Receita Codorna Ensopada

Não é novidade para ninguém que a culinária é uma das principais conquistas do ser humano. Isso é dito por conta que o ser humano conseguiu fazer a união entre a sua alimentação e técnicas para deixá-la ainda mais apetitosa ao seu paladar. Vale lembrar que, quando os primeiros ancestrais começaram a perambular por aqui, sequer sabia-se sobre a existência do elemento vital para que a culinária pudesse, enfim, se desenvolver.

O Fogo

Sim, estou falando do fogo: um dos elementos naturais mais emblemáticos existentes, o fogo fez com que nós pudéssemos cozinhar tudo aquilo que tínhamos a nossa disposição em termos de comida, principalmente a fonte de alimentação principal, que era a carne. Hoje ainda é, porém, não tão importante quanto antes.

Pode-se falar, sem muita cerimônia, que o fogo ajudou e muito as pessoas a sobreviverem, pois, além de fazer com que a carne tenha um sabor diferenciado com o seu cozimento, ele ainda ajuda a eliminar das carnes os microrganismos e outros parasitas que estão nessas carnes, o que, naquela época, podia dizimar uma tribo de seres humanos de uma maneira fácil e rápida.

O ato de cozinhar sempre foi bem visto, embora, durante grande parte da história humana (ou até que ela começou a entender o seu propósito por aqui), foi delegada como sendo uma tarefa somente das mulheres. Com um machismo que perdurou ( e infelizmente ainda perdura) essa é a realidade em vários locais do mundo.

Felizmente, o progressismo começou a tomar conta das pessoas, que passaram, então, a equalizar as funções humanas, independentemente de seu gênero ou sexo. Hoje, tanto homens quanto mulheres conseguem ser chefs de cozinha, podendo colocar tudo aquilo que aprenderam em prática.

E, já que estamos falando sobre uma das maiores paixões do ser humano, que tal se aprendêssemos uma receita para lá de deliciosa? Vem com a gente aprender um pouco mais sobre como preparar uma deliciosa codorna ensopada, perfeita para ser feita durante aquele clima mais friozinho. Confira:

A Codorna

A codorna nada mais é do que uma ave doméstica que é muito popular no Brasil, mas não tanto quanto a sua parente mais velha: a galinha. A codorna se caracteriza por ser uma ave de pequeno porte, tendo um comportamento bastante dócil enquanto domesticada. Além do Brasil, ela é uma ave muito conhecida na América do Sul, também. Apesar de ser um parente do frango, se comparado os tamanhos, podemos perceber que, claramente, a codorna é muito menor, apresentando, em conjunto, menos carne do que um frango ou galinha. A mesma coisa se aplica a seus ovos: eles são bem menores que os ovos de galinha. Porém, o seu valor proteico e vitamínico não é pra se colocar defeito: pode ser até maior, acredite, do que do ovo de galinha.

Pesquisas recentes apontaram que os ovos das codornas são mais saudáveis que os das galinhas e, depois disso, seu uso por pessoas que queriam emagrecer e alcançar metas corporais aumento muito e muito. Vale a pena lembrar que o ovo da codorna é considerado mais nutritivo que o da galinha apenas por conta do seu tamanho. Para poder conseguir suprir a carga necessária de proteínas e vitaminas que o seu corpo necessita, seriam necessários, pelo menos, 10 ovinhos desse ao invés de consumir somente um ovo de galinha comum.

Um dos fatores que facilitam a compra do ovo de codorna é, sem dúvida, o seu preço que no mercado é muito, mas muito barato. O ovinho também é muito utilizado como tira gosto em bares e outros restaurantes.

Mas não é somente para a manutenção do peso corporal ou para ganho de massa muscular: o consumo de ovo de codorna também ajuda e muito para que a memória do ser humano se mantenha sempre constante, ajudando o cérebro a se manter saudável até contra a ação do tempo, no qual é muito normal que a mente comece a dar umas falhadas. Isso foi levado em conta depois de uma pesquisa onde se monitorou pessoas com problemas de memória e que, a partir de quando começaram a ingerir o ovo de codorna, viram a sua mente trabalhar bem melhor, bem como, também, uma melhora notável em sua capacidade de raciocínio.

Codorna Ensopada

Depois de saber um pouco mais sobre a codorna e os benefícios que ela traz para a saúde, aprenda essa deliciosa receita. Você vai precisar de seis unidades de codorna, cem gramas de bacon picado, duas unidades de cebola roxa picadas, meia xícara de sálvia fresca picada, trezentos ml de vinho tinto de sua escolha, sendo que o sal, o azeite e pimenta do reino deve ser a seu gosto.

Modo de Fazer

Depois de ter juntado todos esses ingredientes, é hora de partir para a cozinha e colocar a mão na massa. Tempere as codornas usando sal e pimenta. Depois disso, acenda o fogo, fazendo com que ele fique forte e, assim, coloque as codornas na panela e frite, até que elas apresentem uma cor mais dourada. Q

usando isso acontecer, é hora de adicionar o bacon, cebola e a sálvia, fazendo com que a fritura continue até que a cebola apresente uma aparência murcha. Coloque o vinho em seguida, fazendo com que fique apenas a metade dele dentro da panela. Coloque aproximadamente duzentos ml de água e, em uma panela de pressão, coloque tudo para cozinhar por aproximadamente quarenta minutos.

Depois desse período, é esperado que a codorna apresente um aspecto mais macio, bem como, também, um molho bastante consistente na parte do fundo da panela. É interessante que a codorna seja servida juntamente com uma massa fresca, utilizando o próprio molho formado durante o cozimento.

Uma dica que é bastante importante é sobre o recheio das codornas. É recomendável que se faça isso pois, além de deixar a codorna ainda mais apetitosa, o recheio contribui para o sabor excepcional do molho que será formado juntamente no cozimento.

Porém, apesar de ser uma carne branca, não exagere no consumo! Seja consciente na hora de preparar o seu prato e, assim, poder manter uma saúde mais adequada, sem exageros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *