Os Doces Mais Antigos Do Mundo: A Evolução Da Produção De Doces
Qual foi o primeiro doce a ser inventado no mundo? Você já se perguntou algo do tipo alguma vez? Bom, muitas pessoas têm esse tipo de curiosidade com muitos alimentos, mas será que dá para saber qual foi o primeiro doce inventado? Podemos tentar achar uma resposta para essa pergunta com base em algumas histórias, em alguns livros, em alguns contos populares que foram sendo transmitidos de geração em geração, até chegarmos nos dias de hoje.
Provavelmente no futuro quando alguém quiser saber sobre algum hábito da nossa sociedade atual bastará apenas consultar as redes sociais, a internet, ou qualquer outro registro histórico que deixamos e ao que tudo indica serão muitos, portanto, para as gerações futuras traçar características de comportamento e personalidades das nossas gerações eles não terão tanto trabalho, como nós temos hoje para entender as gerações passadas.
Agora voltando a pergunta inicial sobre qual pode ter sido o primeiro doce a ser inventado na história do nosso mundo, vamos tentar responder essa questão, mas não com apenas uma resposta definitiva, mas deixaremos aqui algumas considerações de possíveis respostas certas, pois oficialmente a resposta exata não pode ser obtida e nem se pode afirmar sem bases de registros históricos ou científicos para isso.
Uma informação muito importante, quando se entra no assunto de doces na antiguidade é que por um longo período da história da humanidade não existia o açúcar, tal como conhecemos hoje, isso dificulta um pouco a confecção de doces, ainda que não impeça a produção completamente, uma vez que desde que o mundo é mundo já existe o mel, um doce natural e que os seres humanos usam para diversos fins desde os tempos mais remotos da antiguidade.
O mel já foi usado como alimento, como remédio, como pomada para infecções por ancestrais indígenas, ele já foi usado até mesmo para a produção de bebida alcoólica e não qualquer bebida alcoólica, mas aquela que é considerada a mais antiga do mundo, o hidro mel, portanto acredita-se que na antiguidade o mel foi provavelmente o primeiro ingrediente de sabor doce usado, inclusive para produzir alimentos mais adocicados ao paladar.
Nas sociedades mais antigas era muito comum que as refeições fossem elaboradas com o que tivessem no momento, sejam ingredientes que conferem sabores salgados, sabores doces, ou os dois ao mesmo tempo, por isso muitos dos pratos antigos, eram uma mistura de doce e salgado, sem que o doce se configurasse pela definição de “doce” que temos hoje, que seria algo como uma sobremesa, inclusive sequer existia o conceito de sobremesa, e esse conceito só veio a surgir nos séculos mais recentes e mais próximos à atualidade.
Os alimentos considerados doces na antiguidade (quando falamos antiguidade estamos nos referindo a tempos remotos, como as épocas anteriores à vida de Cristo e bem antes disso), esses alimentos muitas vezes eram caramelizados com mel e servidos juntamente com as comidas salgadas, além disso a própria bebida alcoólica era vista como algo mais saboroso, uma vez que não existiam os doces, por isso o álcool produzido de mel, não era considerado algo tão amargo, como seria nos dias de hoje.
Algumas Hipóteses Sobre O Primeiro Doce Da Humanidade
Há uma história de que o primeiro doce a ser feito no mundo foi criado dentro da arca de Noé, é claro que existem muitas pessoas que sequer acreditam que tenha existido uma arca de Noé, mas tendo ela existido ou não, aqui vamos contar essa informação sobre a criação de um doce chamado de Asure, considerando a língua turca e que se em inglês tem o nome de Ashure, no entanto, no português que é a nossa língua mãe, na versão abrasileirada de seu nome, nós nos referimos a ele como pudim de Noé ou ainda doce de Noé.
O Asure é muito importante nas tradições islâmicas, faz parte do calendário de fé desse grupo, ele existe também nas culturas cristãs e de judeus, mas em menor proporção de importância, além disso ele é muito comum em países como a Turquia e a Grécia. Segundo a lenda, quando Noé chegou no último dia de sua missão, quando os seus suprimentos alimentares já estavam quase no fim, ele mesmo assim queria cozinhar algo especial, em comemoração de que sua empreitada estava no fim e utilizou os ingredientes que ainda estavam disponíveis, com isso ele fez o primeiro Asure.
Os ingredientes que constituem um Asure são frutas secas, grãos como nozes e algumas frutas e ele é feito de forma a ficar parecido com um pudim, na verdade a lista de ingredientes é bem variada, mas por via de regra o Asure deve ter grãos e frutas secas, muitas pessoas ainda optam por colocar canela em pó na finalização ou até mesmo o nosso querido coco ralado, algumas pessoas dizem que o mínimo de ingredientes deve ser o número de 10, por causa de seu nome que significa décimo, em decorrência do dia da celebração desse doce, que é no décimo dia de um mês sagrado para o islamismo, que é o mês de Muharram.
Uma outra história contada sobre o primeiro doce de que se tem conhecimento na história, nos remete ao século I antes de Cristo, e esse doce foi descrito por um filósofo romano, o famoso Cícero. Como os romanos já se utilizavam de registros escritos e da transcrição de histórias, é mais fácil ter acesso aos seus costumes do que aos costumes de algumas outras civilizações antigas. O doce descrito por Cicero em um de seus registros escritos é muito parecido com o doce hoje conhecido como canollo siciliano. Um doce muito antigo e tradicional na Itália como um todo e principalmente na região da Sicília.
Pela descrição de Cícero o doce era em formato de tubinhos de farinha, que por sua vez era recheado de algo que se parecia com leite e que eram muito doces, exatamente como uma pessoa nos dias de hoje descreveria os canollos sicilianos, nesta época em que o açúcar ainda não existia, provavelmente a receita envolvia muito mel em sua preparação, porque o mel tem um grande potencial de adoçar.
Curiosidades
Hoje em dia temos muitas coisas em nossas mãos, basta ir ao supermercado que teremos uma gama muito grande de ingredientes para serem utilizados em nossas receitas, inclusive o açúcar, é muito difícil hoje uma casa que não tenha açúcar, é bem difícil também encontrar um alimento processado que não tenha açúcar em sua composição, até mesmo os alimentos salgados contam com esse ingrediente.
O que muita gente não sabe é que o açúcar como conhecemos, é uma invenção consideravelmente recente, já que eles começaram a ser produzidos quando começaram a existir as plantações de cana de açúcar espalhadas pelo mundo, principalmente nas colônias das potencias europeias na idade média, o açúcar no início era caríssimo, era um artigo de luxo, mas depois com a expansão das suas plantações o seu preço foi caindo drasticamente e hoje é um item de baixo custo que pode ser comprado em qualquer supermercado.
A história do Brasil, em sua época de colônia portuguesa está muito relacionada com a produção de açúcar, o contexto das capitanias hereditárias, o enriquecimento de muitos senhores de terra está ligado ao cultivo de cana de açúcar no nosso território, quando o seu preço começou a cair no século XVIII e o açúcar finalmente foi se tornando popular e com isso os ganhos dos senhores de cana de açúcar também caiu, o que foi aos poucos empurrando o Brasil para a época da mineração (exploração) concentrada principalmente no estado de Minas Gerais, a extração de ouro e pedras preciosas só entrou em alta, porque o açúcar ficou em baixa no mercado internacional, o seu preço caiu por causa do aumento da produção em todo o mundo.