Vamos falar de uma sobremesa que deixar qualquer pessoa com água na boca, o quindim. Você já se perguntou de qual estado brasileiro essa delícia vem? Sim, porque o Brasil é muito grande e sabemos que alguns doces ou outras delícias saem de determinado estado e se espalham pelo país inteiro.
Então, o quindim, cujos ingrediente principais são açúcar, as gemas dos ovos e coco ralado vem do nordeste brasileiro. Mas, verdade seja dita, quem trouxe essa receita para o Brasil foram os portugueses. Nós colocamos o nosso toque especial, o coco ralado e passamos a chamar de quindim, enquanto o nome do doce em Portugal é “brisa do Lis”. Em terras portuguesas, no lugar do coco ralado a receita é incrementada com amêndoas.
Assim como fazemos no Brasil, em Portugal, o doce é feito em pequenas forminhas, lembrando um pouco as empadinhas ou em uma forma grande, como se fosse um pudim.
Agora que vocês já conhecem um pouco da história desse delicioso doce. Vamos aprender algumas receitas, da versão original, a novas “invenções”. Aprenda a fazer quindim.
1- Quindim Tradicional
Vamos chamar a primeira receita de tradicional, veja quais são os ingredientes necessários para fazê-la:
- Você vai precisar de 10 gemas, mas atenção, elas deverão ser peneiradas antes de usar.
- Sua receita vai levar 200 gramas de açúcar.
- E mais 150 ml de leite de coco e 50 gramas de coco ralado.
Ingredientes anotados? Separados? Vamos ao passo a passo para fazer essa deliciosa receita!
1- Depois que você tiver peneirado as gemas, em uma grande vasilha, vá acrescentando os ingredientes. Primeiro o açúcar e depois o coco ralado e por último, o leite de coco. Misture delicadamente.
2- Prepara a forma para colocar a massa, que deverá ter muita manteiga e depois açúcar polvilhada.
3- Coloque a massa na forma que deverá ir ao forno para assar em banho-maria, exatamente como fazemos com o pudim.
4- O forno deve estar aquecido em 140 graus. Para saber que está pronto precisa ficar dourado e o coco ralado terá que chegar a superfície.
Vamos a uma segunda receita, provavelmente bem diferente daquela que vocês estão acostumados. Menos tradicional, apresentamos a versão do quindim com fubá. Confira ingredientes e como fazer esse delicioso doce.
2- Quindim De Fubá
Anote os ingredientes necessários para se fazer um delicioso quindim de fubá:
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó
- 1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
- 2 colheres (de sopa) de fubá
- 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 vidro de leite de coco pequeno
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (use a lata de leite condensado para medir)
Viu quantos ingredientes diferentes tem nessa versão de quindim de fubá? Vamos aprender como prepará-lo. Essa pode ser uma alternativa para quem acha que quindim tem um sabor muito forte de ovo.
Passo a passo:
1- Vá colocando um a um os ingredientes no liquidificador, na ordem da sua preferência e batendo.
2- Depois de bater e misturar bem os ingrediente da receita de quindim. Reserve.
3- Prepare a forma untando com manteiga e salpicando farinha.
4- Coloque a mistura dentro e leve para assar. Estará pronto quando estiver dourado.
Agora vamos fazer um quindão, isso mesmo, uma outra delícia “derivada” do quindim.
3- Quindão
Veja quais são os ingredientes necessários para fazer um delicioso quindão, anote aí:
- 200 gramas de manteiga sem sal
- 1 xícara e meia (de chá) de açúcar
- 50 gramas de coco ralado
- 9 gemas
- 1 ovo inteiro
- Manteiga para untar a forma
Passo a passo: aprenda a fazer quindão
É tão fácil de fazer que você pode começar a receita preparando o forno, que deverá estar com a temperatura de 150 graus.
1- Prepare a forma para colocar o seu quindão. Ela deverá ser o modelo que tem o furo no meio. Use um pedaço de papel toalha para espalhar uniformemente a manteiga por toda a forma.
Tudo preparado! Vamos preparar o quindão!
2- Coloque em uma vasilha água e leve ao fogo até que ela comece a ferver. Deixe em fogo médio.
3- Use um refratário ou outro tipo de tigela e derreta usando o banho-maria a manteiga. Toda a quantidade da receita. Reserve.
4- Separe as gemas das claras dos ovos da receita, faça isso quebrando um de cada vez sobre uma tigelinha, de modo que a clara fique na vasilha e a gema seja salva.
5- Faça um a um e verifique se a gema está fresca e que nenhum ovo estava estragado.
6- Deixe as claras em uma tigela separada. Reserve. Elas não serão usadas na receita, mas não as desperdice, elas podem ser usadas para fazer um pudim de claras, por exemplo.
7- Coloque as gemas na vasilha que será trabalhada.
É importante que essa separação gema e clara seja feita de um ovo de cada vez para evitar contaminação ou que um ovo estragado destrua toda a receita.
8- Acrescente as gemas o açúcar, misture bem, depois coloque o coco e por último ovo, aquele que deverá ser usado inteiro, como estava escrito na receita.
9- É hora de acrescentar a manteiga derretida a mistura. Ela deverá ser bem misturada até que você consiga uma mistura homogênea.
10- Agora pegue o creme que você formou com os ingredientes e coloque-o na forma que foi previamente untada.
11- Prepare o banho-maria para levá-lo ao forno e assar. A forma deverá ser colocada dentro de uma assadeira com água. É importante que você tenha a medida das vasilhas que serão necessárias antes mesmo de começar a fazer a receita.
12- Quando for levar ao forno, ele deverá estar preaquecido e use dentro da forma para agilizar, água fervendo.
Viu como é fácil fazer receitas de quindim deliciosas? E você, tem uma versão de quindim diferente dessas, compartilhe conosco. Lembre-se que a base do quindim é o ovo e para que ele fique saboroso é necessário usar ingredientes frescos.
Sobremesa, doce, ou mesmo como lanche os quindins sempre foram considerados uma delícia nacional. Receita essa oriunda da culinária portuguesa e com raízes também brasileiras o quindim torna-se uma receita muito pedida, comercializada com grande expansão e um ponto certo para àquela hora mais gostosa do dia.
Assim o primeiro passo da receita é fazer a calda com água, açúcar, e gotas de limão em banho Maria ou mesmo no fogo normal. Depois para fazer a massa é necessário separar as claras das gemas, ralar o coco e misturar tudo isso com a manteiga, mexendo até obter-se uma massa mais homogênea e grossa.
Com a mistura final da cauda, a massa deve ser distribuída em forminhas untadas com margarina e levá-las ao forno até chegar o ponto de dourar os quindins, com forno médio de aproximadamente 180 graus. Depois deixando esfriar por no mínimo oito horas retira-se os quindins das forminhas com muito cuidado, e é só servir.