o mousse e, depois, cubra com o chantili, levando para a geladeira por quatro horas até que fique bom para ser servido. Uma dica é que o suco de uva verde pode ser trocado sem problema nenhum pelo suco de uva roxa. Vai mais de acordo com o seu gosto e o seu desejo pessoal.
Outra dica também é que não precisa ser necessariamente com as uvas: essa receita é meio que universal, no qual outras frutas também podem substituir tranquilamente a uva, como é o caso do maracujá, da laranja, do pêssego, da manga, entre muitos outras.
Se preferir, ao invés de fazer a chantili em casa, pode optar por comprá-la pronta já no supermercado, somente para bater na batedeira.